Aerobarco Chispa / Planta Redesenhada no Corel

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Para acertar o CG de uma embarcação naval, bata colocar na água depois de tudo pronto e ver a linha do calado como está, tem que ficar de igual altura do convés em toda a extensão do barco.
Se a popa ficar mais baixa, coloque lastro na proa, se a proa ficar mais baixa, coloque lastro na popa. O mesmo com bombordo e estibordo, pois não adianta só ver se está mais baixa na frente ou atrás, tem que ver nos lados também e equilibrar bem o peso por toda a embarcação.


PS: Calado em uma embarcação, é toda aquela parte do casco que fica submersa na água e a linha d'água é que nos mostra se está equilibrada ou não.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[quote:218c11d451="Papalegua"]Para acertar o CG de uma embarcação naval, bata colocar na água depois de tudo pronto e ver a linha do calado como está, tem que ficar de igual altura do convés em toda a extensão do barco.
Se a popa ficar mais baixa, coloque lastro na proa, se a proa ficar mais baixa, coloque lastro na popa. O mesmo com bombordo e estibordo, pois não adianta só ver se está mais baixa na frente ou atrás, tem que ver nos lados também e equilibrar bem o peso por toda a embarcação.


PS: Calado em uma embarcação, é toda aquela parte do casco que fica submersa na água e a linha d'água é que nos mostra se está equilibrada ou não.[/quote:218c11d451]

Opa, muito grato pela explicação. :)
Na internet só encontraria o 'grosso' sobre essa questão.
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:e1814caf09="Luís Henrique Rodrigues"][quote:e1814caf09="Papalegua"]Para acertar o CG de uma embarcação naval, bata colocar na água depois de tudo pronto e ver a linha do calado como está, tem que ficar de igual altura do convés em toda a extensão do barco.
Se a popa ficar mais baixa, coloque lastro na proa, se a proa ficar mais baixa, coloque lastro na popa. O mesmo com bombordo e estibordo, pois não adianta só ver se está mais baixa na frente ou atrás, tem que ver nos lados também e equilibrar bem o peso por toda a embarcação.


PS: Calado em uma embarcação, é toda aquela parte do casco que fica submersa na água e a linha d'água é que nos mostra se está equilibrada ou não.[/quote:e1814caf09]

Opa, muito grato pela explicação. :)
Na internet só encontraria o 'grosso' sobre essa questão.[/quote:e1814caf09]

É que infelizmente a maioria das coisas que desejamos saber, temos que digitar em inglês as perguntas para obter as respostas corretas, pois brasileiro não é muito de postar na internet coisas úteis para serem aproveitadas por outros mais tarde.
Um bom exemplo disso, digite em seu buscador as seguintes frases;

O que é um perfil?
Isso um iniciante querendo saber sobre perfil de asas em aviação.
Agora digite;
What is an airfoil?
Não te faltarão respostas a sua pergunta.
Agora se você digitar O que é um aerofólio?
Até irá aparecer alguma coisa, mas a maioria será relacionada a carros e continuará sem saber muito, pois os conteúdos se divergem de um link para outro pois foram feitos por brasileiros.

Se eu sei inglês?
Mal e porcamente sei dizer para alguém good mornig, mas diante tantos tradutores on line na internet atualmente, não é difícil de encontrar o que desejamos, até mesmo por que os conteúdos técnicos no exterior, não são escritos com abreviações bizarras que pessoal daqui costuma usar, como naum para dizer não.
Por motivos como esses é que na internet brasileira você não encontra muita coisa útil, mas digita lepo lepo para ver, você não terá dificuldade nenhuma de encontrar.


Queremos um país melhor, mas como teremos um país melhor se nossas crianças não são mais ensinadas pelos pais em casa?
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Aerobarco Chispa / Planta Redesenhada no Corel

Mensagem por carlosm »

[quote:1e34d1333f="Luís Henrique Rodrigues"][/quote:1e34d1333f]

[quote:1e34d1333f]A planta desenhada pelo citado "V. Martinez", tinha algumas imperfeições *não é uma crítica*, o que foram corrigidas centralizando-as e colocando nos tamanhos compatíveis.

Eu não sei exatamente o que pode estar errado no desenho que fiz, pois algumas partes estavam bem difíceis de eu decifrar o que eram, mas tentei ser mais fiel o possível na sua finalização.[/quote:1e34d1333f]
Não entendi, pois ja faz uns 6 anos que construi uma e não vi dificuldade

[quote:1e34d1333f]*Algumas partes da planta, para mim, ficaram subentendidas. Em especial, uma peça QUASE repetida que até agora não entendi o porquê. É o suporte do motor, mas não entendi porque não estão iguais. Pensei que seria um "sanduíche" de madeira, mas as peças não batem exatamente. Daí a questão.[/quote:1e34d1333f]

Esta dúvida você vai encontrar a resposta no tópico de plantas de aerobarcos aqui: http://evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=80399&start=25
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Rensanches
membro
Mensagens: 263
Registrado em: Ter Nov 29, 2011 12:18 pm
Localização: Guarulhos - SP

Mensagem por Rensanches »

Gostei do trabalho, parabéns, já peguei a planta no e-voo, vou construir um.
Em um que fiz, peguei a planta de um aerobarco real americano, utilizado nos charcos da Flórida, derrapa bastante, ruim de curva, utilizei um motor .15
Para impermebilização usei seladora para madeira, a mesma usada por marceneiros, para encorpar acrescentei talco comum perfumado, pode usar também talco industrial comprado em farmacia, só que o pacote parece outro "pó", pós isso é lixar e reaplicar a seladora, acabamento com tinta esmalte sintético automotiva ou PU.
Se o acabamento da madeira estiver bonito, aplique acabamento em verniz Sparlçack que o glow não ataca. Quando tenho pressa para com os meus aeros é o que utilizo.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:8d6f728ce9="Rensanches"]Gostei do trabalho, parabéns, já peguei a planta no e-voo, vou construir um.
Em um que fiz, peguei a planta de um aerobarco real americano, utilizado nos charcos da Flórida, derrapa bastante, ruim de curva, utilizei um motor .15
Para impermebilização usei seladora para madeira, a mesma usada por marceneiros, para encorpar acrescentei talco comum perfumado, pode usar também talco industrial comprado em farmacia, só que o pacote parece outro "pó", pós isso é lixar e reaplicar a seladora, acabamento com tinta esmalte sintético automotiva ou PU.
Se o acabamento da madeira estiver bonito, aplique acabamento em verniz Sparlçack que o glow não ataca. Quando tenho pressa para com os meus aeros é o que utilizo.[/quote:8d6f728ce9]


Usa leme submerso que ele para de derrapar e fará boas curvas.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Re: Aerobarco Chispa / Planta Redesenhada no Corel

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[quote:f8578a4a54="carlosm"]Não entendi, pois ja faz uns 6 anos que construi uma e não vi dificuldade
[/quote:f8578a4a54]

Digo em relação à [i:f8578a4a54]ASSIMETRIA [/i:f8578a4a54]presente na maioria das peças do desenho original. Ex: nervuras.
Só se percebe quando se desenha sobre o original, copia esta metade e a inverte. É nessa hora que as linhas não batem. São quase meros detalhes.
Mas é aquela história.. eu tive acesso à planta de péssima qualidade em .jpeg, então resolvi redesenhar mesmo sem enxergar muito bem as linhas. Aquela planta em .dwg só conheci depois que você postou aqui, rs. Ela está perfeita, claro.
Afinal, ela foi desenhada por você?

Prova:
[URL=http://www.4shared.com/photo/NyI9nhgVba/Nervura-assimtrica.html][img:f8578a4a54]http://dc716.4shared.com/img/NyI9nhgVba/1449f50e9e0/Nervura-assimtrica.png[/img:f8578a4a54][/URL]

[quote:f8578a4a54="carlosm"]Esta dúvida você vai encontrar a resposta no tópico de plantas de aerobarcos aqui: http://evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=80399&start=25[/quote:f8578a4a54]
Pois é, só me confundiu na época de postar a planta aqui pois ainda não tinha construído, mas logo foi entendido ao cortar a peça. Na verdade, a curva do sanduíche do suporte que não batia exatamente.. Perfeccionismo meu, talvez.
Mas, muito obrigado! (:


O post do Aerobarco pronto está aqui:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=168149
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
Luís Henrique Rodrigues
membro
Mensagens: 383
Registrado em: Seg Jan 05, 2004 8:27 pm
Localização: Colinas do Tocantins

Mensagem por Luís Henrique Rodrigues »

[quote:67d4747234="Papalegua"]
Se eu sei inglês?
Mal e porcamente sei dizer para alguém good mornig, mas diante tantos tradutores on line na internet atualmente, não é difícil de encontrar o que desejamos, até mesmo por que os conteúdos técnicos no exterior, não são escritos com abreviações bizarras que pessoal daqui costuma usar, como naum para dizer não.
[/quote:67d4747234]

Sigo a mesma linha de pensamento sua, meu amigo.
Trabalho com adesivos, e ao pesquisar algum vetor ou imagem para montagem de arte-final, SEMPRE pesquiso em inglês. Os conteúdos são sempre mais objetivos e organizados.. o "Google Imagens" quando pesquisado em português resulta numa pesquisa muito vaga e pobre. É triste, viu.
O brasileiro se acostumou à ficar em frente a um computador procurando mulher pelada e vendo tirinhas no [i:67d4747234]Facebook[/i:67d4747234]. Para termos técnicos é preciso muito macete pra conseguir algo..
"Resistir ao desejo talvez seja uma das formas mais discretas de amar a vida."

Luiz Felipe Pondé.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Então Luís,

A planta em cad não fui eu quem fiz não e nem a planta em PDF, apenas a medida em que vou encontrando novas plantas de aerobarcos, procuro disponibilzar aqui no fórum para todos.

Já vi que ficou bastante satisfeito com sua construção, e espero que não pare apenas na chispa.

Não deixe de pensar em construir usando a dica do marcelo, pois 90% ou 99% de lojas que vendem compensado tem folhas de 0,6mm para vender. Se levar em consideração, uma folha de 1/16" construida desta maneira sai muito barato em relação ao mercado, pois, na bigfield a folha de 1/16"X 300mmX600mm sai na faixa de 70 reais.
A folha mencionada pelo nauticurso tem 60cm X 2,8metros e sai na faixa de 13,00 ~18,00

Um outro aerobarco como sugestão para uma próxima construção seria o roundnose, tem a planta disponibilizada e a ideia é construir usando como base o suporte semelhante ao do video com dois lemes.
Não sei se observou, mas a minha chispa modifiquei o suporte do motor e fiz um rebaixo, para baixar o cg.
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Responder