DJI F450 + NAZA

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
Hellwezer
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Ter Abr 08, 2014 4:10 pm
Localização: Itajai SC

Mensagem por Hellwezer »

[quote:aeec362a48="tenk"]Caras, me dêem uma ajuda.

Já tenho um Drone com kk2.0 para acrobacias e queria comprar um desses DJI f450 para filmagens.

Tenho um Rádio FlySky TS6 e me disseram que esse meu rádio não serve no F450 por não ter chamamento de 3 canais, isso procede?
Se sim, qual rádio devo comprar que sirve nos 2 Drones?

Obrigado pela ajuda![/quote:aeec362a48]


turnigy 9x ou flysky 9st
Avatar do usuário
tunito
membro
Mensagens: 397
Registrado em: Qua Mai 16, 2007 8:51 pm
Localização: Sao Paulo SP

Mensagem por tunito »

Aproveitando o tópico.

Alguem sabe dizer se a DJI vai lançar novos produtos dentro da plataforma do Frame ARF Kit?? No caso na linha do F450 e 550.

Só vejo novidades na linha Phantom..
"Se perder é o melhor caminho para se encontrar.."
tenk
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Dom Mar 30, 2014 9:48 pm
Localização: Sp/Capital

Mensagem por tenk »

[quote:1197877949="DMZamora"]Fica difícil falar sobre o rádio sem conhecê-lo, até procurei o manual na net mas não encontrei.

Qualquer rádio pode perfeitamente ter mais chaves do que canais, aliás, é o caso de boa parte deles. As chaves desempenham uma grande variedade de funções e algumas delas, como ligar/desligar dual rate e exponencial, por exemplo, não são relacionadas diretamente com canais específicos.

Os "botões tipo volume" que você cita (potenciômetros), estes sim, operam diretamente os canais associados a eles, porém a forma utilizada pela Naza para selecionar as funções, que é interpretando as diversas posições de um mesmo canal, exige precisão no posicionamento, coisa que não é possível com os potenciômetros. Daí a necessidade de poder associar o canal com uma chave de três posições, para que ao mover a chave aquele canal reproduza sempre exatamente as mesmas posições programadas no rádio.

A descrição de características que fiz é para que você tenha *todas* as funcionalidades na Naza, mas como você não tem GPS, precisa apenas de uma chave para selecionar os modos Atti/Manual, ou nenhuma se pretender voar sempre em modo Atti.

A única coisa na qual sou radical é quanto ao failsafe: não voe seu quad sem ele. Sem GPS ele não trará o equipamento de volta, mas pousará suavemente onde estiver em caso de perda de sinal, em vez de simplesmente voar até acabar a bateria e despencar na cabeça de alguém.[/quote:1197877949]

Então, acabei comprando um Turnigy 9xR com módulo FrSky e resolvi meu problema... ainda veio com um hub de telemetria com diversos sensores e ficou TOP.
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

[quote:0f12dfd2b7="tenk"]Então, acabei comprando um Turnigy 9xR com módulo FrSky e resolvi meu problema... ainda veio com um hub de telemetria com diversos sensores e ficou TOP.[/quote:0f12dfd2b7]

A melhor solução :)
tenk
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Dom Mar 30, 2014 9:48 pm
Localização: Sp/Capital

Mensagem por tenk »

[quote:22e0a7f784="DMZamora"][quote:22e0a7f784="tenk"]Então, acabei comprando um Turnigy 9xR com módulo FrSky e resolvi meu problema... ainda veio com um hub de telemetria com diversos sensores e ficou TOP.[/quote:22e0a7f784]

A melhor solução :)[/quote:22e0a7f784]

Outra dúvida, após instalar esse novo rádio com o receptor e a telemetria, percebi que minha bateria está durando um pouco menos.

Será que tem a ver com os sensores que estão instalados?
- sensor de temperatura
- sensor de RPM
- sensor de voltagem da bateria
- sensor de altura (variometro)

Esses 4 sensores estão ligados no Hub de telemetria e passa essa informação direto pro Rádio.

Podem ser eles que estão consumindo um pouco mais rádio a bateria?

Estou pensando em desligar esse de RPM e da Temperatura, pois até o momento não vi nenhuma utilidade para eles, o que acham?

Valeu
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

Não acredito que o hub de telemetria tenha um consumo tão grande, mas uma forma de saber se ele é o causador do "problema" é medir com um amperímetro a corrente consumida em repouso pelo sistema, com ele conectado e depois desconectado.
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

Exatamente. O amperímetro (ou um multímetro que tenha também esta função) torna-se uma ferramenta essencial neste caso ;)
tenk
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Dom Mar 30, 2014 9:48 pm
Localização: Sp/Capital

Mensagem por tenk »

[quote:1b6354afbc="DMZamora"]Exatamente. O amperímetro (ou um multímetro que tenha também esta função) torna-se uma ferramenta essencial neste caso ;)[/quote:1b6354afbc]

Aproveitando o assunto, se eu quiser uma bateria que dure mais, é só comprar uma com maior amperagem?

Eu tenho 2 baterias de 3s, uma com 3000mah e outra de 3300mah.

Valeu
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

Lembre-se que uma bateria de maior capacidade será também mais pesada, portanto tal ganho jamais será proporcional, a perda é grande.

Apenas para dar uma idéia, consigo 11 minutos de vôo com uma bateria de 3000mAh, e 15/16 com uma de 5000mAh, uma perda de mais de 30% por conta do peso adicional. A perda aumenta exponencialmente enquanto se aproxima a capacidade máxima de carga do conjunto, ou seja, quanto mais aceleração o modelo precisar para compensar o peso total, maior será a perda.
Avatar do usuário
DMZamora
membro
Mensagens: 150
Registrado em: Qua Ago 01, 2012 3:03 am
Localização: Brasília - DF

Mensagem por DMZamora »

Sim, com 4S normalmente o modelo fica mais "esperto", mas pode ser preciso diminuir o diâmetro das hélices para chegar no desempenho ideal.
Responder