Qual a "Autonomia" das pilhas comuns no Turnigy 9x

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

[quote:adab6bb1d7="Lumberjack"]Somente cuidado para não incendiar a casa ao deixar a lipo dentro do rádio. Com lipo, tudo pode acontecer.

E cuidado também com o "tira e põe" no rádio, pois os conectores podem ir cedendo com o tempo e o contato ficar cada vez ruim, fora quebras de fios.

Quer ser feliz?

Compra pilhas recarregáveis de boa qualidade, manda fazer um pack delas com dois conectores. Coloca um conector no rádio e outro solto para fazer o carregamento, assim não precisa ficar desconectando (digo isso pois não sei se o rádio tem alguma espécie de entrada dedicada, já que pelo relato ele tem é suporte de pilhas).

Pronto, coloca para carregar na sexta, voa sábado e domingo até cansar e ficar com pescoço duro e volta para casa com meia carga ainda. Quando for voar, 2 horas está carregada já que vai ter uns 40% de carga remanescente.[/quote:adab6bb1d7]

Isso tudo é verdade e digo o mesmo.

Para quê ter baterias que duram 30 dias e para ter isso, colocar em risco o rádio, tanto por deixar as lipo dentro do rádio que é muito perigoso, quanto o conecta e desconecta constante que na maioria das vezes acabam por conectar invertido e mandar tudo para o espaço.
Não basta um fim de semana de carga na bateria? Tem que durar 30 dias ou mais?

Quer ser feliz sem preocupações?

Faça o que o Lumberjack aconselhou.
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
brunocantelli
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Dez 01, 2011 9:51 pm
Localização: Mogi das Cruzes, SP

Mensagem por brunocantelli »

Vendo os comentários depois do meu digo:

1 - Life são excelente opção;

2 - Se for por Lipo, coloque Lipo específica para rádio, com descarga de 1C;

3 - Pack de baterias também é bom;

4 - Só não use o suporte original da turnigy, não porque pilhas não prestam, afinal, volts são volts, mas, porque o mesmo é de má qualidade e pode ocorrer do seu rádio apagar com o avião no ar e até o mesmo reiniciar, você já terá lenhado o avião
Avatar do usuário
Caio CLS
membro
Mensagens: 37
Registrado em: Sex Fev 14, 2014 12:37 pm

Mensagem por Caio CLS »

Uso Life no meu tgy9x, são ótimas mesmo,
Clark Kent
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Clark Kent »

[quote:89cbaca728="Lumberjack"]Somente cuidado para não incendiar a casa ao deixar a lipo dentro do rádio. Com lipo, tudo pode acontecer.

E cuidado também com o "tira e põe" no rádio, pois os conectores podem ir cedendo com o tempo e o contato ficar cada vez ruim, fora quebras de fios.

Quer ser feliz?

Compra pilhas recarregáveis de boa qualidade, manda fazer um pack delas com dois conectores. Coloca um conector no rádio e outro solto para fazer o carregamento, assim não precisa ficar desconectando (digo isso pois não sei se o rádio tem alguma espécie de entrada dedicada, já que pelo relato ele tem é suporte de pilhas).

Pronto, coloca para carregar na sexta, voa sabádo e domingo até cansar e ficar com pescoço duro e volta para casa com meia carga ainda. Quando for voar, 2 horas está carregada já que vai ter uns 40% de carga remanescente.[/quote:89cbaca728]

Olá Lumberjack, essa sua ideia é bem interessante. Não acho ruim o fato de colocar as pilhas para carregar durante a noite, faço isso direto com o meu celular e aposto que muitos colegas aqui do Forum tambem, então isso não é um problema.

Por outro lado, o pack das pilhas original que veio no radio é uma bela porcaria. Para eu colocar as pilhas AA nele é um belo de um saco.

Essa sua ideia é o "meio do caminho", posso usar um pack de baterias que garante a "conectividade" com o radio, porem não ao preço e nem o perigo de se usar uma LiPo.

O meu radio já veio com uma entrada para carregador, sendo assim, teoricamente eu posso fazer o Pack com as pilhas recarregaveis, (Beemm mais seguras que a LiPo), e carrega-las usando o proprio radio (apenas conecto o carregador no radio).

Bom ai aparece outro "problema". O radio veio absolutamente sem nenhum manual, Estou lendo o manual que o Forum prove para esse radio, mas está bem dificil achar informaçoes precisas sobre qual carregador/amperagem devo utilizar no radio, para que ele carregue o Pack de pilhas que pretendo montar.

Meus conhecimentos de electronica são basicos, sei soldar, usar o Multimetro, aperimetro, entendo de diodos, resistencias, capactores... etc, porem algo mais especifico como essa questão (carregar pilhas/baterias) sou um zero a esquerda =).

Se puder me dar uma luz, ou ainda, indicar um caminho que devo seguir seria muito util.

Muito Obrigado.
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:76b8d5b5da="Clark Kent"][quote:76b8d5b5da="Lumberjack"]Somente cuidado para não incendiar a casa ao deixar a lipo dentro do rádio. Com lipo, tudo pode acontecer.

E cuidado também com o "tira e põe" no rádio, pois os conectores podem ir cedendo com o tempo e o contato ficar cada vez ruim, fora quebras de fios.

Quer ser feliz?

Compra pilhas recarregáveis de boa qualidade, manda fazer um pack delas com dois conectores. Coloca um conector no rádio e outro solto para fazer o carregamento, assim não precisa ficar desconectando (digo isso pois não sei se o rádio tem alguma espécie de entrada dedicada, já que pelo relato ele tem é suporte de pilhas).

Pronto, coloca para carregar na sexta, voa sabádo e domingo até cansar e ficar com pescoço duro e volta para casa com meia carga ainda. Quando for voar, 2 horas está carregada já que vai ter uns 40% de carga remanescente.[/quote:76b8d5b5da]

Olá Lumberjack, essa sua ideia é bem interessante. Não acho ruim o fato de colocar as pilhas para carregar durante a noite, faço isso direto com o meu celular e aposto que muitos colegas aqui do Forum tambem, então isso não é um problema.

Por outro lado, o pack das pilhas original que veio no radio é uma bela porcaria. Para eu colocar as pilhas AA nele é um belo de um saco.

Essa sua ideia é o "meio do caminho", posso usar um pack de baterias que garante a "conectividade" com o radio, porem não ao preço e nem o perigo de se usar uma LiPo.

O meu radio já veio com uma entrada para carregador, sendo assim, teoricamente eu posso fazer o Pack com as pilhas recarregaveis, (Beemm mais seguras que a LiPo), e carrega-las usando o proprio radio (apenas conecto o carregador no radio).

Bom ai aparece outro "problema". O radio veio absolutamente sem nenhum manual, Estou lendo o manual que o Forum prove para esse radio, mas está bem dificil achar informaçoes precisas sobre qual carregador/amperagem devo utilizar no radio, para que ele carregue o Pack de pilhas que pretendo montar.

Meus conhecimentos de electronica são basicos, sei soldar, usar o Multimetro, aperimetro, entendo de diodos, resistencias, capactores... etc, porem algo mais especifico como essa questão (carregar pilhas/baterias) sou um zero a esquerda =).

Se puder me dar uma luz, ou ainda, indicar um caminho que devo seguir seria muito util.

Muito Obrigado.[/quote:76b8d5b5da]

Você vai precisar de todo jeito comprar um carregador inteligente, Imax, Turnigy etc. Isso para carregar as baterias do avião. Esses carregadores carregam nimh, nicad, lipo, life e bateria de chumbo, de carro, por exemplo.

Então é só comprar o conector que vai no rádio e fazer a extensão para usar o carregador.

Sua preocupação, então, se resume em comprar o carregador, pois ele vai te servir para tudo.

Um conselho, pega um carregador com fonte embutida já, um IMAX b6 A/C por exemplo. Se paga um pouco mais caro, mas é bem melhor, pois já poupa o trabalho de fazer fonte usando fonte de pc ou comprar pronta.

Depois só ler sobre baterias, tem material no fórum.

Pronto, já tem tudo em mãos.
Clark Kent
membro
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Jan 13, 2014 6:29 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Clark Kent »

[quote:f9ad2ac233="Lumberjack"][quote:f9ad2ac233="Clark Kent"][quote:f9ad2ac233="Lumberjack"]Somente cuidado para não incendiar a casa ao deixar a lipo dentro do rádio. Com lipo, tudo pode acontecer.

E cuidado também com o "tira e põe" no rádio, pois os conectores podem ir cedendo com o tempo e o contato ficar cada vez ruim, fora quebras de fios.

Quer ser feliz?

Compra pilhas recarregáveis de boa qualidade, manda fazer um pack delas com dois conectores. Coloca um conector no rádio e outro solto para fazer o carregamento, assim não precisa ficar desconectando (digo isso pois não sei se o rádio tem alguma espécie de entrada dedicada, já que pelo relato ele tem é suporte de pilhas).

Pronto, coloca para carregar na sexta, voa sabádo e domingo até cansar e ficar com pescoço duro e volta para casa com meia carga ainda. Quando for voar, 2 horas está carregada já que vai ter uns 40% de carga remanescente.[/quote:f9ad2ac233]

Olá Lumberjack, essa sua ideia é bem interessante. Não acho ruim o fato de colocar as pilhas para carregar durante a noite, faço isso direto com o meu celular e aposto que muitos colegas aqui do Forum tambem, então isso não é um problema.

Por outro lado, o pack das pilhas original que veio no radio é uma bela porcaria. Para eu colocar as pilhas AA nele é um belo de um saco.

Essa sua ideia é o "meio do caminho", posso usar um pack de baterias que garante a "conectividade" com o radio, porem não ao preço e nem o perigo de se usar uma LiPo.

O meu radio já veio com uma entrada para carregador, sendo assim, teoricamente eu posso fazer o Pack com as pilhas recarregaveis, (Beemm mais seguras que a LiPo), e carrega-las usando o proprio radio (apenas conecto o carregador no radio).

Bom ai aparece outro "problema". O radio veio absolutamente sem nenhum manual, Estou lendo o manual que o Forum prove para esse radio, mas está bem dificil achar informaçoes precisas sobre qual carregador/amperagem devo utilizar no radio, para que ele carregue o Pack de pilhas que pretendo montar.

Meus conhecimentos de electronica são basicos, sei soldar, usar o Multimetro, aperimetro, entendo de diodos, resistencias, capactores... etc, porem algo mais especifico como essa questão (carregar pilhas/baterias) sou um zero a esquerda =).

Se puder me dar uma luz, ou ainda, indicar um caminho que devo seguir seria muito util.

Muito Obrigado.[/quote:f9ad2ac233]

Você vai precisar de todo jeito comprar um carregador inteligente, Imax, Turnigy etc. Isso para carregar as baterias do avião. Esses carregadores carregam nimh, nicad, lipo, life e bateria de chumbo, de carro, por exemplo.

Então é só comprar o conector que vai no rádio e fazer a extensão para usar o carregador.

Sua preocupação, então, se resume em comprar o carregador, pois ele vai te servir para tudo.

Um conselho, pega um carregador com fonte embutida já, um IMAX b6 A/C por exemplo. Se paga um pouco mais caro, mas é bem melhor, pois já poupa o trabalho de fazer fonte usando fonte de pc ou comprar pronta.

Depois só ler sobre baterias, tem material no fórum.

Pronto, já tem tudo em mãos.[/quote:f9ad2ac233]

Otimo, na verdade já comprei o carregador para as LiPos do Aero, peguei um Turnigy Accucel-6 50W 6A Balancer/Charger, e tambem ja transformei a fonte de PC para ligar nesse carregador. (alias, usei essa fonte tambem para alimentar meu arco para cortar as asas).

Entendo que usando esse carregador, vou ter a minha disposição tambem o circuito interno de proteção que vai me garantir que as pilhas serão carregadas da forma correta, sem o risco de sobrecarga, ou até mesmo explosão. Esse meu raciocinio é certo?

Estou dando uma lida, e realmente essa parece a melhor opção. Ja tenho tudo em mão, preciso apenas fazer o Pack com as pilhas. =).
Avatar do usuário
Papalegua
membro
Mensagens: 830
Registrado em: Ter Jan 14, 2014 12:43 pm
Localização: Porto Alegre

Mensagem por Papalegua »

Clarck, se o rádio usa 4 ou 8 pilhas e for usar as nicd ou nimh, compre aqueles carregadores para rádios Futaba ou JR, esses carregadores tem duas saídas para recarregar o pack do rádio com 8 células (pilhas) ou o receptor com 4 células (pilhas) e poderá deixar o pack carregando a noite toda sem medo, pois esses carregadores inteligente xing ling, não são tão inteligente assim pois recarregam essas baterias nicd ou nimh muito rapidamente o que não é bom para a vida útil delas.

Tem o Mano que faz packs de baterias de 4 ou 8 células e você pode pedir para ele fazer um pack de acordo com o seu rádio.
Eu tenho 3 rádios Futaba e dois deles usam packs feitos pelo Mano, sendo que um dos rádios ainda usa a bateria original que veio com ele.
Cada pack dura mais do que um fim de semana, então para que usar lipo no rádio?
Somente para dizer que usa lipo e colocar em risco o rádio?
Errar uma vez é humano, repetir o erro é burrice.
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Uso pilhas NIMH da turningy no radio Turnigy 9x a 3 anos,com suporte original, modulo original, Firewai original, tudo do jeito que veio e tudo funciona perfeitamente, devo ser um cara de sorte.
brunocantelli
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Dez 01, 2011 9:51 pm
Localização: Mogi das Cruzes, SP

Mensagem por brunocantelli »

[quote:e9d61e5e0d="Sevla"]Uso pilhas NIMH da turningy no radio Turnigy 9x a 3 anos,com suporte original, modulo original, Firewai original, tudo do jeito que veio e tudo funciona perfeitamente, devo ser um cara de sorte.[/quote:e9d61e5e0d]

Pode ter certeza que é um cara de sorte sim.... Inclusive, não lembro quem me falou, acho que foi o Motta, que no aeroclube que ele voa, o Turnigy é proibido, por causa de problemas como este. Eu tenho Aurora 9, Orange 6 Canais, Turnigy 9xr2 e o 9x também. Eu praticamente adoro o rádio, mas, antes de usá-lo pela primeira vez, o abri, aproveitei para instalar o led, verifiquei todas as conexões, e troquei o suporte original por uma bateria de Lipo própria para rádio. Baterias de Lipo são perigosas? Sim! Mas, tudo vai depender de como você as trata! Eu procuro sempre armazená-las em modo Storage e as guardo em uma maleta de alumínio, fechada, pois acredito que desta forma, caso aconteça algo com elas, na falta de oxigênio, não tem combustão. Não carrego além de 1C ( 2200, no máximo 2.2 A, 8000mAh, no máximo a 8A etc), não uso bateria de 20-30c em avião e voo mais acrobático, que gaste mais ( usando nanotech para estes casos). Desta forma eu NUNCA tive problemas com uma Lipo. Inclusive, eu carrego a do rádio a cada uns 3 meses, não a removo do rádio, ela não esta estufada e uso desta forma há mais de 2 anos, nunca tive problemas.
brunocantelli
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Dez 01, 2011 9:51 pm
Localização: Mogi das Cruzes, SP

Mensagem por brunocantelli »

Apenas complementando este tópico, na sexta feira após a minha última mensagem, dia 28/Mai/2014, um colega perdeu um quad em Mogi, na av. Cívica. O mesmo foi parar no meio do matão e após mais de 3 horas de busca, não encontramos o mesmo. Qual foi problema? Bateria Lipo de baixa qualidade... Uma das células estava com a tensão muito baixa, o que fez com que o rádio desligasse sem qualquer aviso de alarme ou coisa parecida. Este rádio ele havia comprado junto com o quad e o antigo dono dos equipamentos, não era muito cuidadoso com o mesmo. Ele como é novo no hobby, não se atentou muito por falta de conhecimento e acabou perdendo o quad. Se for usar Lipos em rádio, o que eu acho até melhor, tenha todos os cuidados com ela e também, sempre verifique todo seu equipamento antes de voar. Fica a dica ;)
Responder