Trex 700n DFC gasser - montagem e videos

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

daniel.dse
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qui Out 14, 2010 1:01 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Trex 700n DFC gasser - montagem e videos

Mensagem por daniel.dse »

Olá meus colegas,

Após algum tempo desejando montar um heli gasser, com o estímulo de uma positiva experiência com aviões a gasolina, consegui finalizar um projeto.

Resolvi postar para estimular os que têm a intenção de seguir o mesmo caminho. A ideia é ter mais tempo de voo para treinar manobras e praticar bastante. As baterias são um problema para mim porque não tenho horário nem dia certo para voo e aqui no campo não há energia.

*************************************************************

O primeiro passo foi decidir qual kit e qual motor usar, optei pelos mais usados e confiáveis.

MOTOR

As opções, para mim, eram o: OS GT15HZ e os zenoahs modificados pela HWC, BH Hanson e TRM toxic. Acabei optando pelo TRM 270tt, por estar disponível no site da espritmodel, ser bastante utilizado e ter comentários positivos no helifreak.com.
Os outros excluí pelos seguintes motivos, que podem não ser os “corretos”, mas foi o meu caminho:

OS – Apesar de não precisar de modificações para instalar no Trex700 apresenta problemas, por falha no SETUP muito sensível ou de projeto, além de ser adequado apenas para voo Sport.

HWC - Tem o apoio da Century, mas só é vendido, na versão pro, com o kit radikal. Além disso , usa CDI(peso com uma bateria a mais) e só achei em poucas lojas que não costumo comprar. Li relatos de uma possível fragilidade no frame, mas não me aprofundei.

BH Hanson – Aparenta ter bons resultados, mas li pouco sobre ele.

KITS – Dei preferência aos 700, já que seria um alto investimento, que
fosse no maior.

WHIPLASH - O melhor, no meu ponto de vista, seria este. É de ótima qualidade e não precisa alterações p o motor, mas são U$1000,00 sem pás + impostos, incluída a dificuldade de comprar peças sobressalentes(e já tive que comprar duas peças no Brasil sem ter que esperar um mês).

RADIKAL – Também próprio para o gasser, mas alguns usuários tiveram que trocar algumas peças por outras de kits melhores e também não é tão popular.

* Trex 700 DFC nitro com kit HELIBUG - Foi a opção escolhida pelo que já foi explicado acima. Tem peças a valer disponíveis e é mais conhecido, além de ser recém lançado. O porém foi o gasto com o kit helibug e o receio de que possa ser discontinuado, mas o kit é muito bom, contei com assistência do Ali e encaixou perfeitamente. Não tenho como comparar com os outros, mas foi plenamente satisfatório.

Segue link: http://www.helibug.com/HB7RC-DFC.htm, uso o pinhão de 16t.

MONTAGEM

Vou resumir apenas os principais pontos e detalhes em que houve problemas:

1 – Segui inicialmente os passos da helibug, mas a embreagem ficou engatada no sino da embreagem. Descobri que a embreagem maior da linx e o liner novo do Trex (ambos para melhor engate) não se compatibilizaram. Bastou raspar um pouco o liner e deu tudo certo. Aproveitei para centralizar melhor o motor, afrouxando os parafusos e rodando o eixo para depois apertar mais alinhado.

2 – Como comprei o kit do 700 DFC na RC7111 sem 3gx, não recebi a parte plástica onde encaixam os parafusos dos servos. Tive que improvisar outros parafusos e porcas, conforme as fotos anexas. Além disso, por usar os servos da outrage 9180, que são mais compridos, o frame não fechava. Tive que improvisar de novo. Fiz dois calços de carbono de um frame quebrado, para cada lado dos servos, e consegui o espaço necessário. No caso do servo do elevator, ficou apertado mas não tive que alterar nada.

3 – Fiz cortes nos lados do canopy para o braço do acelerador e melhorar a saída do ar quente do motor. Outro para refrigerar a eletrônica na parte de cima. Aumentei a saída tanque para encaixar o stopper de gasolina.
No mais, tudo foi normal.

Tive alguns erros de montagem e uso, mas nada grave:

Errei ao apertar demais e tive que comprar o MAIN ROTOR HOLDER ARM porque quebrei o parafuso dentro. Aqui a vantagem de não ter comprado o kit Whiplash.

Penei para pôr o tanque depois de fechado o frame, mas um pouco de lubrificante resolveu.

Esqueci da junta do escapamento, mas só vou mexer quando afrouxar porque apertei bem com trava rosca, já que li relatos de afrouxamento.

Usei o motor gordo demais e depois de dois/três voos, por duas vezes, o motor não queria pegar. Por causa disso, puxei demais o recoil tentando ligar e acabei desgastando a base do trem de pouso. Fica o alerta. Acertei o posicionamento das agulhas e estou voando com 90 ºc /1500 rpm por enquanto.

Por fim, queimei o liner ao ligar o motor no idle. Tinha acabado de configurar para terminar de fazer o amaciamento (conforme orientação da toxic - http://www.trmpower.com/html/vx-270-tt.html) e não tive como desligar logo porque fiquei de mão trocada, mas já pedi outro.

Próximos passos:

Trocar o liner e terminar o primeiro galão de amaciamento (óleo sthil), mudar para o motul por uns tanques e afinar o motor para ver como ficou.

Abraços
Anexos
Abertura em cima do canopy
Abertura em cima do canopy
07.jpg (37.36 KiB) Exibido 13894 vezes
canopy cortado para ventilação
canopy cortado para ventilação
06.jpg (39.35 KiB) Exibido 13894 vezes
05.jpg
05.jpg (37.33 KiB) Exibido 13894 vezes
Canopy cortado para o acelerador
Canopy cortado para o acelerador
04.jpg (37.87 KiB) Exibido 13894 vezes
Solução para fechar o frame
Solução para fechar o frame
02.jpg (33.19 KiB) Exibido 13894 vezes
Frame não fechava
Frame não fechava
01.jpg (39.99 KiB) Exibido 13894 vezes
T-Rex 700n DFC Helibug gasser, T-Rex 500 DFC e Perfilado ProX260 20cc
daniel.dse
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qui Out 14, 2010 1:01 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por daniel.dse »

Seguem mais fotos .
Anexos
10.jpg
10.jpg (29.07 KiB) Exibido 13814 vezes
11.jpg
11.jpg (32.46 KiB) Exibido 13814 vezes
12.jpg
12.jpg (30.81 KiB) Exibido 13814 vezes
Gasser mini foto.jpg
Gasser mini foto.jpg (28.59 KiB) Exibido 13814 vezes
T-Rex 700n DFC Helibug gasser, T-Rex 500 DFC e Perfilado ProX260 20cc
brasileirot
membro
Mensagens: 75
Registrado em: Qua Jan 16, 2013 4:34 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por brasileirot »

Caro daniel.dse,

Parabéns pela aquisição e construção.

Tive o prazer de ver pessoalmente os primeiros vôos de regulagem e amaciamento do seu heli, e posso dizer que ficou muito bom. É uma máquina formidável!

Mais uma vez, parabéns!
daniel.dse
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qui Out 14, 2010 1:01 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por daniel.dse »

Obrigado Brasileiro, este é um sonho que se realiza.

Hoje foram os primeiros voos para valer, com 1950 RPM. O motor ainda vai se soltar mais. Temperatura de 90/95º na saída do escape com medidor externo.

Mais umas fotos.
Anexos
gasser 18082013-2b.jpg
gasser 18082013-2b.jpg (31.33 KiB) Exibido 13688 vezes
gasser 18082013b.jpg
gasser 18082013b.jpg (22.14 KiB) Exibido 13688 vezes
T-Rex 700n DFC Helibug gasser, T-Rex 500 DFC e Perfilado ProX260 20cc
Avatar do usuário
sam_bauer
membro
Mensagens: 669
Registrado em: Qui Ago 27, 2009 8:41 am
Localização: Jaú, SP

Mensagem por sam_bauer »

Daniel, fez otimas escolhas no setup!

Bons voos com a maquina...

A temperatura esta excelente... o meu voa a 150/160 C... mas e um 29cc e PUH... esquenta mais...




OBS: Desculpe o portugues, mas este teclado nao esta deixando colocar os acentos...
daniel.dse
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qui Out 14, 2010 1:01 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por daniel.dse »

Obrigado SAM Bauer, Procurei ser criterioso no projeto para não ficar apanhando em um ou outro setup.

Não respondi antes porque queria mandar o link do 1º vídeo que fiz a duas semanas junto, mas um amigo meu está me "sabotando " - kkk, e não repassou o vídeo do celular dele ainda.

Vou filmar no meu e mando para os colegas avaliarem.

Abraço.
T-Rex 700n DFC Helibug gasser, T-Rex 500 DFC e Perfilado ProX260 20cc
Obesao
membro
Mensagens: 151
Registrado em: Qua Out 21, 2009 11:20 am
Localização: Sorocaba SP

Mensagem por Obesao »

Belo projeto. Daniel.
Eu montei recentemente um kit 600 da helibug com microbeatX , com um motor igual ao seu. trm 270.
Mas ainda não testei. preciso amaciar e regular o motor.
O que você achou deste motor trm ? ficou bem forte no seu 700 ? pois eu tenho também um 700 com zenoah 29cc com flybar. e voa bem no sport, porem pra 3d esquece que não vai, não tem força suficiente.
Mas agora fiquei curioso pra testar meu 600.
Conte para nós sua experiência com o trm tt270.

Abraço.
Eduardo
daniel.dse
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qui Out 14, 2010 1:01 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por daniel.dse »

Obseao,

O motor é excelente. Tenha paciência no amaciamento, siga todas as dicas da TRM. Motor gordo, baixa rpm (só p sair do chão), voo de dez minutos e 45min de resfriamento, isso por 5/6 litros.

Sempre que o motor quiser acelerar mais, abrir mais as agulhas - pouca coisa para não dificultar o start do motor e olho na temperatura, sem esquecer a mistura correta de óleo.

O motor não é mais forque que os nitros, mas cumpre bem seu papel. Dá p ver que não é um heli leve, mas não deixa a desejar.

A relação de engrenagem principal /pinhão que estou usando é 7, (112/16). Isso é muito importante, veja no seu 29. No caso do 270, ele gira na faixa de 13000 a 14500 rpm, sendo que 13000/7 dá 1857 rpm nas pás e 14500/7 dá 2071.

Estou rodando a 1950, com satisfação e passo próximo a 11 (mais que isso não é bom). Em breve posto o vídeo como disse no outro post.

Estou muito satisfeito, com sorriso de orelha a orelha. Não fiz um voo direto ainda, mas com o tanque de 660ml voei 18 min a 1950rpm. Faz 3D sim, pelo menos os meus funis, flips, rolls, inventidas, stall turns e o tic toc capenga que eu sei.

Escolhi o motor pelo desempenho que vi nos vídeos e o heli para ter uma boa relação de engrenagens e peças de reposição.

Depois me diga como ficou no 600, pois aqui há colegas interessados nesse tamanho de heli e todos gostaram muito do desempenho do meu.
T-Rex 700n DFC Helibug gasser, T-Rex 500 DFC e Perfilado ProX260 20cc
lemiron
membro
Mensagens: 111
Registrado em: Seg Set 10, 2012 10:13 am
Localização: Taubaté-SP

Mensagem por lemiron »

Daniel,

também estou esperando o vídeo para avaliar a potencia do motor.

Nunca acreditei que o gasser poderia fazer um 3d....a não ser que o piloto seja bom mesmo....rs

estou no aguardo,

abraço
daniel.dse
membro
Mensagens: 131
Registrado em: Qui Out 14, 2010 1:01 pm
Localização: Juazeiro do Norte/CE

Mensagem por daniel.dse »

Bom, vai aqui uma prévia.

Esse vídeo foi gravado antes de afinar o motor, mas dá p ter uma ideia.

Vão desculpando ai o cinegrafista, é que o celular dele ficou devendo, mas ele me disse que iria trocar, kkk.

http://www.youtube.com/watch?v=Ec_7mUkQxHE

Podem criticar ou elogiar.

Daniel
T-Rex 700n DFC Helibug gasser, T-Rex 500 DFC e Perfilado ProX260 20cc
Responder