Bobcat 90cm - EDF 70mm

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Essa imagem nao define o que acontece na edf...nao e assim que funciona... Vou achar alguma que represente melhor.

[img:831113ac7b]http://www.herancacultural.com/blog/wp-content/uploads/2011/09/untitled.png[/img:831113ac7b]
Humberto Melo
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:9b500d9644="humbertomelo"]Essa imagem nao define o que acontece na edf...nao e assim que funciona... Vou achar alguma que represente melhor.

[img:9b500d9644]http://www.herancacultural.com/blog/wp-content/uploads/2011/09/untitled.png[/img:9b500d9644][/quote:9b500d9644]

Valeu Humberto... rsrsrsrs... Sei que vai haver uma ligeira pressurização do fluxo de ar também, só que não achei nenhuma imagem que ilustrasse certinho, só achei essa que demonstra a "canalização" do fluxo.

[quote:9b500d9644="carlos vitor"]Um bom exemplo que tenho para te dar sobre a eficiência de algumas EDFs é este jato abaixo vendido na HK. Olhas as expecificações dele e no final eu te digo oque eu acho.
Specification:
Wingspan: 620mm (24.4in)
Length: 960mm (37.8in)
Flying Weight: 570g (20oz)
Channel: 4ch
Motor: 2627kv Brushless Outrunner 4100kv
ESC: 30A
Servo: 5 x 9g
EDF: 64mm
Battery compartment size: 125 x 45 x 34mm

1° este jato tem bem mais que 570g de peso de voo, mesmo ele vindo original.
2° um dos meios para tirar o peso dele que era de 1300 ate 1500, foi diminuir o numero de servos de 5 para 4, retirar os retrateis e colocar trem de pouso fixo, mesmo assim não reduziu seu peso para menos de 1kg
3° Este setup de motor não funcionava bem com esc de 30A então teve que ser trocado por um de 70A, a bateria é uma de 4s 2200mah nano tech 50 a 70C

Resumindo não tem nem um pouco de velocidade, o aero voa estolando, muito instável e a EDF dele é de 64mm.
Onde eu quero chegar com isso, seu aero é bem maior que este com quase o mesmo peso e com uma edf pouco maior, não vai ficar rápido e muito menos tera um belo voo.
Uma ideia coloca uma fan com 10 pás e um motor de menos Kv e uma 4s é seja feliz. "foi só uma ideia"[/quote:9b500d9644]

Carlos, mas esta é a intenção, voar com 10 pás (mesmo que não de início, pois não estou encontrando rotores de 10 pás para esta EDF) e no mínimo 4, 6 ou 7 celulas (4S = 1 bateria 2200 30c, 6S = 2 baterias 3S em série de 2200, 7S = 1 bateria 4S e uma 3S em série, ambas de 2200). Margem pra isso o ESC me dá, o que terei que fazer um UPGRADE logo quase que de cara é o Motor, acho que um motor na faixa de 2200kv vai ter uma melhora significativa nesse ponto. Por isso quero opiniões dos mais experientes em EDFs. Mas você tem razão sim. Mas acho que se eu conseguir manter o avião na casa dos 1,3 até 1,5kg, o voo dele não será dos piores não.

Ainda estou pensando em reduzir o tamanho de 120cm de envergadura para 90cm, só que 90cm parece tão "pititinho", rsrsrsrsrsrs...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Super ansioso, a EDF deve ser despachada pra mim ainda hoje! =)

Os isopores também devem vir essa semana!
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

EDF enviada.

Mensagem por bananabg »

EDF foi enviada ontem. Os isopores serão comprados amanhã. Infelizmente, terei alguns compromissos nos próximos 4 finais de semana, então creio que o projeto vai ter a evolução um tanto quanto comprometida por conta disso.

[img:4d398d1c09]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/encam_edf.png[/img:4d398d1c09]

Farei a impressão da planta semana que vem.

Vou tentar já criar o grafismo também!
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Creio que até sexta já esteja comigo.[img:f1a9e4dc95]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/rastreio_edf.png[/img:f1a9e4dc95]
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Pessoal, hoje eu terminei de fazer o grafismo. Pode ser que haverá uma diferença nas cores, pois a imagem foi gerada em perfil de cor CMYK. Mas já dará pra se ter uma ideia?

[img:9ae6e8f91d]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/grafismo.jpg[/img:9ae6e8f91d]
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
pamisystem
membro
Mensagens: 29
Registrado em: Ter Out 07, 2008 8:50 pm

Mensagem por pamisystem »

Acompanhando, showww.. vc nao teria a planta?? valeuuu
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:80f65d7dd4="pamisystem"]Acompanhando, showww.. vc nao teria a planta?? valeuuu[/quote:80f65d7dd4]

Valeu... Então, como eu disse, não tenho bem um aplanta, as imagens que você viu aí, são de minha própria autoria com base em uma outra imagem de 3 vistas que eu encontrei na net, eu redesenhei tudo em Corel e fiz algumas alterações, além de aplicação de perfis e algumas coisinhas... Posso disponibilizar o PDF em tamanho real se quiserem.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Bom dia pessoal... Uns dias afastado por causa do trabalho no final de semana, estamos de volta....

Os isopores chegaram... Essa semana começam os cortes e tome lixa... A turbina, estranhamente ainda encontra-se encaminhada para Goiânia, eu achei que a teria aqui hoje, mas deve chegar só amanhã ou depois! Uma pena.

Uma excelente semana a todos.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

Bem pessoal, a EDF foi encaminhada para Rio Verde hoje, amanhã provavelmente ela estará entregue. Hoje coloquei em ordem todos os traços para impressão da planta para recorte das placas.

Segue link para quem tiver interesse.

[url]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/planta_bobcat.pdf[/url]

A planta encontra-se já no tamanho real para impressão em formato A0.

Infelizmente, não dará pra fazer muita coisa por esses dias, tenho compromissos de trabalho pelos próximos 3 finais de semana, então, vou tentar adiantar o máximo possível durante os dias da semana.

Bem, é isso por enquanto pessoal.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Responder