QUal a diferença entre Speedy Control convencional e OPTO

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
kleder
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Dez 31, 2011 11:20 pm
Localização: lins-SP

QUal a diferença entre Speedy Control convencional e OPTO

Mensagem por kleder »

Pessoal...estou com a seguinte duvida!

Verifiquei que existem dois tipos de speedy.... um normal e o OPTO...

Verifiquei que o OPTO tem um esquema de optoacopladores e sistema de fornecimento de energia diferenciado e independente, o que exige a colocação de um sistema separado de energia para o receptor.....

Me corrijam se falei muita besteira!

O que mais temos de diferença e vantagens entre cada sistema na aplicação para Mult´s?....


Att
Augusto
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

o BEC
rmedeiros
membro
Mensagens: 1164
Registrado em: Seg Jul 17, 2006 10:04 pm
Localização: Joao Pessoa-PB

Mensagem por rmedeiros »

Vamos ao que eu li, me corrijam se eu estiver errado

O speed tem basicamente 3 conexões, 1 que vem do RX, um que vem da bateria e um que vai para o motor.

A uns 5 anos atras lembro bem que tínhamos muito problema de interferência do speed no RX, algumas pessoas utilizavam uma bateria externa ou mesmo um BEC.

Assim nasceram os ESC OPTO.

Resumindo a historia, não existe conexão fisica entre o cabo que vem do RX e o que vai para os motores evitando assim interferência.

Para o RX comandar o ESC existe um dispositivo opto acoplado(nao sei se o nome e esse) que faz isso com luz e não com um meio físico(fio de cobre).
kleder
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Sáb Dez 31, 2011 11:20 pm
Localização: lins-SP

Mensagem por kleder »

[quote:a80ab44afb="Abib"]o BEC[/quote:a80ab44afb]

O BEC??

Desculpa...sou bem leigo em elétricos!! sei o que é BEC...mas qual a participação dele nas diferenças?....
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:7d2f72eb77="rmedeiros"]Vamos ao que eu li, me corrijam se eu estiver errado

O speed tem basicamente 3 conexões, 1 que vem do RX, um que vem da bateria e um que vai para o motor.

A uns 5 anos atras lembro bem que tínhamos muito problema de interferência do speed no RX, algumas pessoas utilizavam uma bateria externa ou mesmo um BEC.

Assim nasceram os ESC OPTO.

Resumindo a historia, não existe conexão fisica entre o cabo que vem do RX e o que vai para os motores evitando assim interferência.

Para o RX comandar o ESC existe um dispositivo opto acoplado(nao sei se o nome e esse) que faz isso com luz e não com um meio físico(fio de cobre).[/quote:7d2f72eb77]

ESC Opto não nasceu por causa disso.. existe desde a época dos escovados. Não tem nada a ver com interferência e sim com a demanda de potencia do regulador interno.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

Pelo que sei o "OPTO" fecha sem transistor, usando um componente chamado optoacoplador dai o nome.

Com relação ao BEC 100% correto, OPTO nao tem, pelo menos os que conheço.

Em resumo usa optoacoplador ao inves de transistor se nao me falha a memoria, eliminando qualquer tipo de "interfetencia" magnetica ou problema de potencia danificar outros componentes.

Em eletronica muitas vezes usa optoacoplador e outras usa transistor para isolar reles dos circuitos de maior potencia que podem danificar o Rele.
Algo assim, se nao me falha a memoria.

Abs
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Nada ver-2!!

Opto acoplador tem transistor, o comando de base e por incidência de luz de um diodo.

Por favor, antes de continuarem a teimar e discutir... Vão estudar um pouco!

Speed opto tem esse nome porque o sinal PPM é isolado por um opto acoplador e pode também ter o sinal do gate dos fet's dessa forma.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Melhor ainda...

Se não tem 100% de certeza do que fala... Não fale!

Imagina se fosse um forum medico.

DEUS!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Vamos lá...

Opto-fet
Opto-transistor
Opto-diac
Opto-triac

Todos são optoacopladores.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

Ninguém responde o que realmente quem é leigo quer saber:

O Speed Opto vem sem BEC. A energia da bateria vai toda para o motor.
Para alimentar o rx e servos é necessária uma bateria independente.
Simplificando, para nós, que não entendemos nada de eletrônica, se o ESC é OPTO, então o sistema requer baterias separadas, uma para o motor e outra para o receptor.
Responder