Micro Aeromodelo Eletrônica de Bitcar / Canned Heat

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
Avatar do usuário
hotpot
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Fev 26, 2014 2:25 pm
Localização: Hannover

Micro Aeromodelo Eletrônica de Bitcar / Canned Heat

Mensagem por hotpot »

Olá pessoal, bom dia!!

Enquanto meus equipamentos para construir um aeromodelo de "verdade" não chegam, pretendo montar (ou pelo menos tentar :P ) um "aeromodelinho" com a eletronica de um desses micro carrinhos AM que eu achei aqui.

Tenho algumas dúvidas para os mais experientes e entendedores de eletrônica:

Essa bateria verde original é feita de que material? (achei ela bem pesada)
Testei ela no multímetro e deu que a corrente é de 1,5 volts. Se eu substituí-la pela Lipo de 3,7 volts o circuito queima na hora? Alguma solução bem SIMPLES?

Tem alguma chance de esse motorzinho original sustentar nem que seja um aviãozinho de papel? (o uso pretendido é para uma quadra indoor do lado de casa totalmente vedada sem nenhum vento)
Qual tamanho de hélice devo usar nele caso queira instalá-la diretamente?

O atuador magnético original do carrinho teria força suficiente para mover o leme se eu usasse um imã de neodímio bem potente?

Muito obrigado pela atenção (já que você leu até aqui hahaha) e peço que peguem leve no bulllying por causa das minhas dúvidas de iniciante.

Abraços!

http://imgur.com/vTa6rXE
(Não consegui anexar a imgagem no forum. Vai por link mesmo)
Anexos
vTa6rXE.jpg
vTa6rXE.jpg (29.97 KiB) Exibido 4229 vezes
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Re: Micro Aeromodelo Eletrônica de Bitcar / Canned Heat

Mensagem por Abib »

[quote:a642eafa98="hotpot"]Olá pessoal, bom dia!!

Enquanto meus equipamentos para construir um aeromodelo de "verdade" não chegam, pretendo montar (ou pelo menos tentar :P ) um "aeromodelinho" com a eletronica de um desses micro carrinhos AM que eu achei aqui.

Tenho algumas dúvidas para os mais experientes e entendedores de eletrônica:

Essa bateria verde original é feita de que material? (achei ela bem pesada)
Testei ela no multímetro e deu que a corrente é de 1,5 volts. Se eu substituí-la pela Lipo de 3,7 volts o circuito queima na hora? Alguma solução bem SIMPLES?

Tem alguma chance de esse motorzinho original sustentar nem que seja um aviãozinho de papel? (o uso pretendido é para uma quadra indoor do lado de casa totalmente vedada sem nenhum vento)
Qual tamanho de hélice devo usar nele caso queira instalá-la diretamente?

O atuador magnético original do carrinho teria força suficiente para mover o leme se eu usasse um imã de neodímio bem potente?

Muito obrigado pela atenção (já que você leu até aqui hahaha) e peço que peguem leve no bulllying por causa das minhas dúvidas de iniciante.

Abraços!
[/quote:a642eafa98]

Corrente é medida em Amperes. Tensão é em Volts.

Mediu a tensão da bateria depois de carregada?

Sim, pode queimar na hora se a tensão de trabalho não for a mesma da bateria original, não, não há solução.

Vai precisar testar diversas helices para saber qual se adequa à tensão de trabalho sem danificar o motor
Mostre a um Sábio onde ele errou e ele te agradecerá.
Mostre a um Ignorante onde ele errou e ele te insultará.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Esta só dez anos pra trás no tempo mas tudo bem.

Tudo o que precisa está aqui: http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=84771
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
hotpot
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Fev 26, 2014 2:25 pm
Localização: Hannover

Mensagem por hotpot »

Abib, muito obrigado pela correção! Deu pra notar que eletrônica é meu forte né?
Medi a tensão (não a corrente hehe) pouquinho depois de carregá-la. É possível fazer algo voar com tensão de 1,5 volts?

Marco Antonio, muito obrigado também mas já revirei o rc groups procurando informações sobre esse assunto e não encontrei resposta para as minhas perguntas.


O sistema completo tá com 6 gramas. Vou fazer um teste colocando uma helice de cauda de micro helicoptero e montando tudo num avião de papel mesmo e ver o que vai dar. Alguma sugestão de modelo? (Tentem por favor também me dizer onde deve ser o centro de gravidade do modelo em questão)

Prevejo também que minha hélice vai ser muito pequena. Alguma ideia, post, tutorial etc de como fazer uma helice caseira de modo simples e rápido?
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

[quote:2a9ee280c2="Marco Antonio"]Esta só dez anos pra trás no tempo mas tudo bem.[/quote:2a9ee280c2]


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tio, você é de mais!!


Ainda tenho uma porrada de coisas aqui no PC relacionadas a Bitcar e Ferrarinha! kkkkkkkkkkkkk

Até planta eu achei perdida aqui!
Thiago Aragão
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Micro Aeromodelo Eletrônica de Bitcar / Canned Heat

Mensagem por Alvaro Sala »

[quote:782503882f="hotpot"]Enquanto meus equipamentos para construir um aeromodelo de "verdade" não chegam, pretendo montar (ou pelo menos tentar :P ) um "aeromodelinho" com a eletronica de um desses micro carrinhos AM que eu achei aqui.[/quote:782503882f]

Olá hotpot,
Tomei a liberdade de editar seu post de forma a podermos ver sua foto sem rolar a tela.

Só discordo da afirmação que micromodelos não são aeromodelos "de verdade"
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Eu já disse que no endereço que te passei tem tudo o que precisa saber, inclusive sobre a tensão da bateria!!!
O bit usa um charge-pump que eleva a tensão de 1,2V prata algo perto de 3,6.

No site tem o link da RCCam

http://www.rc-cam.com/microszr.htm
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
hotpot
membro
Mensagens: 42
Registrado em: Qua Fev 26, 2014 2:25 pm
Localização: Hannover

Mensagem por hotpot »

Caro Alvaro, brigado pela maquiagem! Tentei de tudo quanto é jeito postar essa foto aqui mas não consegui e nos tópicos de orientação também não achei um jeito que funcionasse. Se vc puder me indicar a solução por MP ficaria muito grato.
Quanto ao fato de micro modelos serem aeromodelos de verdade, acho que me expressei mal. Claro que micromodelos são aeromodelos propriamente ditos, esse meu "projeto" que não merece ostentar esse título hahahha

Marco, liguei o sistema na lipo de 3,7 e não é que o trem funcionou? O motor tá girando agora numa velocidade bem mais aceitável e não esquenta muito.

Fiz uma hélice com plástico de tampa de nutella de umas 5". Dava até dó do coitado do motorzinho tentando girar ela.

É impossível fazer qualquer coisa voar com esse motorzinho (identico ao motor da cauda de um Syma 107 http://www.ebay.com/itm/Tail-Motor-Original-Factory-Parts-For-Syma-S107-RC-Helicopter-Spare-Parts-DR-/350812025028 ) ? Melhor eu ir pra rua procurar um brinquedo quebrado no chão que tentar fazer uma hélice compatível com ele?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Vai te que usar uma redução feita com as engrenagens do carrinho

[b:feec0721af]É a terceira vez que eu digo que no link do RCGroup tenm tudo que você precisa... isso está se tornando chato já!!! [/b:feec0721af]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Esse tipo de "desafio" é uma coisa que muita gente quis fazer, poucos conseguiram de fato e conseguiram gastando um bom dinheiro nisso. Na época eu fui o primeiro cara a resolver como colocar um terceiro canal para controle do motor, e isso foi publicado no RCGroup.

Ficar mostrando tudo de novo não dá! O link do RCGroup tem tudo!!!! Panta, redução, esquema, como fazer, como não fazer, como produzir os atuadores... enfim.
[size=24:6b0c222bd2][b:6b0c222bd2]TUDO!!! [/b:6b0c222bd2][/size:6b0c222bd2]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder