Cortador de isopor com fonte de PC

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

Muito bom... vou tentar fazer um... obrigado.
micheldornelas
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Abr 04, 2013 7:37 am
Localização: Contagem MG

Mensagem por micheldornelas »

Ola doglas263. Fiz o projeto acima. Usei uma fonte ATX que tive de substituir no pc pois coloquei mais HD'S e a fonte ficou fraca. Porem a fonte nao liga, ela fica energizada (TESTEI COM MULTIMETRO) mas nao LIGA, e fica com um apito bem baixo. Voce saberia dizer se a fonte possui sistema de segurança contra curto que estaria desativando a fonte? Voce saberia orientar-me para desligar esse sistema? A fonte e uma SEVENTEAM ST-350 BKV D33-108. Desde ja agradeço sua atençao. Obrigado a todos.
Avatar do usuário
Andrecbx
membro
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Fev 03, 2012 7:31 am

Mensagem por Andrecbx »

Bom dia Doglas263, eu já tenho uma fonte de PC modificada para me fornecer 12 v com 5 A, que eu fiz seguindo o tutorial desse link http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/ e que utilizo para carregar minhas Lipos e outras baterias aqui em casa junto com o carregador Accucel 6. Minha pergunta é, eu posso utilizar essa mesma fonte sem modifica-la para alimentar esse cortador de Isopor? e se sim, qual o fio alternativo ao níquel-cromo número 27 ou 28 posso colocar para ser aquecido?
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

[quote:84440ec02f="micheldornelas"]Ola doglas263. Fiz o projeto acima. Usei uma fonte ATX que tive de substituir no pc pois coloquei mais HD'S e a fonte ficou fraca. Porem a fonte nao liga, ela fica energizada (TESTEI COM MULTIMETRO) mas nao LIGA, e fica com um apito bem baixo. Voce saberia dizer se a fonte possui sistema de segurança contra curto que estaria desativando a fonte? Voce saberia orientar-me para desligar esse sistema? A fonte e uma SEVENTEAM ST-350 BKV D33-108. Desde ja agradeço sua atençao. Obrigado a todos.[/quote:84440ec02f]


Não sei responder a suas perguntas, entendo muito pouco de eletrônica, sei o básico.

Não indico retirar qualquer sistema de segurança de equipamentos, eles não estão ali atoa. Caso ele não existisse e você tiver feito alguma coisa errada poderia alguma coisa explodir e te atingir.

Sugiro que reveja todas as ligações, verifique as soldas, faça o teste nos resistores com o multimetro.

Fiz esse esquema em 4 fontes, em uma delas não funcionou, não sei porque.
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Avatar do usuário
doglas263
membro
Mensagens: 295
Registrado em: Ter Ago 24, 2010 5:52 pm
Localização: barcarena

Mensagem por doglas263 »

[quote:a993aba422="Andrecbx"]Bom dia Doglas263, eu já tenho uma fonte de PC modificada para me fornecer 12 v com 5 A, que eu fiz seguindo o tutorial desse link http://www.e-voo.com/tutoriais/fonte/ e que utilizo para carregar minhas Lipos e outras baterias aqui em casa junto com o carregador Accucel 6. Minha pergunta é, eu posso utilizar essa mesma fonte sem modifica-la para alimentar esse cortador de Isopor? e se sim, qual o fio alternativo ao níquel-cromo número 27 ou 28 posso colocar para ser aquecido?[/quote:a993aba422]

Se você usar a fonte do jeito que esta vai poder usá-la mas não terá o controle da temperatura. Eu uso esse controle para cortar diferentes tipos de isopor, P1 P0 P2 ou depron. Para mim, o segredo do corte é achar a relação correta entre temperatura x velocidade do corte. Depois que fiz essa fonte meus cortes estão me dando resultados satisfatórios.

Cara não conheço outro fio similar, o de NiCr você encontra no ML fácil.
O ideal de todo piloto é manter o número de pousos igual ao número de decolagens.
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

Obrigado e parabéns pelo tutorial.
jua269
membro
Mensagens: 16
Registrado em: Qui Ago 23, 2012 12:28 am
Localização: contagem mg

Mensagem por jua269 »

E possivel ligar carregador lipo nessa fonte com essas modificações?
Avatar do usuário
TonLeite
membro
Mensagens: 238
Registrado em: Sáb Set 10, 2011 9:48 am
Localização: Votorantim - SP

Mensagem por TonLeite »

[quote:4e00793150="jua269"]E possivel ligar carregador lipo nessa fonte com essas modificações?[/quote:4e00793150]

É possível, desde que a tensão de saída regulada da fonte seja a necessária para o carregador!
Porém, não há necessidade de fazer estas modificações para utilizar como fonte de carregador! Apenas verifique qual é a saída de 12V de tensão (fio amarelo), e o terra (fio Preto) da fonte e use-os! Aconselho soldar fios mais grossos tendo em vista a corrente exigida no processo de recarga, só isso! Há vários tutoriais aqui falando sobre o assunto!
O céu é o limite!
ACCA - Sócio n° 13
Junior Souza
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Seg Jul 29, 2013 6:51 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por Junior Souza »

Não e necessário isso tudo não amigo, eu uso a minha a anos nunca tive problemas.
Bem simples, abri a fonte e vi que os fios amarelos eram 12v então juntei todos os fios amarelos em um só e liguei em um dos dois fios(esses comum de luz), juntei 5 fio preto e fiz um só, peguei um fio preto e liguei em um único fio verde que tem. PRONTO. Foto ilustra melhor oque eu disse:
[img:ffe9605b12]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/v/1479068_665423136830946_1477048215_n.jpg[/img:ffe9605b12]

[img:ffe9605b12]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/v/1452475_665423166830943_1112450069_n.jpg[/img:ffe9605b12]
Responder