Construção Cauré Sport 1200 EP/GP - Arte Moderna Laser
Iniciando o processo de colocação das shear webs. Quando ligamos uma longarina na outra através destas peças feitas com a balsa de 1 mm, reforçamos a estrutura evitando o cisalhamento. Notem que o sentido das fibras é invertido
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1560631_10200608375810757_1878118498_n.jpg[/img:14216e70a4]
Aqui mais detalhes da aplicação das shear webs. Vejam que no espaçao entre a primeira e a segunda nervura, não foi colocada a shear web. Este preenchimento será feito depois que as duas asas estiverem unidadas com o reforço de compensado entre elas
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1509133_10200608376130765_429534579_n.jpg[/img:14216e70a4]
Entre a primeira e a segunda nervura, coloco uma shear web do lado oposto, para servir de guia do reforço da junção das asas
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1044895_10200608376170766_638313929_n.jpg[/img:14216e70a4]
Shear webs aplicadas e com o chapeamento do bordo de fuga.
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Aqui iniciei o processo de chapeamento do bordo de ataque. Importante não mexer no alinhamento da asa, até que a cola dos chapeamentos superiores esteja bem curada. Isso evitará que a asa empene após ser retirada da posição de alinhamento
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1506733_10200608376930785_645702128_n.jpg[/img:14216e70a4]
Sessão de acupuntura (alfinetes) para manter a placa de chapeamento no local — em Sessão de Acumpuntura para manter o chapeamento no local.
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1526147_10200608377290794_233305087_n.jpg[/img:14216e70a4]
Detalhe dos encaixes do chapeamento no bordo de ataque. É sempre bom colocar uma vareta um pouco maior que a nervura para que sirva de guia para o chapeamento
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1488284_10200608377570801_1446096230_n.jpg[/img:14216e70a4]
Visão da asa após a cura total da cola do chapeamento da parte superior da asa
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1/1557433_10200608377850808_924990607_n.jpg[/img:14216e70a4]
Colando as bases de fixação dos servos dos ailerons
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1554556_10200608378130815_671447549_n.jpg[/img:14216e70a4]
Detalhe da mesa de servos dos ailerons após a fixação
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Fixando o berço do trem de pouso.
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Sempre deixem o "furo" do berço para o lado da raiz da asas (lado da fuselagem) e deixem que o furo fique rente à nervura, mas que tenha condições de ser transpassado para o outro lado.
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1012240_10200608379050838_1276352849_n.jpg[/img:14216e70a4]
Abs
Marco Aurelio
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Aqui mais detalhes da aplicação das shear webs. Vejam que no espaçao entre a primeira e a segunda nervura, não foi colocada a shear web. Este preenchimento será feito depois que as duas asas estiverem unidadas com o reforço de compensado entre elas
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1509133_10200608376130765_429534579_n.jpg[/img:14216e70a4]
Entre a primeira e a segunda nervura, coloco uma shear web do lado oposto, para servir de guia do reforço da junção das asas
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1044895_10200608376170766_638313929_n.jpg[/img:14216e70a4]
Shear webs aplicadas e com o chapeamento do bordo de fuga.
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Aqui iniciei o processo de chapeamento do bordo de ataque. Importante não mexer no alinhamento da asa, até que a cola dos chapeamentos superiores esteja bem curada. Isso evitará que a asa empene após ser retirada da posição de alinhamento
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1506733_10200608376930785_645702128_n.jpg[/img:14216e70a4]
Sessão de acupuntura (alfinetes) para manter a placa de chapeamento no local — em Sessão de Acumpuntura para manter o chapeamento no local.
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1526147_10200608377290794_233305087_n.jpg[/img:14216e70a4]
Detalhe dos encaixes do chapeamento no bordo de ataque. É sempre bom colocar uma vareta um pouco maior que a nervura para que sirva de guia para o chapeamento
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1488284_10200608377570801_1446096230_n.jpg[/img:14216e70a4]
Visão da asa após a cura total da cola do chapeamento da parte superior da asa
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Colando as bases de fixação dos servos dos ailerons
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1554556_10200608378130815_671447549_n.jpg[/img:14216e70a4]
Detalhe da mesa de servos dos ailerons após a fixação
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1505258_10200608378250818_856232259_n.jpg[/img:14216e70a4]
Fixando o berço do trem de pouso.
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1528539_10200608378650828_456189924_n.jpg[/img:14216e70a4]
Sempre deixem o "furo" do berço para o lado da raiz da asas (lado da fuselagem) e deixem que o furo fique rente à nervura, mas que tenha condições de ser transpassado para o outro lado.
[img:14216e70a4]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1012240_10200608379050838_1276352849_n.jpg[/img:14216e70a4]
Abs
Marco Aurelio
Chapeamento finalizado
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1514429_10200613826307016_1689913746_n.jpg[/img:3094659e88]
Detalhe da fixação da base de junção das asas
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1604666_10200613826427019_76046511_n.jpg[/img:3094659e88]
Fixação das cap strips. Essas peças tem por finalidade melhorar o acabamento. quando for utilizado entelagem com flime termo-adesivo. Ela evita o abaulamento excessivo do material
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1521502_10200613826467020_1430886809_n.jpg[/img:3094659e88]
Acabamento na base do trem de pouso
[img:3094659e88]https://scontent-a-ord.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/t1/68358_10200613827347042_1541720922_n.jpg[/img:3094659e88]
Detalhe da mesa de servos dos ailerons
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1526619_10200613827747052_1288293775_n.jpg[/img:3094659e88]
Mais cap strips
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1496825_10200613827867055_721517319_n.jpg[/img:3094659e88]
Inicio da construção dos ailerons.
Aqui utilizo a mesma balda do chapeamento, para que não ocorram diferenças na junção das peças
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1012027_10200613828107061_1185509389_n.jpg[/img:3094659e88]
Reforços para as dobradição e para o horn
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1535434_10200613828267065_508713338_n.jpg[/img:3094659e88]
Mais reforços de dobradiças
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/t1/1513195_10200613828587073_1827764811_n.jpg[/img:3094659e88]
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1497150_10200613828827079_169017575_n.jpg[/img:3094659e88]
Chapeamento da base da asa, onde será passado o cabo do servo. Notem que fiz dois reforços, o retangular de balsa e o redondo de compensado (aproveitei este retalho da parede de fogo)
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1010478_10200613829467095_2067832038_n.jpg[/img:3094659e88]
Aqui com cada peça em seu lado da chapa
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1003181_10200613829667100_1524253269_n.jpg[/img:3094659e88]
Peça em balsa já colada na parte interna do chapeamento
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1545968_10200613829827104_2022951138_n.jpg[/img:3094659e88]
Peça em compensado fixada do lado externo do chapeamento
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1507574_10200613830027109_174415677_n.jpg[/img:3094659e88]
chapeamento fixado na asa
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1609669_10200613830387118_423221508_n.jpg[/img:3094659e88]
chapeamento da base da asa concluído
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1514645_10200613830707126_2065628716_n.jpg[/img:3094659e88]
aileron pronto e lixado
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1601546_10200613830827129_1535646132_n.jpg[/img:3094659e88]
Detalhe dos chanfros feitos nos ailerons para que o mesmo tenha mobilidade
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1545952_10200613831107136_991714483_n.jpg[/img:3094659e88]
conjunto da semi-asa direita pronto para entelagem - visão superior
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1560464_10200613831347142_1930003647_n.jpg[/img:3094659e88]
conjunto da semi-asa direita pronto para entelagem - visão inferior
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1489197_10200613831507146_2106061456_n.jpg[/img:3094659e88]
Detalhe do acabamento depois de toda chapeada
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1512365_10200613831867155_1038819718_n.jpg[/img:3094659e88]
Conector da extensão do servo do aileron
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1544967_10200613832187163_1889449297_n.jpg[/img:3094659e88]
Detalhe da peça que encaixará na caverna C2 da fuselagem
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1560518_10200613832347167_555311295_n.jpg[/img:3094659e88]
Bom pessoal, aqui termina a montagem da semi-asa. Espero que a sequência de fotos e explicações tenham sido didáticas. Fiquem a vontade para tirar dúvidas.
Não publicarei a montagem da semi-asa esquerda, pois é exatamente igual a esta. Talvez fique alguns dias sem publicar, enquanto construo a outra semi-asa, portanto, aproveitem para fazer as perguntas.
Abs
Marco Aurelio
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1514429_10200613826307016_1689913746_n.jpg[/img:3094659e88]
Detalhe da fixação da base de junção das asas
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1604666_10200613826427019_76046511_n.jpg[/img:3094659e88]
Fixação das cap strips. Essas peças tem por finalidade melhorar o acabamento. quando for utilizado entelagem com flime termo-adesivo. Ela evita o abaulamento excessivo do material
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1521502_10200613826467020_1430886809_n.jpg[/img:3094659e88]
Acabamento na base do trem de pouso
[img:3094659e88]https://scontent-a-ord.xx.fbcdn.net/hphotos-prn1/t1/68358_10200613827347042_1541720922_n.jpg[/img:3094659e88]
Detalhe da mesa de servos dos ailerons
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1526619_10200613827747052_1288293775_n.jpg[/img:3094659e88]
Mais cap strips
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1496825_10200613827867055_721517319_n.jpg[/img:3094659e88]
Inicio da construção dos ailerons.
Aqui utilizo a mesma balda do chapeamento, para que não ocorram diferenças na junção das peças
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1012027_10200613828107061_1185509389_n.jpg[/img:3094659e88]
Reforços para as dobradição e para o horn
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1535434_10200613828267065_508713338_n.jpg[/img:3094659e88]
Mais reforços de dobradiças
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/t1/1513195_10200613828587073_1827764811_n.jpg[/img:3094659e88]
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/1497150_10200613828827079_169017575_n.jpg[/img:3094659e88]
Chapeamento da base da asa, onde será passado o cabo do servo. Notem que fiz dois reforços, o retangular de balsa e o redondo de compensado (aproveitei este retalho da parede de fogo)
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1010478_10200613829467095_2067832038_n.jpg[/img:3094659e88]
Aqui com cada peça em seu lado da chapa
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/t1/1003181_10200613829667100_1524253269_n.jpg[/img:3094659e88]
Peça em balsa já colada na parte interna do chapeamento
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1545968_10200613829827104_2022951138_n.jpg[/img:3094659e88]
Peça em compensado fixada do lado externo do chapeamento
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1507574_10200613830027109_174415677_n.jpg[/img:3094659e88]
chapeamento fixado na asa
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/t1/1609669_10200613830387118_423221508_n.jpg[/img:3094659e88]
chapeamento da base da asa concluído
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc3/1514645_10200613830707126_2065628716_n.jpg[/img:3094659e88]
aileron pronto e lixado
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1601546_10200613830827129_1535646132_n.jpg[/img:3094659e88]
Detalhe dos chanfros feitos nos ailerons para que o mesmo tenha mobilidade
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1545952_10200613831107136_991714483_n.jpg[/img:3094659e88]
conjunto da semi-asa direita pronto para entelagem - visão superior
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1560464_10200613831347142_1930003647_n.jpg[/img:3094659e88]
conjunto da semi-asa direita pronto para entelagem - visão inferior
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/1489197_10200613831507146_2106061456_n.jpg[/img:3094659e88]
Detalhe do acabamento depois de toda chapeada
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1512365_10200613831867155_1038819718_n.jpg[/img:3094659e88]
Conector da extensão do servo do aileron
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1544967_10200613832187163_1889449297_n.jpg[/img:3094659e88]
Detalhe da peça que encaixará na caverna C2 da fuselagem
[img:3094659e88]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/t1/1560518_10200613832347167_555311295_n.jpg[/img:3094659e88]
Bom pessoal, aqui termina a montagem da semi-asa. Espero que a sequência de fotos e explicações tenham sido didáticas. Fiquem a vontade para tirar dúvidas.
Não publicarei a montagem da semi-asa esquerda, pois é exatamente igual a esta. Talvez fique alguns dias sem publicar, enquanto construo a outra semi-asa, portanto, aproveitem para fazer as perguntas.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
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[quote:369962dc58="Anderson.Sky"]Ótima montagem ! Bem didática mesmo. Pergunta: Vc já definiu a motorização completa ? Continuarei acompanhando. Grande abraço.[/quote:369962dc58]
Olá Anderson Sky,
Ainda não. Mas se for eletrico, deverá ser um 3536 de 1100 KV
Se for Glow, um OS .20
Abs
Marco Aurelio
Olá Anderson Sky,
Ainda não. Mas se for eletrico, deverá ser um 3536 de 1100 KV
Se for Glow, um OS .20
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Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001