Configuração multiwii pro flight controller w/mtk gps module

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

depois que minha Multiwii + GPS fez um "Fly Away Forever" ... nem quero saber mais de dessa plaquinha
johnnynunes
membro
Mensagens: 107
Registrado em: Qua Jun 05, 2013 11:40 am
Localização: Horta, Açores

Mensagem por johnnynunes »

[quote:2a9c2befcb="ATARI"]depois que minha Multiwii + GPS fez um "Fly Away Forever" ... nem quero saber mais de dessa plaquinha[/quote:2a9c2befcb]

:shock: mto mau... Espero nao ter essa "sorte"...
rhvieira
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Jan 06, 2014 11:23 am
Localização: São Paulo

Mensagem por rhvieira »

Galera montei o meu tudo ligado, porem quando vou eu dou 100% throttle o Quad dá uma cambalhota, Estou usando o Multiwii e o Tunirgy x9, alguma configuração especifica?
[yt]27IEyED133w[/yt]
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

[quote:2e37c2f5b2="rhvieira"]Galera montei o meu tudo ligado, porem quando vou eu dou 100% throttle o Quad dá uma cambalhota, Estou usando o Multiwii e o Tunirgy x9, alguma configuração especifica?
[yt]27IEyED133w[/yt][/quote:2e37c2f5b2]

Aparentemente seus esc's estão descalibrados.
robertb
membro
Mensagens: 958
Registrado em: Ter Nov 17, 2009 11:43 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por robertb »

alem disso, me pareceu que a hélice da esquerda (braço branco) do vídeo é CW e deveria ser o inverso,a rotação do motor aparentemente esta correta, "aparentemente".

Revisa, todas as hélices se estão colocadas nos braços certos, todas tem que fazer 'vento" para baixo , :)

Abs
Avatar do usuário
Vilaça
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Set 06, 2010 12:26 am

Mensagem por Vilaça »

Olá pessoal, tudo bem? Sou novo aqui no tópico e iniciante em multirotores.

Já tive um tricóptero e me encantei com o esquema de decolagem vertical.

Tive uma oportunidade de comprar um kit (Multiwii Pro / GPS MTK / OSD minim 1.1) de um colega, e resolvi seguir com as montagens.

Meu setup:

Multiwii pro / MTK gps
escs Turnigy plush 30a
Motores Fpvmanuals 4008
hélices carbono 10x4,7
Frame ATG 500X
OSD minim 1.1
Video Boscam 5.8 500mw

Rádio JR XG11 com RX8ch RG831B

Como eu sou iniciante, estou usando o MultiwiiConf. Já fiz alguns voos para acertar os PIDs e ainda estou em fase de acertos. Por enquanto, só voei no modo ACRO, sem nenhum modo de voo ativado, Angle e BARO.

Por enquanto, consegui bons resultados abaixando os Ds do ROLL e do PITCH de 23 para 15. Tenho um amigo que entende bem de configuração de PIDs em plataforma arduino e ele me indicou iniciar pelos Ds. Na configuração standard, nem consegui decolar pq o quad chacoalhava tudo. Ele já de cara pediu p eu reduzir os Ds do ROLL e do PITCH p 15 e simplesmente acertou. O voo é establizado no modo ACRO.
Ele me disse que as configurações, devem ser iniciadas reduzindo os Ds.
Ele é formado em mecatrônica, e o trabalho de graduação dele foi um programa que acertava os PIDs sozinhos, de acordo com a própria leitura de erro da placa... coisa pareceida. Pena que ele voltou para a cidade dele em MT.
Hj minha configuração, está sendo feita via Whatsapp... kkkk

Quero ver se neste sábado vou ao clube de aeromodelismo que eu frequento para fazer um voo mais extenso.

Minha dúvida é com relação a OSD.

Li o fórum de cabo a rabo e somente no final, um pessoal comentou mas não concluiu se conseguiu ou não ligar a plaquinha OSD.

Poxa, se conseguir ligar a OSD, temos na tela visualização de GPS, sensores, telemetria etc. e o principal que vejo todos aqui se batendo, configuração dos PIDs.

Eu liguei a minha OSD na serial 3.

A princípio funcionou, mostrou o video com a logo da OSD, porém não aparecia as funções de GPS e tals... Apertei o botão reset da OSD e na imagem, ficou pedindo a programação via FTDI.

A ligação pelo que eu entendi, era o mesmo esquema do GPS.

GND c/ GND
5V c/ 5V
TX x RX
RX x TX

Porém, deixei ela ligada no quad e iniciei os voos de teste para acertar os PIDs.

Depois dos voos de test, resolvi voltar a testar a OSD novamente. quando eu liguei na tela... NADA de aparecer as imagens da camera. Isolei o OSD e voltou a aparecer a imagem.

Será que eu fiz caca?

Já revirei fóruns, sites e nada... nenhuma informação sobre OSD x Multiwii PRO. somente videos demonstrando as funções... nada de instalações e programações na multiwii.

Se alguém tiver algum esquema de ligação, programação, etc... por favor me ajude.

Hj, chegou meu sonar HC-SR04 e a interface FTDI para programar a OSD.

Assim que eu tiver algum resultado, posto aqui para ajudar.

Abraço a todos
Avatar do usuário
Vilaça
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Set 06, 2010 12:26 am

Mensagem por Vilaça »

Olá pessoal!

Fiz alguns testes para tentar resolver meus problemas.

Sobre a imagem que havia sumido, qnd eu ligo o cabo USB na placa ela volta a aparecer na tela. Minha impressão é que parece que a placa Multiwii não está alimentando 5V para a OSD. Só alimenta qnd eu ligo o cabo USB.
Qnd eu aperto o botão de reset do OSD, aparece "No mav data!"

Já fiz vários UPs de firmware na OSD. Atualmente estou usando o MinimOSD-Extra_Copter_Pre_release_2.4_r726.hex

Na minha opinião, parece que está faltando habilitar a porta serial 3.

Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Amanhã, vou soldar os pinos na porta serial 1 e iniciar novos testes.
Avatar do usuário
alex3838
membro
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Set 12, 2010 10:27 pm
Localização: Bom Despacho - MG

Esc

Mensagem por alex3838 »

Olá Pessoal! Estou algumas páginas atrás! Alguém poderia me ajudar a calibrar os ESCs.
Obrigado!
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos (Sócio-038)
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

ligar o radio com o acelerador para cima
energizar a placa com os esc's ligados a ele (lembre de retirar as hélices)
os motores tocaram uma musiquinha espere terminar, aguarde mais um pouco por um bip.
baixe o stick do acelerador
desligue a bateria da placa.
Seus esc's estarão calibrados

Abs
Avatar do usuário
AndersonCruz
membro
Mensagens: 41
Registrado em: Ter Ago 27, 2013 4:05 pm
Localização: sao leopolo-RS

Mensagem por AndersonCruz »

Alguem pode me ajudar. Tenho uma multiwii holybro, alguem sabe configurar ela com GPS e sensor ultrasom?
Responder