relaçao entre empuxo e peso do aeromodelo

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__16230__NTM_Prop_Drive_Series_35_30_1100kv_380w.html
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
fpvmorrinhos
membro
Mensagens: 255
Registrado em: Ter Mai 24, 2011 4:23 pm
Localização: MORRINHOS GOIÁS

Mensagem por fpvmorrinhos »

Só aproveitando o tópico do amigo Edison. Estou com uma dúvida
grande sobre que motor usar. Estou montando minha primeira plataforma
FPV e usarei como plataforma um HK SW sirius com 1.5 metros de
envergadura, 24.8dm2 de área alar e o peso deve ficar abaixo de 1.5 Kg.
Estou com dúvidas em dois motores.
1º >>[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__15169__NTM_Prop_Drive_Series_35_36A_1800Kv_875w.html?strSearch=Prop%20Drive%2035-36[/url]

2º >> [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__21482__NTM_Prop_Drive_28_36_2700KV_595W.html[/url]

Conto com a ajuda dos amigos mais entedidos sobre o assunto. Se não for
nenhum desses motores o indicado que alguém possa me dar uma luz.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:c7da5d5671="Edison Dirio"]o aero tem 1,20 de asa
18 de corda da asa
modelo escala
peso 800 g
asa baixa
95 cm de fuselagem

eu queria um valor mais ou menos só para a relacao peso empuxo[/quote:c7da5d5671]

Edison, bom dia... Bem, vamos lá...

O Marco é "só um pouco sem paciência", vamos tentar te explicar.

Funciona mais ou menos assim, embora o torque e o pitch speed (tradução literal, velocidade de arremesso) se originem do mesmo conjunto/dispositivo, motor + hélice, um não tem relação nenhuma com o outro, vou tentar te explicar o motivo, é meio complicado de entender de início, mas dando uma lida e pesquisada você vai entender melhor.

O Pitch Speed está relacionado diretamente a velocidade desenvolvida pelo avião, isso, levando em conta o deslocamento horizontal (sentido do voo da maioria dos aviões normais), neste ponto o empuxo não atua "TANTO", uma vez que o avião já encontra-se em movimento e posteriormente, em voo.

O empuxo por sua vez, é, a grosso modo de se dizer, a FORÇA que o conjunto de propulsão tem, de forma que ele entra em ação praticamente que só no início do deslocamento do avião quando parado e quando em retomadas de aceleração (muito comum nas arremetidas de pouso) ou, nos casos dos voos em 3D, nos deslocamentos verticais, um exemplo fácil de se entender é o torque roll, onde o avião está pendurado no torque do motor e o que garante que ele não caia é o empuxo gerado pelo conjunto que é maior que o peso total do avião.

Então imagine o seguinte, um motor com uma hélice incorreta, suponhamos, grande diâmetro e pouquíssimo passe, exagere nas medidas, suponhamos que em um avião com um motor glow 46, onde o peso de voo gira em torno de uns 3 kg e a hélice recomendada na maioria das vezes é 10x7, 11x6, imagine você usando uma hélice aí 18x3, 18x2 (nem sei se existem hélices com tão pouco passe assim) supondo que o motor tenha torque suficiente para girar a hélice em uma rotação considerável, ele com certeza geraria muito empuxo, bem mais que os 3kg do avião, porém, pelo pouco passe, baixo pitch speed, o avião, se colocado com o motor apontando pro além, rsrsrsrsrsrs, em uma vertical perfeita, ele possivelmente sairia do chão e subiria em uma vertical infinita, porém, se colocado para ganhar velocidade horizontalmente para decolar como deveria ser, ele pode não desenvolver uma velocidade suficiente para ganhar sustentação e decolar.

Entendeu? rsrsrsrsrsrs... É mais ou menos por aí, espero ter ajudado.
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:00adceb845="Marco Antonio"]

Só esse ano coloquei isso oito vezes.... eu realmente gostaria de saber de onde vem essa mistica porque pelo jeito a coisa é ir até a fonte e dar um fim nela!

[/quote:00adceb845]

Tenho a impressão que isso veio e vem do 3D.

Some-se a isso o cara que quer montar um treinador e fazer 3D e manobras nele, não quer voar escala ou fazer acrobacias escalas.

Aí essa necessidade vai se espalhando e enraizando, isto é, avião tem que ser leve ter muito motor.

Esses dias, conversando com um amigo, estava falando da obsessão do povo com peso de avião. Não estão nem aí se o avião tem uma estrutura firme para durar anos ou sem tem aquele voo sólido, estável. O importante é ser levíssimo.
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:9b1f7ad97b="Lumberjack"][quote:9b1f7ad97b="Marco Antonio"]

Só esse ano coloquei isso oito vezes.... eu realmente gostaria de saber de onde vem essa mistica porque pelo jeito a coisa é ir até a fonte e dar um fim nela!

[/quote:9b1f7ad97b]

Tenho a impressão que isso veio e vem do 3D.

Some-se a isso o cara que quer montar um treinador e fazer 3D e manobras nele, não quer voar escala ou fazer acrobacias escalas.

Aí essa necessidade vai se espalhando e enraizando, isto é, avião tem que ser leve ter muito motor.

Esses dias, conversando com um amigo, estava falando da obsessão do povo com peso de avião. Não estão nem aí se o avião tem uma estrutura firme para durar anos ou sem tem aquele voo sólido, estável. O importante é ser levíssimo.[/quote:9b1f7ad97b]

Exaaaaaaaatamente isso...

Pensando justamente na durabilidade e estabilidade em voo, estou fazendo meu jato em bloco maciço de P3, vou aliviar somente o necessário sem afetar a estrutura.

No corpo do avião vou cavar somente o espaço para bateria, trem de pouso e passagem da fiação.

Quero um voo firme, nem que isso me custe um pouco mais de investimento em propulsão, quero um avião firme, gostoso de voar e durável, só isso.

Será meu primeiro jato, então, é inevitável algumas esfoladas...
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
Responder