Reforma T-6
Reforma T-6
Boa noite caros amigos e amantes, bem, este é meu primeiro post referente a reforma/construção, e é também, a primeira vez que faço algo desta natureza.
Inicialmente, vou contar uma breve história de como esse avião veio parar em minhas mãos.
A mais ou menos 1 ano, talvez um pouco mais, o pai de um amigo recebeu uma proposta do antigo dono deste avião, trocá-lo, quase que "pau-a-pau" por um pastinha com motor Evolution 46. O pastinha havia sido o próprio pai deste meu amigo que havia feito, o que levou o custo a praticamente zero, de forma que no frigir dos ovos, este T-6 deve ter saído por algo próximo a 500 reais.
Como meu amigo não tinha confiança para fazer um voo teste no avião, fui questionado se eu topava fazer um voo para fecharem negócio (sim, o antigo dono do avião não o voava também, o motivo?, aquele tinha sido o primeiro avião dele, também não entendi a cabeça de quem o vendeu, criou um aeromodelista frustrado), e eu topei.
A fama do avião era bem ruim, os últimos 3 donos do avião o tinham lenhado, nada muito grave, mas... Ao ver o avião, já comecei a imaginar o motivo das lenhas, o que vocês poderão verificar adiante nas fotos.
Um avião completamente cheio de gambiarras, cola, enfim, nada agradável, aí eu disse, eu faço, mas quero dar uma revisão na linkagem e afins.
Tudo checado, chegou a hora, fomos para o aeroporto de uma cidade vizinha, o qual se encontra desativado e lá fui eu.
Antes de tudo, fiz novas checagens, e, meu maior erro, ao funcionar o motor, pois não havia funcionado antes, notei que o OS 91 4 Tempos estava bem frouxo... Torrei meio tanque de combustível tentando regulá-lo, pensando que fosse isso, mas não tinha jeito, o motor não limpava giro.
Conversei com ambos, o dono e o pretendente a comprá-lo e expliquei a situação, foi quando o dono me garantiu e afirmou que o dono anterior fez 2 voos de demonstração com o avião exatamente daquele jeito, e disse, que daí adiante, lavava minhas mãos, se quisessem que voasse o avião, eu não assumiria os riscos, pois seria um voo bem crítico, no que ambos se dispuseram a aceitar as condições e me pediram pra fazer um teste de corrida, e lá fui eu, algumas taxiadas, 2 ou 3 corridas bem longas, senti que o avião voaria sim, comeria um pouco mais de pista do que deveria, mas isso não era problema, tinhamos 1km de pista.
No exato instante em que o avião saiu do chão, me arrependi amargamente por te-lo feito, um voo tenso e completamente "desprazeroso", com avião o tempo todo parecendo que ia estolar.
Fiz uns 5 minutos de voo e decidi pousar. Esta foi a última vez que este avião voou.
Calma, sem lenhas... rsrsrsrsrsrs... Fecharam negócio e chegando em casa, decidimos desmontar o motor, eis que achei o motivo do motor frouxo, as molas das válvulas, SIM, AS DUAS, estavam quebradas, de forma que elas perderam 1 volta. Desde então estamos a procura das tais molas pra comprá-las.
Ontem, conversando com meu amigo, decidimos dar início à reforma do danado.
E a partir de hoje, entro de cabeça nesta odisseia.
As 10 primeiras fotos são de como o avião estava exatamente.
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/01.JPG[/img:aa45e65a53]
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/02.JPG[/img:aa45e65a53]
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/03.JPG[/img:aa45e65a53]
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[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/05.JPG[/img:aa45e65a53]
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[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/09.JPG[/img:aa45e65a53]
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/10.JPG[/img:aa45e65a53]
Agora vocês devem ter visto o porque das lenhas. SIM, ele possuia 180 gramas de chumbo para "BURRAMENTE" tentar acertar o CG.
Pessoal, agora, que me perdoem os moderadores mas, MALDITO SEJA O INFELIZ QUE INVENTOU O MONOKOTE. Que troço nojento de remover... Pelo amor de Deus, existe algum macete pra remover essa parada? Meu Deus...
Depois de 1 hora e 40 minutos de sofrimento, vi que a situação do T-6 era pior do que eu imaginava.
Havia muita coisa quebrada e sustentada apenas pelo MONOKOTE, foi um verdadeiro milagre ele não ter lenhado comigo também.
Agora a fuselagem se encontra assim...
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/11.JPG[/img:aa45e65a53]
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/12.JPG[/img:aa45e65a53]
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[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/15.JPG[/img:aa45e65a53]
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/16.JPG[/img:aa45e65a53]
Bem pessoal, por hoje é só. Amanhã quero ver se limpo a asa e faço um levantamento geral do que vou precisar para refazer a criança.
P.S.: Eu desejaria boa noite, mas como já são quase 2 da manhã e provavelmente 90% dos usuários estão dormindo, vou desejar a todos um BOM DIA.
Inicialmente, vou contar uma breve história de como esse avião veio parar em minhas mãos.
A mais ou menos 1 ano, talvez um pouco mais, o pai de um amigo recebeu uma proposta do antigo dono deste avião, trocá-lo, quase que "pau-a-pau" por um pastinha com motor Evolution 46. O pastinha havia sido o próprio pai deste meu amigo que havia feito, o que levou o custo a praticamente zero, de forma que no frigir dos ovos, este T-6 deve ter saído por algo próximo a 500 reais.
Como meu amigo não tinha confiança para fazer um voo teste no avião, fui questionado se eu topava fazer um voo para fecharem negócio (sim, o antigo dono do avião não o voava também, o motivo?, aquele tinha sido o primeiro avião dele, também não entendi a cabeça de quem o vendeu, criou um aeromodelista frustrado), e eu topei.
A fama do avião era bem ruim, os últimos 3 donos do avião o tinham lenhado, nada muito grave, mas... Ao ver o avião, já comecei a imaginar o motivo das lenhas, o que vocês poderão verificar adiante nas fotos.
Um avião completamente cheio de gambiarras, cola, enfim, nada agradável, aí eu disse, eu faço, mas quero dar uma revisão na linkagem e afins.
Tudo checado, chegou a hora, fomos para o aeroporto de uma cidade vizinha, o qual se encontra desativado e lá fui eu.
Antes de tudo, fiz novas checagens, e, meu maior erro, ao funcionar o motor, pois não havia funcionado antes, notei que o OS 91 4 Tempos estava bem frouxo... Torrei meio tanque de combustível tentando regulá-lo, pensando que fosse isso, mas não tinha jeito, o motor não limpava giro.
Conversei com ambos, o dono e o pretendente a comprá-lo e expliquei a situação, foi quando o dono me garantiu e afirmou que o dono anterior fez 2 voos de demonstração com o avião exatamente daquele jeito, e disse, que daí adiante, lavava minhas mãos, se quisessem que voasse o avião, eu não assumiria os riscos, pois seria um voo bem crítico, no que ambos se dispuseram a aceitar as condições e me pediram pra fazer um teste de corrida, e lá fui eu, algumas taxiadas, 2 ou 3 corridas bem longas, senti que o avião voaria sim, comeria um pouco mais de pista do que deveria, mas isso não era problema, tinhamos 1km de pista.
No exato instante em que o avião saiu do chão, me arrependi amargamente por te-lo feito, um voo tenso e completamente "desprazeroso", com avião o tempo todo parecendo que ia estolar.
Fiz uns 5 minutos de voo e decidi pousar. Esta foi a última vez que este avião voou.
Calma, sem lenhas... rsrsrsrsrsrs... Fecharam negócio e chegando em casa, decidimos desmontar o motor, eis que achei o motivo do motor frouxo, as molas das válvulas, SIM, AS DUAS, estavam quebradas, de forma que elas perderam 1 volta. Desde então estamos a procura das tais molas pra comprá-las.
Ontem, conversando com meu amigo, decidimos dar início à reforma do danado.
E a partir de hoje, entro de cabeça nesta odisseia.
As 10 primeiras fotos são de como o avião estava exatamente.
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/01.JPG[/img:aa45e65a53]
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Agora vocês devem ter visto o porque das lenhas. SIM, ele possuia 180 gramas de chumbo para "BURRAMENTE" tentar acertar o CG.
Pessoal, agora, que me perdoem os moderadores mas, MALDITO SEJA O INFELIZ QUE INVENTOU O MONOKOTE. Que troço nojento de remover... Pelo amor de Deus, existe algum macete pra remover essa parada? Meu Deus...
Depois de 1 hora e 40 minutos de sofrimento, vi que a situação do T-6 era pior do que eu imaginava.
Havia muita coisa quebrada e sustentada apenas pelo MONOKOTE, foi um verdadeiro milagre ele não ter lenhado comigo também.
Agora a fuselagem se encontra assim...
[img:aa45e65a53]http://www.adventurephotos.com.br/fotos/projeto_t6/11.JPG[/img:aa45e65a53]
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Bem pessoal, por hoje é só. Amanhã quero ver se limpo a asa e faço um levantamento geral do que vou precisar para refazer a criança.
P.S.: Eu desejaria boa noite, mas como já são quase 2 da manhã e provavelmente 90% dos usuários estão dormindo, vou desejar a todos um BOM DIA.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
MOVER O TÓPICO
Pessoal da moderação, perdão, estava lendo outros tópicos e acabei me confundindo e abrindo o tópico na seção errada. Por favor, movam para Construção.
Mais uma vez, desculpa pelo descuido e desde já, obrigado pela compreensão.
Mais uma vez, desculpa pelo descuido e desde já, obrigado pela compreensão.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
[quote:020c366c2e="Cesar-SP"]Para soltar o monokote thiner , alivia a fuselagem. belo trabalho
abs
Cesar-SP[/quote:020c366c2e]
Cesar, mas eu devo aplicar o Thiner sobre o plastico ou depois que eu tirei todo ele eu passo o thiner pra limpar o que sobrou das cores?
Moço, vou te contar, o cara que inventou esse negócio era muito mal amado pela esposa viu. Devia ser um corno de mão cheia, MONOKOTE NUNCA MAIS... rsrsrsrsrs... Esse mesmo, tenho 99% de certeza que será pintado quando for a hora.
abs
Cesar-SP[/quote:020c366c2e]
Cesar, mas eu devo aplicar o Thiner sobre o plastico ou depois que eu tirei todo ele eu passo o thiner pra limpar o que sobrou das cores?
Moço, vou te contar, o cara que inventou esse negócio era muito mal amado pela esposa viu. Devia ser um corno de mão cheia, MONOKOTE NUNCA MAIS... rsrsrsrsrs... Esse mesmo, tenho 99% de certeza que será pintado quando for a hora.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
- Gabrielghas
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- Mensagens: 581
- Registrado em: Qua Ago 08, 2012 10:39 pm
- Localização: Sooretama - ES
Bem, já dando uma vasculhada na internet, pois este, pretendemos fazer um escalão, colocar flaps e afins, encontrei este kit de trens retráteis, vou tirar as medidas na asa para ver se não vai ficar estranho, já que este é para modelos de 2,135m de envergadura e o nosso possui 1,83m.
[img:b634970fdd]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/1(1).jpg[/img:b634970fdd]
[img:b634970fdd]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/1(1).jpg[/img:b634970fdd]
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Um pouco sobre o avião!
Pessoal, na coleta de material, fotos de diversas versões, tenho lido um pouco da história desse avião, que é foi o avião mais usado em treinamentos da história, segundo muitos sites.
[b:03da5b0c8e]Seguem alguns dados do avião:[/b:03da5b0c8e]
Tripulação: 2
Propulsão: 1 Motor Radial
Modelo do motor: Pratt & Whitney R-1340-AN1 Wasp
Potência: 410 kW - 550 hp
Velocidade máxima: 330 kmh - 178 kts - 205 mph
Teto operacional: 6,553 m - 21,500 pés
Range: 1,208 km - 652 NM - 750 mi.
Peso Vazio: 1,886 kg - £ 4,158
Peso máximo para Decolagem: 2,404 kg - £ 5,300
Envergadura: 12,81 m - 42,0 pé
Asa Área: 23,6 m² - 254 pés ²
Comprimento: 8,94 m - 29,3 pé
Altura: 3,57 m - 11,7 pé
Primeiro vôo: 1935/04/01 (NA-16)
Status de Produção: Fora de Produção
Total produzido: 15.495
Dados da versão norte-americana SNJ-5
As variantes da versão norte-americana são: BC-1, BC-1A, BC-1I, AT-6, AT-6A / T-6A, 6B-AT, AT-6C / T-6C, a AT-6D / T-6D, a AT-6F / T-6F, AT-16, T-6G, LT-6G, T-6H, T-6J, SNJ-1, SNJ-2, SNJ-3, SNJ-3C, SNJ-4, SNJ-4C.
Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais da história do guerreiro, segue link de site. Material em inglês.
http://www.airbum.com/pireps/PirepT-6.html
[b:03da5b0c8e]Seguem alguns dados do avião:[/b:03da5b0c8e]
Tripulação: 2
Propulsão: 1 Motor Radial
Modelo do motor: Pratt & Whitney R-1340-AN1 Wasp
Potência: 410 kW - 550 hp
Velocidade máxima: 330 kmh - 178 kts - 205 mph
Teto operacional: 6,553 m - 21,500 pés
Range: 1,208 km - 652 NM - 750 mi.
Peso Vazio: 1,886 kg - £ 4,158
Peso máximo para Decolagem: 2,404 kg - £ 5,300
Envergadura: 12,81 m - 42,0 pé
Asa Área: 23,6 m² - 254 pés ²
Comprimento: 8,94 m - 29,3 pé
Altura: 3,57 m - 11,7 pé
Primeiro vôo: 1935/04/01 (NA-16)
Status de Produção: Fora de Produção
Total produzido: 15.495
Dados da versão norte-americana SNJ-5
As variantes da versão norte-americana são: BC-1, BC-1A, BC-1I, AT-6, AT-6A / T-6A, 6B-AT, AT-6C / T-6C, a AT-6D / T-6D, a AT-6F / T-6F, AT-16, T-6G, LT-6G, T-6H, T-6J, SNJ-1, SNJ-2, SNJ-3, SNJ-3C, SNJ-4, SNJ-4C.
Quem tiver interesse em conhecer um pouco mais da história do guerreiro, segue link de site. Material em inglês.
http://www.airbum.com/pireps/PirepT-6.html
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
- Cesar-SP
- membro
- Mensagens: 3529
- Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
- Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010
Para soltar o monokote , molhe uma estopa ou algodão com thiner , va levantando a pelicula e passando thiner entre o mokote e a madeira ele vai soltando , ou pode passar o thiner para limpar a madeira.
abs
Cesar-SP
[quote:0df585745a="bananabg"][quote:0df585745a="Cesar-SP"]Para soltar o monokote thiner , alivia a fuselagem. belo trabalho
abs
Cesar-SP[/quote:0df585745a]
Cesar, mas eu devo aplicar o Thiner sobre o plastico ou depois que eu tirei todo ele eu passo o thiner pra limpar o que sobrou das cores?
Moço, vou te contar, o cara que inventou esse negócio era muito mal amado pela esposa viu. Devia ser um corno de mão cheia, MONOKOTE NUNCA MAIS... rsrsrsrsrs... Esse mesmo, tenho 99% de certeza que será pintado quando for a hora.[/quote:0df585745a]
abs
Cesar-SP
[quote:0df585745a="bananabg"][quote:0df585745a="Cesar-SP"]Para soltar o monokote thiner , alivia a fuselagem. belo trabalho
abs
Cesar-SP[/quote:0df585745a]
Cesar, mas eu devo aplicar o Thiner sobre o plastico ou depois que eu tirei todo ele eu passo o thiner pra limpar o que sobrou das cores?
Moço, vou te contar, o cara que inventou esse negócio era muito mal amado pela esposa viu. Devia ser um corno de mão cheia, MONOKOTE NUNCA MAIS... rsrsrsrsrs... Esse mesmo, tenho 99% de certeza que será pintado quando for a hora.[/quote:0df585745a]
warp drive Sr Sulo