Entelar Cowl de fibra

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Set 21, 2011 5:21 pm
Localização: Sorocaba

Entelar Cowl de fibra

Mensagem por Alexaoliveira »

É possível entelar cowl de fibra de vidro com monokote da HK? Tem que passar algum produto?
"Quem disse que o tempo era o melhor remédio para as dores do mundo!Desconhecia o poder do abraço de um filho..."
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Olha, eu acho que monokote na fibra de vidro não vai bem não, nesse caso creio que vinil seria uma boa opção.
Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Set 21, 2011 5:21 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por Alexaoliveira »

Entendi. Acho que o jeito vai ser pintar mesmo. Outra coisa, tinta esmalte fica bom?
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:2924b7414a="Alexaoliveira"]Entendi. Acho que o jeito vai ser pintar mesmo. Outra coisa, tinta esmalte fica bom?[/quote:2924b7414a]

Esmalte automotivo fica bom, tem que ver também como está a peça, normalmente a peça em fibra de vidro vem com um acabamento liso que não sei bem o nome, se estiver nesse ponto o certo é aplicar um primer (fundo) próprio para a tinta a ser utilizada, depois de curado o primer dar uma lixada para ficar bem lisinho e finalmente a tinta.

Tem uma galera aqui no fórum que é fera em trabalhos com fibra e pintura, espere que logo mais alguém vai lhe dar dicas.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Alex

Acredito que a melhor opção seja mesmo a pintura. Sem esquecer de dar um fundo para se obter um acabamento melhor.

Quanto a tinta, esmalte sintético ou tinta automotiva P.U etc, pode ser usado, umas dão mais trabalho outras menos. Com pistola ou aerografo.

Algumas vezes quando precisei pintar fuselagem de avião ou planador, uma ótima opção é tu passar numa oficina de pintura de carros próximo da tua casa e ver qual a próxma pintura na cor que tu que que eles irão fazer que as vezes pintam até de graça se tu levar preparado, pronto para pintar. Vale a pena dar uma olhada o acabamento fica literalmente profissional.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

olha... que dá pra aplicar monokote(ou outro filme termo adesivo) na fibra, isso dá... eu já tive um mustang que o radiador da barriga era de fibra e entelado.
mas é um trabalho tão lazarento que dá, que é muito, mas muito mais fácil pintar...

ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Para ficar uma pintura de acordo, se a peça for de fibra sem pintura:

. Passar uma demão de alcool antes em toda a peça para retirar uma "oleosidade" natural da fibra
. Aplicar fundo aderente para plástico
. Aplicar fundo PU
. Após isso, aplicar tinta esmalte sintético automotivo.
. Por ultimo, verniz PU.

Tudo com pistola ou aerógrafo.

Se quiser pular alguma etapa, elimine o fundo aderente e o verniz, mas o fundo PU e a tinta (óbvio...) não tem como evitar. Se não passar o fundo, a tinta sai até passando a unha sobre ela.

Se for usar glow, o verniz é imprescindível.

Bom trabalho.
Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Set 21, 2011 5:21 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por Alexaoliveira »

Obrigado a todos pela ajuda. Eu acho que vale mais a pena,no meu caso, fazer cowl em balsa e passar uma fibra por dentro entelar com monokote que já tenho e fica igual a fuselagem, visto que, terei que fazer o molde, laminar, mandar fazer as cores, passar massa para corrigir imperfeições, lixar, passar fundo para tinta, levar para alguém aplicar tinta com aerografo ,não sei pintar.
Cowl em balsa com 1 camada fibra por dentro aguenta um motor Glow? Obrigado a todos pela ajuda. Alex
Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Set 21, 2011 5:21 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por Alexaoliveira »

Obrigado. Estou quase terminando o cowl em balsa, falta lixar e fibrar por dentro.
Não sei como postar fotos aqui, mas quando acabar o cowl peço para um amigo colocar a foto aqui. Segui este site http://tandysmodelplanes.com/?page_id=1472.
Alexaoliveira
membro
Mensagens: 127
Registrado em: Qua Set 21, 2011 5:21 pm
Localização: Sorocaba

Mensagem por Alexaoliveira »

Aqui esta a foto do Cowl em balsa. Falta fibrar por dentro, lixar e entelar, gostei do resultado, visto que é a primeira vez que uso balsa. rsrsrs
Anexos
Foto0049.jpg
Foto0049.jpg (31.44 KiB) Exibido 3644 vezes
Foto0046.jpg
Foto0046.jpg (22.81 KiB) Exibido 3644 vezes
Foto0051.jpg
Foto0051.jpg (25.58 KiB) Exibido 3644 vezes
Foto0052.jpg
Foto0052.jpg (24.43 KiB) Exibido 3644 vezes
"Quem disse que o tempo era o melhor remédio para as dores do mundo!Desconhecia o poder do abraço de um filho..."
Responder