[IMPORTANTE] Seus direitos de não pagar impostos indevidos

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:1d38096010="caribeiro"]A informação que tenho é que "poderá" é questionável, não significaria necessariamente escolha ou opção. Não sei como funciona isso juridicamente mas já há decisões favoráveis.[/quote:1d38096010]


No meu dicionário "poder" é diferente de "dever".

Eu também gostaria muito de que as minhas encomendas também fossem isentas de tributos...
Mas já parou um segundo para tentar entender qual o objetivo de tal lei? Veja, a lei é de 1980 (valor original 20 dólares, elevado em 1991 para 100 dólares). Naquela época nem existia Internet. Comprava-se pelos correios através de catálogos. E provavelmente, a Receita também não tinha estrutura para para processar o volume de encomendas que só tendia a crescer. Para mim, é uma lei feita a pedido do próprio Ministério da Fazenda/Receita Federal, para que eles tivessem alguma "margem de manobra operacional". Lembrando novamente, era 1980, governo militar, general na presidência...

Ou você acha que o "presidente que dizia preferir cavalos a pessoas" assinou tal decreto só porque era bonzinho?

Ah! Ia esquecendo: liminar/mandato de segurança são decisões temporárias. E pela lei, estatutos, etc, orgãos públicos precisam recorrer até a última instância. No vídeo o cara fala que o governo "desistiu" de uma das acões e mandou devolver o dinheiro depositado em juízo... isso é [b:1d38096010]muito estranho[/b:1d38096010]. Também o cara diz que não precisa de advogado para iniciar a acão... mas e depois? Não precisa de advogado nas audiências? Se não precisar tudo bem... só precisa ter tempo para gastar...
Avatar do usuário
caribeiro
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Out 08, 2012 5:41 pm
Localização: João Pessoa, Paraíba

Mensagem por caribeiro »

[quote:82c4288513="snag"][quote:82c4288513="caribeiro"]A informação que tenho é que "poderá" é questionável, não significaria necessariamente escolha ou opção. Não sei como funciona isso juridicamente mas já há decisões favoráveis.[/quote:82c4288513]


No meu dicionário "poder" é diferente de "dever".

Eu também gostaria muito de que as minhas encomendas também fossem isentas de tributos...
Mas já parou um segundo para tentar entender qual o objetivo de tal lei? Vejam, a lei é de 1980 (valor original 20 dólares, elevado em 1991 para 100 dólares). Naquela época nem existia Internet. Comprava-se pelos correios através de catálogos. E provavelmente, a Receita também não tinha estrutura para para processar o volume de encomendas que só tendia a crescer. Para mim, é uma lei feita a pedido do próprio Ministério da Fazenda/Receita Federal, para que eles tivessem alguma "margem de manobra operacional". Lembrando novamente, era 1980, governo militar, general na presidência...

Ou você acha que o "presidente que dizia preferir cavalos a pessoas" assinou tal decreto só porque era bonzinho?[/quote:82c4288513]

http://www.jusbrasil.com.br/diarios/57772557/trf-2-jud-jfrj-14-08-2013-pg-604

A possibilidade de restituição existe.

"Percebe-se que tanto a Portaria do Ministério da Fazenda como a Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal extrapolaram os limites estabelecidos por norma recepcionada com status de lei, inovando aqueles atos normativos na ordem jurídica ao exigir, como condição para concessão da isenção do imposto de importação, que, além do destinatário do bem, o remetente também seja pessoa física."
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Eu já ficaria contente se a receita taxasse CORRETAMENTE. Ponto.
Avatar do usuário
caribeiro
membro
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Out 08, 2012 5:41 pm
Localização: João Pessoa, Paraíba

Mensagem por caribeiro »

Compartilhando matéria com links, caso alguém tenha problemas

[url]http://bjc.uol.com.br/2014/01/30/a-justica-decidiu-compras-abaixo-de-100-dolares-nao-podem-ser-tributadas/[/url]
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

http://www.tecmundo.com.br/Governo/49800-e-Lei-compras-internacionais-abaixo-de-US-100-nao-podem-ser-tributadas.htm
Avatar do usuário
wbflinux
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Dez 03, 2013 10:11 pm
Localização: SÃO JOÃO DEL REI - MG

Mensagem por wbflinux »

[quote:473ac651c9="ATARI"]http://www.tecmundo.com.br/Governo/49800-e-Lei-compras-internacionais-abaixo-de-US-100-nao-podem-ser-tributadas.htm[/quote:473ac651c9]

No video o comprador reclamou antes de retirar no correio ,na matéria fala da restituição do valor pago,pode pagar para retirar o produto e reclamar em seguida????


Edit:

Acabei de ver uma encomenda minha da hk de 80 USD produto + Frete, que ja esta em Belo Horizonte e foi tributada,so naum sei quantos SUREAIS vou ter que pagar mas ja quero incomodar as autoridades e valer nossos direitos hehehehe......
Avatar do usuário
hamiltoncallado
membro
Mensagens: 416
Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por hamiltoncallado »

se alguém conseguir retirar a tributação, coloque aqui sua experiência. Normalmente compro itens abaixo de 100 dólares. Muitas vezes sou tributado...
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

[quote:00ecf89076="wbflinux"][quote:00ecf89076="ATARI"]http://www.tecmundo.com.br/Governo/49800-e-Lei-compras-internacionais-abaixo-de-US-100-nao-podem-ser-tributadas.htm[/quote:00ecf89076]

No video o comprador reclamou antes de retirar no correio ,na matéria fala da restituição do valor pago,pode pagar para retirar o produto e reclamar em seguida????


Edit:

Acabei de ver uma encomenda minha da hk de 80 USD produto + Frete, que ja esta em Belo Horizonte e foi tributada,so naum sei quantos SUREAIS vou ter que pagar mas ja quero incomodar as autoridades e valer nossos direitos hehehehe......[/quote:00ecf89076]

ele ja tinha pedido o recalculo do imposto e nesse tempo entrou na justiça

isso pelo que eu entendi
Avatar do usuário
bruno.villas
membro
Mensagens: 138
Registrado em: Ter Abr 20, 2010 8:27 pm
Localização: Poços de Caldas, MG

Mensagem por bruno.villas »

A minha experiência é que toda vez que se pede revisão a caixa vem amassada.
"Takeoffs are optional, but landings are mandatory"
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Já aconteceu comigo também bruno.villas. Chegou a caixa bonitinha, mas ao pedir revisão, ela voltou pra mim completamente destruída por alguém que deve ter tido um ataque de fúria.
Responder