[noticia triste] - Acidente com Multirotor em Valinhos
- viniciusmartins
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[quote:b153b91986="Papalegua"]Um outro detalhe muito importante a ser visto é que vants ou qualquer dispositivo de voo sem tripulantes só poderá fazer voos com fins lucrativos se tiver homologado pela ANAC, fora isso, não é permitido nenhum vant fazer voo com fins lucrativos e devido ao crescente número desses dispositivos, as regras estão começando a serem mais pesadas nesse quesito, justamente para que não saia do controle e qualquer um que "ache" ser bom piloto faça voos com fins lucrativos.
Notem que não estou citando nome de ninguém e tão pouco apontando o nosso colega como responsável por isso, somente deixando aqui meus comentários não sobre o sinistro, mas pelas regras que devemos seguir para evitar que sinistros maiores venham a ocorrer.
http://mundogeoconnect.com/2013/arquivos/palestras/19_jun-cd-ulf-bogdawa.pdf
Acredito que o link acima ajude muita gente a entender que se forem fazer voos com fins lucrativos, terão que ter licença da ANAC para isso, caso contrário, estarão exercendo exercício ilegal da profissão, pois querem trabalhar com o uso de vant's, mas não legalizam o equipamento.
Nesse caso, entrará o tão famoso BRA que tantos criticam e não querem fazer.
Aeromodelista sem BRA não é aeromodelista e não pode se considerar como tal justamente por não ter tido o devido treinamento para ser um aeromodelista.[/quote:b153b91986]
Excelente suas informações, logo estarei participando de mais uma palestra da ANAC sobre Vant's e posto mais informações aqui tb.
Notem que não estou citando nome de ninguém e tão pouco apontando o nosso colega como responsável por isso, somente deixando aqui meus comentários não sobre o sinistro, mas pelas regras que devemos seguir para evitar que sinistros maiores venham a ocorrer.
http://mundogeoconnect.com/2013/arquivos/palestras/19_jun-cd-ulf-bogdawa.pdf
Acredito que o link acima ajude muita gente a entender que se forem fazer voos com fins lucrativos, terão que ter licença da ANAC para isso, caso contrário, estarão exercendo exercício ilegal da profissão, pois querem trabalhar com o uso de vant's, mas não legalizam o equipamento.
Nesse caso, entrará o tão famoso BRA que tantos criticam e não querem fazer.
Aeromodelista sem BRA não é aeromodelista e não pode se considerar como tal justamente por não ter tido o devido treinamento para ser um aeromodelista.[/quote:b153b91986]
Excelente suas informações, logo estarei participando de mais uma palestra da ANAC sobre Vant's e posto mais informações aqui tb.
Cinestar 8 HL - DJI S800
- Marco Antonio
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Você pode ter todo todo treinamento e não ter BRA.
Sou defensor ferrenho de te-lo mas para que sejamos reconhecidos numericamente e como grupo. Ter BRA não faz de você bom aeromodelista assim como ter habilitação não faz você um bom motorista.
Os tempos mudaram... Hoje se voa até dentro de casa! Conversando com o presidente da COBRA eu até sugeri ter um BRA sem custo para vôo indolor unicamente para que o grupo se fortaleça.
Conheço quem faz modelos indolor e são aeromodelistas fantásticos e não tem BRA pois a alegria deles se faz em um espaço de uma quadra.. E se o cara faz e fez a vida toda vôo livre... ele é um aeromodelista?
Sou defensor ferrenho de te-lo mas para que sejamos reconhecidos numericamente e como grupo. Ter BRA não faz de você bom aeromodelista assim como ter habilitação não faz você um bom motorista.
Os tempos mudaram... Hoje se voa até dentro de casa! Conversando com o presidente da COBRA eu até sugeri ter um BRA sem custo para vôo indolor unicamente para que o grupo se fortaleça.
Conheço quem faz modelos indolor e são aeromodelistas fantásticos e não tem BRA pois a alegria deles se faz em um espaço de uma quadra.. E se o cara faz e fez a vida toda vôo livre... ele é um aeromodelista?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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Marco, concordo com você que ter habilitação não faz um bom motorista, mas sem habilitação, é pior ainda.
Ter BRA não faz um bom piloto, mas sem BRA, mostra que não teve o treinamento adequado.
Sabemos que tem muita gente que pilota um aeromodelo extremamente bem e não tem BRA, mas sabemos também que a maioria não sabe quase nada sobre pilotar aeromodelo e um bom exemplo disso, são muitos aeromodelos que já vi, sem leme ou sem o uso do mesmo, o que torna o piloto não capaz de controle absoluto do aeromodelo.
Muita gente que já faz parte do fórum a um bom tempo e que seguidamente vem aqui e faz uma pergunta simples e básica, o que prova total desconhecimento do que está fazendo e jura de pé junto que sabe pilotar.
Um bom instrutor tem que ser regulamentado e não apenas um que "acha" que sabe pilotar e se autointitula instrutor e o pior, cobra por isso.
Tem certas regras que realmente, são chatas ou até desnecessárias, mas são as regras que nos fazem manter a ordem se não, tudo irá virar um caos.
Podemos até comparar um piloto de aeromodelo com um piloto de avião, no curso para piloto, o aluno aprende tudo sobre um avião e sabe o por que ele voa, no aeromodelismo não é diferente, mas vemos muita gente aqui jurando que o que faz um aeromodelo voar é o empuxo do motor e a hélice fazendo vento para trás.
Ter BRA não faz um bom piloto, mas sem BRA, mostra que não teve o treinamento adequado.
Sabemos que tem muita gente que pilota um aeromodelo extremamente bem e não tem BRA, mas sabemos também que a maioria não sabe quase nada sobre pilotar aeromodelo e um bom exemplo disso, são muitos aeromodelos que já vi, sem leme ou sem o uso do mesmo, o que torna o piloto não capaz de controle absoluto do aeromodelo.
Muita gente que já faz parte do fórum a um bom tempo e que seguidamente vem aqui e faz uma pergunta simples e básica, o que prova total desconhecimento do que está fazendo e jura de pé junto que sabe pilotar.
Um bom instrutor tem que ser regulamentado e não apenas um que "acha" que sabe pilotar e se autointitula instrutor e o pior, cobra por isso.
Tem certas regras que realmente, são chatas ou até desnecessárias, mas são as regras que nos fazem manter a ordem se não, tudo irá virar um caos.
Podemos até comparar um piloto de aeromodelo com um piloto de avião, no curso para piloto, o aluno aprende tudo sobre um avião e sabe o por que ele voa, no aeromodelismo não é diferente, mas vemos muita gente aqui jurando que o que faz um aeromodelo voar é o empuxo do motor e a hélice fazendo vento para trás.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
- Marco Antonio
- Equipe E-voo.com
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Não!!! Eu mesmo treinei um cara e ele voa muuuuuuito bem é por opção não quer ter o BRA.
Faz tempo que não falo com o pessoal do Rio mas eles queriam tornar ia instrutores uma classe remunerada e aí sim você poderia dizer que para ter um bom treinamento esse deveria ser feito pie alguém habilitado.
Tem clube que distribui BRA igual bala.
Você vai dizer que ele teve um bom treinamento?
Faz tempo que não falo com o pessoal do Rio mas eles queriam tornar ia instrutores uma classe remunerada e aí sim você poderia dizer que para ter um bom treinamento esse deveria ser feito pie alguém habilitado.
Tem clube que distribui BRA igual bala.
Você vai dizer que ele teve um bom treinamento?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Marco Antonio
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- Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
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É, tem gente que estraga tudo mesmo.
O clube que conheço aqui não distribui BRA igual bala, exige treinamento mesmo por um instrutor e eu tiro o chapéu para esse instrutor que além de ensinar o aluno com o avião de treinamento do instrutor mesmo, ensina ao aluno o por que de cada coisa ser como é e só ensina o aluno a decolar e pousar o aeromodelo depois de ter certeza de que aprendeu a controlar ele lá em cima com todos os comandos necessários.
Pena que nem todos os clubes sejam assim e que nem todos os "instrutores" sejam assim também.
Malditos sejam os clubes que distribuem BRA igual bala.
O clube que conheço aqui não distribui BRA igual bala, exige treinamento mesmo por um instrutor e eu tiro o chapéu para esse instrutor que além de ensinar o aluno com o avião de treinamento do instrutor mesmo, ensina ao aluno o por que de cada coisa ser como é e só ensina o aluno a decolar e pousar o aeromodelo depois de ter certeza de que aprendeu a controlar ele lá em cima com todos os comandos necessários.
Pena que nem todos os clubes sejam assim e que nem todos os "instrutores" sejam assim também.
Malditos sejam os clubes que distribuem BRA igual bala.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
- caribeiro
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- Registrado em: Seg Out 08, 2012 5:41 pm
- Localização: João Pessoa, Paraíba
[quote:96cd89bf98="CONDOR 2"]Onde há fonte de emissão de sinais de grande potência (em veículos principamente), onde a deficiencia de aterramento se faz presente...gera harmonicos fortes, mesmo em estações desapropriadas de recursos anti-harmõnicos.
Se seu rx não possuir um filtro eficiente...front end, etc... eficiente.....já era.
Estamos meio distantes disso para não comprometer o tamanho e peso dos rxs.
Planejamento é tudo.
Observação é melhor.
São problemas que as vezes fogem a compreenção e que dão as vezes resultados catastróficos.
A melhor forma é a discussão e apresentaçã dos problemas para que nos próximos voos e eventos sejam dirimidos os riscos.
Ainda bem que os danos foram de pequeno porte.
Um corte profundo, ou ferimento dos olhos e pescoço....esses seríam fatais.
Se Deus quiser haverão mais opiniões que as vezes são duras, mas alertam de certa forma.
Uma coisa é certa, qualquer equipamento voando sobre pessoas ou ambientes periculosos ainda não são totalmente seguros.
Talvez se houver uma proteção periférica nos hélices (grades, ou algo assim) seria melhor e menos traumático quando da queda.
Algo á se pensar.
Prefiro imaginar os hélices protegidas e com mais arrasto, que uma coisa girando á uma velocidade asustadora se tornando um risco que uma hora ou outra venha á se tornar um caso á muitos que tenho acompanhado.
A modalidade é linda...enquanto for só um hobby...[/quote:96cd89bf98]
Condor seus últimos parágrafos são muito relevantes. Eu era criança 7 ou 8 anos, quando um primo, foi sugado por um motor de lancha, seu corpo foi retalhado. Fiz uma proposta " a hélice deveria ser igual ao ventilador" . Me falaram, nunca será.
Se seu rx não possuir um filtro eficiente...front end, etc... eficiente.....já era.
Estamos meio distantes disso para não comprometer o tamanho e peso dos rxs.
Planejamento é tudo.
Observação é melhor.
São problemas que as vezes fogem a compreenção e que dão as vezes resultados catastróficos.
A melhor forma é a discussão e apresentaçã dos problemas para que nos próximos voos e eventos sejam dirimidos os riscos.
Ainda bem que os danos foram de pequeno porte.
Um corte profundo, ou ferimento dos olhos e pescoço....esses seríam fatais.
Se Deus quiser haverão mais opiniões que as vezes são duras, mas alertam de certa forma.
Uma coisa é certa, qualquer equipamento voando sobre pessoas ou ambientes periculosos ainda não são totalmente seguros.
Talvez se houver uma proteção periférica nos hélices (grades, ou algo assim) seria melhor e menos traumático quando da queda.
Algo á se pensar.
Prefiro imaginar os hélices protegidas e com mais arrasto, que uma coisa girando á uma velocidade asustadora se tornando um risco que uma hora ou outra venha á se tornar um caso á muitos que tenho acompanhado.
A modalidade é linda...enquanto for só um hobby...[/quote:96cd89bf98]
Condor seus últimos parágrafos são muito relevantes. Eu era criança 7 ou 8 anos, quando um primo, foi sugado por um motor de lancha, seu corpo foi retalhado. Fiz uma proposta " a hélice deveria ser igual ao ventilador" . Me falaram, nunca será.
[quote:743b2ae795="caribeiro"]
Condor seus últimos parágrafos são muito relevantes. Eu era criança 7 ou 8 anos, quando um primo, foi sugado por um motor de lancha, seu corpo foi retalhado. Fiz uma proposta " a hélice deveria ser igual ao ventilador" . Me falaram, nunca será.[/quote:743b2ae795]
Nunca é muito tempo, pois hoje em dia muitas lanchas tem sistema de propulsão semelhante ao dos jetsky.
Que mito é esse que multirotores tem que serem somente uma aranha esquelética sem nenhuma carenagem ou algo assim que os deixe com mais cara de modelo rádio controlado.
Ao meu ver, um multirotor sem nada, pelado, é o mesmo que olhar um helimodelo sem canopy, sem graça nenhuma.
Condor seus últimos parágrafos são muito relevantes. Eu era criança 7 ou 8 anos, quando um primo, foi sugado por um motor de lancha, seu corpo foi retalhado. Fiz uma proposta " a hélice deveria ser igual ao ventilador" . Me falaram, nunca será.[/quote:743b2ae795]
Nunca é muito tempo, pois hoje em dia muitas lanchas tem sistema de propulsão semelhante ao dos jetsky.
Que mito é esse que multirotores tem que serem somente uma aranha esquelética sem nenhuma carenagem ou algo assim que os deixe com mais cara de modelo rádio controlado.
Ao meu ver, um multirotor sem nada, pelado, é o mesmo que olhar um helimodelo sem canopy, sem graça nenhuma.
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