3GX servo mexendo sozinho- pus um video que achei no yt

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

3GX servo mexendo sozinho- pus um video que achei no yt

Mensagem por peptod »

bom dia pessoal, tenho uma dúvida : comprei um 600 e ontem fui programar o 3GX e deu tudo certo , tudo funciona direitinho, mas de vez em quando os servos do cíclico dão um tremidinha (parece que levaram um susto) mesmo com o heli no chão sem mexer em nada e nem no rádio. agora cedo removi o ikon do 500 e passei para o 600 e não tem mais a mexidinha, então só pode ser do 3GX e não dos servos. É assim mesmo ,o 3GX tem esse comportamento ou o meu veio com defeito? abraço
[yt]3A_CsWail9s[/yt]
Avatar do usuário
jujuba
membro
Mensagens: 1003
Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
Localização: Manaus- Amazonas

Mensagem por jujuba »

Use o gluglu!

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=145913

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=161172

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=32259

http://www.e-voo.com/google.php?cx=partner-pub-8457067728010363%3A9b2y8u-1tz3&cof=FORID%3A9&ie=ISO-8859-1&q=3GX&siteurl=www.e-voo.com%2Fforum%2Fviewforum.php%3Ff%3D7%26sid%3D491ad95bb2fae1b3be9c397c7a5ef280&ref=www.e-voo.com%2Fforum%2Fviewforum.php%3Ff%3D26&ss=2024j1784898j4
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

obrigado jujuba, eu já olhei muitos tópicos antes de perguntar,mas ainda não resolvi o problema. esqueci de dizer que os servos do cíclico mexem com o heli e tx parados no chão e nem o motor liguei (nem coloquei o esc). fica tudo bem, sem barulho, de repente começa a zunir, depois para, depois começa zunir outra vez e de vez em quando dão uma mexidinha como um susto. já refiz a programação três vezes no 600, agora vou tentar no 500. abraço
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3461
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Bom, vou dar meu pitaco!!! Servos que se mexem sozinhos, às vezes é porque não estão conseguindo centralizar!!! Já viu que quando a maioria deles está centrado, nem sempre o horn se encontra a 90°??? Aí vem os excessos de subtrim pra corrigir... Eu faço da seguinte forma - com o servo energizado, abro o mesmo e retiro a engrenagem maior, aquela onde se coloca o horn. Nesse momento o motorzinho do servo fica funcionando direto, aí vou mexendo no potenciometro do servo, lentamente, pra esquerda ou direita, até que o motorzinho pare. Esse é o ponto central ( 0° ) do servo. Sem desligar, recoloco a engrenagem no lugar e fecho o servo. Quando colocar o horn novamente verá que não precisará de nada ( ou quase nada de subtrim ) pra centralizar à 90°... Os servos que fiz isso não mexeram mais sozinhos...

[yt]SHBF5f8H1rA[/yt]
Audire me praeceptum est Pacova Djalmão !!!
Avatar do usuário
atoniollo
membro
Mensagens: 1018
Registrado em: Seg Out 06, 2008 3:28 pm
Localização: Jaragua do Sul - SC

Mensagem por atoniollo »

[quote:f7e730326a="Lívio Cardoso"]Bom, vou dar meu pitaco!!! Servos que se mexem sozinhos, às vezes é porque não estão conseguindo centralizar!!! Já viu que quando a maioria deles está centrado, nem sempre o horn se encontra a 90°??? Aí vem os excessos de subtrim pra corrigir... Eu faço da seguinte forma - com o servo energizado, abro o mesmo e retiro a engrenagem maior, aquela onde se coloca o horn. Nesse momento o motorzinho do servo fica funcionando direto, aí vou mexendo no potenciometro do servo, lentamente, pra esquerda ou direita, até que o motorzinho pare. Esse é o ponto central ( 0° ) do servo. Sem desligar, recoloco a engrenagem no lugar e fecho o servo. Quando colocar o horn novamente verá que não precisará de nada ( ou quase nada de subtrim ) pra centralizar à 90°... Os servos que fiz isso não mexeram mais sozinhos...

[yt]SHBF5f8H1rA[/yt][/quote:f7e730326a]

Eu tambem faço o mesmo procedimento descrito pelo Livio... desde que fiz isto a primeira vez numm azulzinho daqueles HTX900 que usava num SJM400V2 e nao tinha jeito de parar...
Eu uso um centralizador de servos para esta tarefa.
Aprendi estas dicas na internet... talves até com o Livio.. nao lembro agora... Mas que funciona funciona e muito bem por sinal.
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

hoje coloquei o 3GX no 500 e os servos dele não fazem barulho, mas notei que uma vez deu uma mexidinha, não quis teimar, coloquei o mbx no 500 . agora vou tentar colocar o 3GX no 450. haja entretenimento kkkkkkkk, já tentei umas três vezes em cada um , do 600 ,para o 500 e agora vai para o 450. mas mesmo com o ikon no 600 ,os servos ficam zunindo , achei estranho.obrigado pelas dicas.
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

achei um clip no yt , acontece o mesmo que o meu, agradeço os comentários.
[yt]V9wq3O00_E0[/yt]
peptod
membro
Mensagens: 657
Registrado em: Qua Abr 27, 2011 7:22 am
Localização: barretos e portugal

Mensagem por peptod »

estive vendo o helifreak e parece que tem muita gente com o mesmo problema e falam que é da versão 4.0. depois vou tentar passar a versão 3.1 para ver se o tick desaparece.
Responder