É possível urilizar os Ailerons como Flaps?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
TiagoLisboa
membro
Mensagens: 235
Registrado em: Qua Jun 20, 2012 10:09 pm
Localização: São José do Rio Preto, SP

É possível urilizar os Ailerons como Flaps?

Mensagem por TiagoLisboa »

Galera estava eu pesquisando sobre flap e vi uma possibilidade de utilizar os Ailerons como Flap então gostaria da opinião de vocês aqui do forum para resolver esta minha dúvida porque montei motor um .15 em um Telemaster de 1mt de envergadura estou sem espaço para servos adicionaisa
Daniel nicolaud
membro
Mensagens: 155
Registrado em: Dom Mar 17, 2013 11:46 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Daniel nicolaud »

da sim é so fazer a mixagem no rádio e se chama flaperom.
Avatar do usuário
Tiodu
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Mar 27, 2009 11:33 am
Localização: Rio Claro-SP

Mensagem por Tiodu »

É possível sim parceiro. Mas observe o seguinte: Tem que ter um servo para cada aileron, ligados em canais diferentes do seu receptor (sem a extensão tipo "Y"). Aí é só mixar os canais em que você ligou os ailerons atribuindo a eles a porcentagem de deflexão que você quer para ailerons e flaps e ainda atribuindo o acionamento da mixagem por uma chave do seu rádio, como o companheiro acima se referiu. Normalmente na mixagem o canal mestre é do aileron (1) e o escravo é o outro em que você ligou o segundo servo. Observe tambem se você não atribuiu alguma outra função para este segundo canal, ainda que seja função pré-programada. Se atribuiu tem que desabilitar antes. Abraços.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Poder pode, e se quiser experimentar como teste para aprender como se faz, tudo bem, mas para um modelo Telemaster de 1mt de envergadura é totalmente desnecessário.
O flap faz diferença em um modelo grande e rápido que precisaria de muita pista para pousar ou decolar, ou que venha para o pouso muito rápido.
Avatar do usuário
bemorcelli
membro
Mensagens: 51
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 11:48 am
Localização: Foz do Iguaçu, PR

Mensagem por bemorcelli »

Acho que todo mundo explicou muito bem a operação do Flaperon, mas tu vai ver que existe a configuração do Elevator (Profundor) também, em alguns casos (Tem esse parametro no meu rádio Futaba 6XA, no 8FG eu nao procurei ainda).

Acrescento isso porque, quando vc aciona o Flap ocorre o aumento da sustentação da asa, o que faz o avião "Cabrar"sem que haja comando do profundor, por isso existe essa compensação, deixando o profundor levemente "Picado"..

Conforme o Gilberto falou, nesse modelo não ha a necessidade de usar Flaps, mas caso queira testar (como eu fiz), testa acionar a chavinha a uma altura considerável, pra ver a reação do aero e previnir lenhas..
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:b613580e04="Daniel nicolaud"]da sim é so fazer a mixagem no rádio e se chama flaperom.[/quote:b613580e04]

Não é não... Vai ter que compensar o profundor pois o modelo pode subir, pode baixar e pode até ficar normal.

Vai ter que testar em vôo o comportamento e se necessário, pra mim sempre foi, o profundor.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
brunollo
membro
Mensagens: 773
Registrado em: Dom Set 28, 2008 8:36 am
Localização: Brasília, DF

Mensagem por brunollo »

existe um problema BEM mais sério em usar ailerons como flaps além de o avião ganhar uma tendência a subir ou descer. dependendo do formato da asa (especialmetne em asas trapezoidais) e da posição do aileron, a programação de flaperon pode causar um "wash in" dinâmico, o que aumenta MUITO a tendência a estolar de ponta de asa. O uso da programação do flaperon, por outro lado, com a programação de um pouco de spoilers em aviões que estolam muito de ponta de asa pode diminuir essa tendência. VC programa duas ou três posições e voa pra testá-las. Eu tive um fun flyer que, voando com ailerons "zerados", estolava bastante de ponta de asa. Programei uma mixaria de spoiler e, depois de ajustar o profundor (coisa de um ou dois cliques picado) o avião melhorou sensivelmente. Ume xemplo clássico de avião que melhora o comportamento com spoileron especialmente no pouso é o T6 Texan da World Models. Ele possui ailerons apenas nas pontas das asas. Zerado ele voa super reto. "Flapado" ele vira uma stall queen desgramada. "Spoilerado" ele vem super reto pra pouso e não estola de ponta de asa. Por isso que flaps dedicados ficam na parte interna da asa: pra não gerar wash in dinâmico. Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

e o comando de aileron fica menos sensivel com o flap acionado
Avatar do usuário
TiagoLisboa
membro
Mensagens: 235
Registrado em: Qua Jun 20, 2012 10:09 pm
Localização: São José do Rio Preto, SP

Galera muito Obrigado pela ajuda!

Mensagem por TiagoLisboa »

Agora estou com dúvida sobre configurar este sistema em meu Aero pois é um pouco complicado mas não impossível mas como foi dito o Aero é pequeno e não tem necessidade segue as fotos do meu Telemaster com motor glow .15!!

[img:2429e418ec]http://images.orkut.com/orkut/photos/OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTsngANN_4gF1M0jh0BEFuXV6mKk2O_6aQo5vKei_m9eslwgYiGyEO5YY_PqCNTAFMAm1T1UJRzBu3XSWWu3BaVIe7wipcdSZIF.jpg[/img:2429e418ec]

[img:2429e418ec]http://images.orkut.com/orkut/photos/OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRQvCuGvBKtrYOFWtv4pPGPgmZBWVjuy1N3shrWmQZD8yWJEp9-ZjrWdGVpkaEG-E4Am1T1UNOh755cC1raDwmqE_ei2-me-1AU.jpg[/img:2429e418ec]
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

qual teu radio tiago???
AeroMonte - Aeromodelismo Monte Alegre - PA
Responder