DLE 20CC RA - com problema (resolvido com vídeo)aumente som

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Flavinn
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:40 pm
Localização: Anápolis.Go
Contato:

DLE 20CC RA - com problema (resolvido com vídeo)aumente som

Mensagem por Flavinn »

Estou com um problema neste motor DLE 20 RA.
Estava usando uma hélice 15x8 e o motor não apresentava bom desempenho e não regulava. Ruim no chão e em voo.

Troquei hélice para uma 15x6 e vela para uma NGK.
Abri o carburador e fiz todo procedimento como de costume.
Li muitos tópicos e segui várias sugestões, mas até agora não consegui sanar o problema

No chão ele fica redondinho, lenta estável em torno de 1900 a 2000RPM, sai da baixa para alta liso, sem engasgos. Na alta chega a 9500 RPM e não falha... Até ai tudo ok...

Na decolagem o motor está forte e o aero corre bem, veloz, mas basta tirar do chão o motor começa a falhar como se estive muito rico e perde força e velocidade.

as agulhas estão em torno de 2,5 voltas a de baixa e menos de 1 volta a de alta.

Conto com a ajuda. Obrigado.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

quanto de abertura de vela?
já checou o ponto pra ver se está certo?
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
Flavinn
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:40 pm
Localização: Anápolis.Go
Contato:

Mensagem por Flavinn »

[quote:9ca5e1c54e="Camacho"]quanto de abertura de vela?
já checou o ponto pra ver se está certo?
ABRAÇOS[/quote:9ca5e1c54e]


Não verifiquei a abertura, vou ver isto também... Camacho, aquela mola grande que vai no cachindo é importante usar??? pois estava sem esta mola.
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Ué, se tiver tudo ok o negócio é regular voando mesmo.

Há três semana estava com um problema parecido com o seu, redondo no chão e gordo principalmente na baixa, pipocando muito no ar. Meio motor era uma embolação danada.

Voava e ia fechando 1/8 de volta a baixa após cada voo. No último voo do dia estava muito bom o motor, e ainda acho que ele aceitava fechar mais um pouco. Só que tive que ir embora.
Avatar do usuário
Flavinn
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:40 pm
Localização: Anápolis.Go
Contato:

Mensagem por Flavinn »

[quote:5b38b16f35="Lumberjack"]Ué, se tiver tudo ok o negócio é regular voando mesmo.

Há três semana estava com um problema parecido com o seu, redondo no chão e gordo principalmente na baixa, pipocando muito no ar. Meio motor era uma embolação danada.

Voava e ia fechando 1/8 de volta a baixa após cada voo. No último voo do dia estava muito bom o motor, e ainda acho que ele aceitava fechar mais um pouco. Só que tive que ir embora.[/quote:5b38b16f35]

Realmente na baixa está bem embolado mesmo, a questão é que fechando ele acaba dando falta, abrindo mesmo que de pouco em pouco pipoca... e na alta pipoca a ponto de ficar fraco... Mas na proxima ida a pista vou fechando mais então, certo?
Lumberjack
membro
Mensagens: 886
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Veja, o seu é o RA então faz o favor de olhar o manual para confirmar se é a mesma coisa em relação ao que vou falar, ok?

A posição de fábrica das agulhas são:

-alta 1,5volta
-baixa 1,1 volta

Veja que está muito diferente da sua.

2,5 volta a de baixa é abertura com força. A sua agulha de baixa está muito gorda na baixa e está alimentando a alta. Veja que se tentar apertar, dá falta na alta. E veja o que você disse, a alta está fraca atualmente e gordo demais na baixa. Ou seja, a sua baixa está muito aberta e alta muito fechada.

As agulhas originais, costumam, repito, costumam, serem mais ricas. Ou seja, provavelmente, repito, provavelmente, vão trabalhar um pouco mais fechada que a posição de fábrica. Então repare, a sua alta vai trabalhar com menos 1,5 e a sua baixa com menos de 1,1. Compare com a sua posição atual agora. Veja que está longe demais.



Saiba que a agulha de alta e baixa interfere tanto na baixa quanto alta, ou seja, as duas trabalham junto.

PArtindo desses pressupostos, se eu não estiver equivocado, seu motor está é muito desregulado mesmo. Então, primeiro volte para a posição orginal as agulhas, olhe no manual para confirmar.

Regule a alta primeiro para um bom desempenho. Trabalhe com 1/8 de volta, enfia isso na cabeça. É trabalho de paciência, por isso nego não consegue regular. Eu vejo na pista o caboclo rodar as agulhas como se tivesse apertando. É 1/8 de volta.

Depois, no chão mesmo, olha na meia aceleração, um pouquinho antes de chegar no meio e veja se pipoca muito, se tiver pipocando muito fecha um pouco até diminuir.

Feito isso, confere a transição, bomba o acelerador, deixa na lenta por um segundos, acelera de uma vez, enfim, [b:eede33b0e2]veja se o motor está confiável para voo.[/b:eede33b0e2] A regulagem não acabou.

Se tiver, vai voar, se pipocar muito no meio motor, pouse e feche 1/8 da baixa e vai fazendo isso. Agora a analise é voado. E sempre, quando pousar e fechar um pouco, bombe o acelerador, faça todo o procedimento novamente para ver se tá confiável para decolar.

Veja cara, é 1/8 mesmo, é mexer um pouquinho de nada, chega ser chato fazer isso, mas tem que entender que no dia de afinar o motor é dia de afinar motor e não dia de voar e curtir. Você aperta 1/8 e continua mesma coisa. Aperta mais 1/8 e continua mesma coisa. Até que uma hora você aperta 1/8 e vê que já começou a ficar redondo o motor. Isso estou falando em voo, ok?

Então, lembre-se de tudo que eu disse e tenha, principalmente, paciência, pois é chato mesmo.


PS: eu fiquei o dia inteiro para afinar o motor e ainda não saiu como eu queria.
Avatar do usuário
Flavinn
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:40 pm
Localização: Anápolis.Go
Contato:

Mensagem por Flavinn »

Agradeço a ajuda dos amigos, e venho relatar o que fiz...

Fiz os procedimentos conforme instrução acima, e assim mesmo o motor não funcionou como deve...

então:

1 - Novamente abri o carburador, mesmo estando limpo, bati um produto para limpeza.

2 - troquei a válvula de palheta, (peça que fica entre o carburador e o bloco).
Esta peça funciona abrindo, deixando passar o combustível, e fechando para que o combustível não volte. Quando essa peça está ruim ela não veda bem e o combustível volta, então se você notar que está muito molhada a parede de fogo, pode ser que a válvula de palheta não esteja boa.
Notei que a válvula que estava no motor não tinha boa pressão, comparada com a outra válvula de um outro carburador que tenho para tirar peças.

3 - Um pequeno ajuste no braço da agulha interna do carburador.

Depois desses procedimentos fiz um voo e o motor é outro.

Novamente agradeço a ajuda dos amigos, e um detalha importante para quem voa com gasolina, eu particularmente tenho gostado muito, mas tem muitos detalhes a serem observados. Então como disse Lumberjack, é preciso paciência e curiosidade, outra coisa é não ter medo de mexer, pois uma hora ou outra teremos que mexer em nossos motores.
Avatar do usuário
Flavinn
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:40 pm
Localização: Anápolis.Go
Contato:

Mensagem por Flavinn »

http://www.youtube.com/watch?v=j_N0VvRJUqY&feature=youtu.be

Rápido vídeo, somente duas passagens, feito com celular.
Muito vento, muito ruim para voar... Mas dá uma ideia de com ficou o motor.

Observe a ressonância quando se passa por cima do eucalipto. (29 segundos)

Novamente obrigado a todos.
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

[quote:c1deb00ed0="Flavinn"]http://www.youtube.com/watch?v=j_N0VvRJUqY&feature=youtu.be

Rápido vídeo, somente duas passagens, feito com celular.
Muito vento, muito ruim para voar... Mas dá uma ideia de com ficou o motor.

Observe a ressonância quando se passa por cima do eucalipto. (29 segundos)

Novamente obrigado a todos.[/quote:c1deb00ed0]

Cara que som! Parece um glow, ta um reloginho, me tira uma duvida, que hélice você conseguiu esse som que está no vídeo? Tenho um amigo com um 20cc e ele queria saber uma hélice pra "girar" bem, e a sua parece que está assim...

Abraços e bons voos
Sbach 342 30% - Twist 36 - FUTABA T8FG Super and DLE 55
Avatar do usuário
Flavinn
membro
Mensagens: 564
Registrado em: Seg Dez 14, 2009 9:40 pm
Localização: Anápolis.Go
Contato:

Mensagem por Flavinn »

[quote:0a8b96814b="Douglas Rafael Maia"][quote:0a8b96814b="Flavinn"]http://www.youtube.com/watch?v=j_N0VvRJUqY&feature=youtu.be

Rápido vídeo, somente duas passagens, feito com celular.
Muito vento, muito ruim para voar... Mas dá uma ideia de com ficou o motor.

Observe a ressonância quando se passa por cima do eucalipto. (29 segundos)

Novamente obrigado a todos.[/quote:0a8b96814b]

Cara que som! Parece um glow, ta um reloginho, me tira uma duvida, que hélice você conseguiu esse som que está no vídeo? Tenho um amigo com um 20cc e ele queria saber uma hélice pra "girar" bem, e a sua parece que está assim...

Abraços e bons voos[/quote:0a8b96814b]


Valeu amigo, a hélice é master 15x6
Responder