Bobcat 90cm - EDF 70mm

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Bobcat 90cm - EDF 70mm

Mensagem por bananabg »

Olá colegas e amantes do aeromodelismo.

Bem pessoa, já há alguns dias venho incomodando alguns aqui no fórum, desde já, obrigado ao Humberto, obrigado ao Mauri, ao Pedro Prado, ao usuário mais raivoso do Fórum, o Marco Antônio, as informações repassadas por vocês tem sido de grande importância, tudo isso, em busca da realização de um sonho pessoal.

Há mais menos 8 meses, fiz meu primeiro voo com Asinha, e logo em seguida com um Radjet da HK, foram os voos mais rápidos que já fiz e me apaixonei, até então só tinha voado aviões treinadores, escala e acrobáticos, nunca algo tão rápido quanto um Radjet.

Sou aeromodelista a cerca de 10 anos, fiquei uns 4 anos parado e voltei a mais ou menos 1 ano.

Bem, sempre quis pilotar um avião jato, e já que os QUERO são muito caros, fora da minha realidade atual, decidi, com a ajuda de um amigo patrocinador, montar um elétrico.

De início, minha intenção era bater os 200km/h, mais precisamente, os 250km/h, mas vi que a brincadeira fica cara, então, um passo de cada vez.

Deixemos o blá blá blá de lado e passamos para o que interessa, vamos aos dados.

Dados:
Envergadura: 120 cm
Comprimento: 142,217 cm
Corda Raiz: 46,0 cm
Corda Ponta: 1,276 cm
Perfil: MH33
Trem: Fixo (por enquanto)
Peso pronto para voo estimado: 1.5 ~ 1.8 kg

Eletrônica:
Propulção: Combo Dr. Mad Thrust 70mm 5 Blades + Brushless 4000kv (pretendo fazer uma upgrade para 10 blades e motor de menor KV)
Diâmetro do Rotor: 70mm
Diâmetro externo: 72mm
Motor: B2839L 4000kv
Potência Máxima: 900w
Voltagem Máxima: 14.8v (4S)
Amp. Máxima: 63A
Máximo Empucho: 1.35kg
Peso: 164g

Esc: Red Brick 100A ES
Amp. Máxima: 100A
Ubec: 5v / 5A
Células: 2~7s Lipoly
Tamanho: 80mm x 20mm 39mm
Peso: 93g

Servos:
Profundor: HK15298 15kg / 0.11s
Leme: 2x TGY-396V 2.5kg / .06sec
Flap: 2x TGY-396V 2.5kg / .06sec
Aileron: 2x Hobbyking 4008DX 0.06s / 8kg
Bequilha: TGY-396V HV2.5kg / .06sec /

Planta de minha autoria com base em uma imagem de 3 vistas.

[img:d528774a3e]http://www.adventurephotos.com.br/img/projetos/bobcat/planta_1.jpg[/img:d528774a3e]

Pretendo pintar o modelo, detesto aviões entelados, estive pensando em fazer um grafismo ao estilo dos tucanos da Esquadrilha da Fumaça.

Já possuo parte dos servos e a EDF (comprei hoje, deve chegar em uns 10 dias).

Resta comprar o ESC e alguns servos.

Estou completamente aberto a opiniões.
_________________
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Mensagem por carlos vitor »

Sugiro que assim como o Humberto Melo de Goiania, você passe uma camada fina de fibra de vidro no aero já que não pretende entelar, para dar uma resistência a mais nele, e possibilitar uma segurança melhor em eventuais quedas.
Como disse acima é só uma sugestão!
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:1cc134db8c="carlos vitor"]Sugiro que assim como o Humberto Melo de Goiania, você passe uma camada fina de fibra de vidro no aero já que não pretende entelar, para dar uma resistência a mais nele, e possibilitar uma segurança melhor em eventuais quedas.
Como disse acima é só uma sugestão![/quote:1cc134db8c]

É uma possibilidade Carlos, o que me preocupa com a laminação é o peso adicional. É sabido por todos que jatos com EDF de 70mm tendem a ter um voo não tão satisfatório devido ao baixo rendimento das EDF´s de 70mm e o elevado peso. Mas vamos ver, sem dúvida seria muito bom.

Uma pergunta, a diferença de rendimento da EDF se altera muuuuuito na troca do rotor, passando de 5 para 10 pás? Mais pás requer mais força e com isso menos Kv´s correto?
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Mensagem por carlos vitor »

Olha eu entendo muito pouco sobre esse negocio de jatos fan, talvez eu esteja errado mas acho que uma fan com mais pás e um motor com mais Kv que consiga giram esse numero de pás você terá mais força e mais velocidade, talvez eu esteja errado.
Por isso pela minha experiência com EDfs usando hélices eu acho que vai ficar muito melhor, principalmente para o seu aeromodelo e também por causa do modelo dele que geralmente é mais usado pusher. Uma edf de 70mm não vai ter força suficiente para levantar tanto peso e desempenhar a velocidade esperada.
Tem o vídeo do meu Slipso olha ai e me diz oque acha:
[yt]3BulwcQb4ek[/yt]
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Mensagem por carlos vitor »

O aero do vídeo esta com apenas 3s de 1000mah 25C
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:ef15e3722b="carlos vitor"]O aero do vídeo esta com apenas 3s de 1000mah 25C[/quote:ef15e3722b]

Parabéns Carlos, um foguetinho eim!? Muito rápido mesmo.

Mas a diferença geralmente notada entre as duas propulsões, EDF e PUSHER, é justamente na velocidade final, veja bem, aviões que necessitam de muito torque geralmente, pra não dizer, quase que por unanimidade, são puxados por hélices, exemplo mais notável são os aviões de acrobacia de precisão, até porque a resposta ao comando de retomadas de aceleração são infinitamente mais rápidos, entretanto, o deslocamento do ar que move o avião é muito menos preciso (me corrijam aqui se eu estiver errado) e bem mais turbulento. Já os jato, não geram tanto torque, entretanto, por ser um fluxo de ar "tratado" digamos assim, totalmente canalizados para dentro do duto da turbina e ainda em alguns casos, pressurizado em dutos redutores, visando sempre um maior deslocamento de ar e automaticamente, maiores velocidades. Veja o exemplo de mais ou menos a diferença entre as situações.

[img:ef15e3722b]http://www.herancacultural.com/blog/wp-content/uploads/2011/09/untitled.png[/img:ef15e3722b]
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Acho que vou reduzi-lo para 90cm de envergadura.
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Mensagem por carlos vitor »

Se você reduzir a envergadura você só vai precisar de mais velocidade para ter um voo estável, então logo não vai resolver nada. Primeiro termine o aero tentando mante-lo o mais leve possível dai depois é so escolher um motor com empuxo compatível com o peso do mesmo.
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:df538be714="carlos vitor"]Se você reduzir a envergadura você só vai precisar de mais velocidade para ter um voo estável, então logo não vai resolver nada. Primeiro termine o aero tentando mante-lo o mais leve possível dai depois é so escolher um motor com empuxo compatível com o peso do mesmo.[/quote:df538be714]

Acho que terei que trocar não só o motor, mas o rotor que original tem 5 pás para um com 10 ou 12 pás.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
carlos vitor
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Dom Jul 18, 2010 12:01 am
Localização: Ceres-Go
Contato:

Mensagem por carlos vitor »

Um bom exemplo que tenho para te dar sobre a eficiência de algumas EDFs é este jato abaixo vendido na HK. Olhas as expecificações dele e no final eu te digo oque eu acho.
Specification:
Wingspan: 620mm (24.4in)
Length: 960mm (37.8in)
Flying Weight: 570g (20oz)
Channel: 4ch
Motor: 2627kv Brushless Outrunner 4100kv
ESC: 30A
Servo: 5 x 9g
EDF: 64mm
Battery compartment size: 125 x 45 x 34mm

1° este jato tem bem mais que 570g de peso de voo, mesmo ele vindo original.
2° um dos meios para tirar o peso dele que era de 1300 ate 1500, foi diminuir o numero de servos de 5 para 4, retirar os retrateis e colocar trem de pouso fixo, mesmo assim não reduziu seu peso para menos de 1kg
3° Este setup de motor não funcionava bem com esc de 30A então teve que ser trocado por um de 70A, a bateria é uma de 4s 2200mah nano tech 50 a 70C

Resumindo não tem nem um pouco de velocidade, o aero voa estolando, muito instável e a EDF dele é de 64mm.
Onde eu quero chegar com isso, seu aero é bem maior que este com quase o mesmo peso e com uma edf pouco maior, não vai ficar rápido e muito menos tera um belo voo.
Uma ideia coloca uma fan com 10 pás e um motor de menos Kv e uma 4s é seja feliz. "foi só uma ideia"
Anexos
F5-Swiss.jpg
F5-Swiss.jpg (26.62 KiB) Exibido 807 vezes
F5-Swiss-8.jpg
F5-Swiss-8.jpg (25.54 KiB) Exibido 807 vezes
"Decolar é uma opção; Pousar é uma obrigação"
Responder