lipo 2200 3s

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
kleberrios
membro
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

[quote:17676e60e9="luisb"][quote:17676e60e9="kleberrios"][quote:17676e60e9="luisb"][quote:17676e60e9="kleberrios"]Concordo, mas também concordo que o povo está ficando mal acostumado a não pensar, tudo vem de mão beijada, pronto, hoje existe sim o incentivo para aberturas de industria aqui no Brasil, mas muitos querem viver só importando sem nem se quer tentar fazer com suas próprias mãos algo que pode dar certo.
A Bolívia está com uma super industrias de baterias de íon de Lítio por que não o Brasil?[/quote:17676e60e9]

Por causa do[b:17676e60e9] GOVERNO[/b:17676e60e9]. (maiores taxas tributárias do mundo). Somente nisso somos o primeiro do mundo.

Suponha que vc queira montar uma fabrica desta, [b:17676e60e9]apenas suponha[/b:17676e60e9].
Depois de uns 5 anos brigando com o exercito, policia federal, cetesb, entre outros, talvez consiga uma licença, disse talvez.
Supondo que tenha conseguido ... com investimento e tudo que terá que pagar, sua bateria de QUALIDADE terá um preço de CUSTO de 300,00 (fictício).

Com seu lucro, etc ... etc ... terá que vende-la por 600,00.

O cara do seu lado monta uma lojinha e importa uma de qualidade igula ou superior e a vende por 300,00. (o que vai acontecer ??????)

Simples assim.[/quote:17676e60e9]

Todas essas licenças eu já tenho há mais de 15 anos , pois no antigo tópico que foi deletado falei à respeito do que faço, o único trabalho seria apostilar os novos produtos químicos e novos maquinários jundo ao Ministério da Defesa( se precisar pois acho que não precisa nada disso pois vou trabalhar com um derivado do Lítio metálico)..
Só que quero nacionalizar toda a química e maquinários, métodos e procedimento, para ver se os custos caem e a qualidade aumenta. Todo material já foi cotado e logo estará a caminho, o fabricante me disse que pode despachar por navio ou entregar em mãos :wink:
E vou lhe falar algo interessante, sei a causa desse problema que deu em sua bateria e em todas que eu tive também, e pretendo corrigi-lo.[/quote:17676e60e9]

Amigo faço votos que consiga.
O apostilamento esta muito difícil ultimamente, não sei qual sua RM pretende faze-lo mas te desejo boa sorte.
Caso consiga, com preço bom terá centenas de clientes ...
Só faltou contar a causa dos problemas com suas baterias :wink:[/quote:17676e60e9]

A minha é a 1º RM e realmente o Exército está dificultando o máximo a minha renovação do TR (fábrica) que é de 2 em 2 anos.Estou tirando a LO agora porem para ele não basta o protocolo de entrada no SMAC, querem o doc. definitivo,eles pensam que a LO é igual ao alvará que se tira em alguns dias...
Até grandes multinacionais estão tendo problemas. Muitos TR foram cassados e fiquei sabendo que o objetivo é fechar o máximo de fábricas possível, pois todo ano estão tendo muito trabalho com as vistorias para renovação do TR e CR.

Posso até estar errado mas o que acontece é que no afã de deixar as baterias o mais leve e compacta possível as fábricas estão deixando muito pouco eletrólito (secas) em seu interior dificultando a troca iônicas entre os eletrodos, o que resulta em má desempenho (fácil aquecimento, baixa taxa de descarregamento, baixa taxa de carregamento etc) das mesmas. Em meus testes explorarei esse problema e farei inúmeros testes. O ideal seria uma lipo com um pouco mais eletrólito (mais macia ) o que banharia melhor os eletrodos e a refrigeraria bem mais, só que ela aumentaria um pouco e ficaria mais macia. É parecido com a chumbo ácida do carro que quando a água do eletrólito evapora, temos que completar com água destilada, pois não pega mais carga e nem mantem os Ah como antes, só que no caso das lipos isso não é possível, mas é claro que farei esse teste tambem de injeção de eletrólito a vácuo e tentarei reativa-la. Resumindo, dá para fabricar uma super lipo mas a deixaremos mais pesada e volumosa.

O eletrólito pode ser comparado ao sanque de nossas veias, que faz o transporte de energia aos nossos órgãos, se faltar enfraquecemos e morremos.
"Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho, só os fortes conseguiram"
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Então, mas a bateria LiPo "incha" somente porque o eletrólito evaporou e se tranformou em gás ou houve uma reação química que transformou parte do lítio e dos eletrodos em gás ?

Aí isto leva a outra questão, é somente o preenchimento do separador com o gás que diminui a capacidade da bateria ?

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
kleberrios
membro
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

[quote:1139ef6e0d="Lt_Nelson"]Então, mas a bateria LiPo "incha" somente porque o eletrólito evaporou e se tranformou em gás ou houve uma reação química que transformou parte do lítio e dos eletrodos em gás ?

Aí isto leva a outra questão, é somente o preenchimento do separador com o gás que diminui a capacidade da bateria ?

[]s[/quote:1139ef6e0d]

O que faz o eletrólito evaporar é o calor. O eletrólito é um líquido inflamável e com uma tensão superficial talvez menor que o éter para poder transpassar os poros do separador e molhar os eletrodos. Já abri várias lipos inchadas e todos os eletrodos, separadores e o coating estavam em perfeito estado, porem estava praticamente seca por dentro. Ao remover o coating as lâminas de alumínio e de cobre também estavam perfeitas.
"Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho, só os fortes conseguiram"
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

Sim, o calor é uma causa. Mas, muitas baterias "incham" sem estar em operação, em repouso e com carga de armazenamento. Baterias descarregadas abaixo do 3V também "incham", mesmo sem aquecimento, corrente de descarga baixa.

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
kleberrios
membro
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

[quote:43b6f3b31e="Lt_Nelson"]Sim, o calor é uma causa. Mas, muitas baterias "incham" sem estar em operação, em repouso e com carga de armazenamento. Baterias descarregadas abaixo do 3V também "incham", mesmo sem aquecimento, corrente de descarga baixa.

[]s[/quote:43b6f3b31e]

Por coincidência hoje mesmo eu mandei um email par o fornecedor com as seguites perguntas

Dear, I understand perfectly your explication. How my fist experienci, I want to buy all material for build 500 batery 3,7V, 2200 mah 30c,How much of each chemical and acessories ( separator, foil cooper, Al foil etc)I'll need?

I have some doubt,

Aeromodeller as I am, I have dozens of lipos batteries, Zippy, Turnigy, AWT, EPB, etc.. many modelers have claimed that some batteries are unbalancing, and other swelling. Some of the return flight with more than 50 º C (without swelling) and other with 40 ° C (swollen).
Some support being loaded 5C (first line), the other 1C (second line).

In my opinion some other manufacturers are compressing the batteries, leaving little electrolyte inside to leave them as light and small as possible. Ideal for a battery lipo would be more plated electrodes with electrolyte in order to do better transport and ion exchange.
Many have claimed that say nanotech batteries support higher rates of loading and unloading and in fact do not support.

What is the inside difference between a common battery and a battery lipo nanotech ?
What do you think? very thanks.

Como ele é fornecedor de matéria prima não sei se ele saberá responder, o ideal seria com o fabricante de lipos.
"Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho, só os fortes conseguiram"
kleberrios
membro
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:28 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por kleberrios »

[quote:9a9e1c57d3="Lt_Nelson"]Sim, o calor é uma causa. Mas, muitas baterias "incham" sem estar em operação, em repouso e com carga de armazenamento. Baterias descarregadas abaixo do 3V também "incham", mesmo sem aquecimento, corrente de descarga baixa.

[]s[/quote:9a9e1c57d3]

Se elas estiverem em um ambiente muito quente tambem inchará. Uma coisa eu tenho quase certeza, é o eletrólito que evapora pois o cheiro que se desprende ao sefazer uma lipo de puffing é do eletrólito, logo ao evaporar, menos eletrólito participará do transporte iônico e a bateria perderá o desempenho, logo se completar a carga de eletrõlito ela voltará a ter o desempenho anterior até evaporar de novo.

Há tres anos atrás esse vídeo causou espanto, hoje muitos o fazem.

http://www.youtube.com/watch?v=xgdsvutGfwA
http://www.youtube.com/watch?v=ZcR8tDgiIeE


E todas incham
http://www.youtube.com/watch?v=67DiawztBYk
"Os covardes nunca tentaram, os fracos ficaram no caminho, só os fortes conseguiram"
Responder