DJI F450 + NAZA
[quote:aeec362a48="tenk"]Caras, me dêem uma ajuda.
Já tenho um Drone com kk2.0 para acrobacias e queria comprar um desses DJI f450 para filmagens.
Tenho um Rádio FlySky TS6 e me disseram que esse meu rádio não serve no F450 por não ter chamamento de 3 canais, isso procede?
Se sim, qual rádio devo comprar que sirve nos 2 Drones?
Obrigado pela ajuda![/quote:aeec362a48]
turnigy 9x ou flysky 9st
Já tenho um Drone com kk2.0 para acrobacias e queria comprar um desses DJI f450 para filmagens.
Tenho um Rádio FlySky TS6 e me disseram que esse meu rádio não serve no F450 por não ter chamamento de 3 canais, isso procede?
Se sim, qual rádio devo comprar que sirve nos 2 Drones?
Obrigado pela ajuda![/quote:aeec362a48]
turnigy 9x ou flysky 9st
[quote:1197877949="DMZamora"]Fica difícil falar sobre o rádio sem conhecê-lo, até procurei o manual na net mas não encontrei.
Qualquer rádio pode perfeitamente ter mais chaves do que canais, aliás, é o caso de boa parte deles. As chaves desempenham uma grande variedade de funções e algumas delas, como ligar/desligar dual rate e exponencial, por exemplo, não são relacionadas diretamente com canais específicos.
Os "botões tipo volume" que você cita (potenciômetros), estes sim, operam diretamente os canais associados a eles, porém a forma utilizada pela Naza para selecionar as funções, que é interpretando as diversas posições de um mesmo canal, exige precisão no posicionamento, coisa que não é possível com os potenciômetros. Daí a necessidade de poder associar o canal com uma chave de três posições, para que ao mover a chave aquele canal reproduza sempre exatamente as mesmas posições programadas no rádio.
A descrição de características que fiz é para que você tenha *todas* as funcionalidades na Naza, mas como você não tem GPS, precisa apenas de uma chave para selecionar os modos Atti/Manual, ou nenhuma se pretender voar sempre em modo Atti.
A única coisa na qual sou radical é quanto ao failsafe: não voe seu quad sem ele. Sem GPS ele não trará o equipamento de volta, mas pousará suavemente onde estiver em caso de perda de sinal, em vez de simplesmente voar até acabar a bateria e despencar na cabeça de alguém.[/quote:1197877949]
Então, acabei comprando um Turnigy 9xR com módulo FrSky e resolvi meu problema... ainda veio com um hub de telemetria com diversos sensores e ficou TOP.
Qualquer rádio pode perfeitamente ter mais chaves do que canais, aliás, é o caso de boa parte deles. As chaves desempenham uma grande variedade de funções e algumas delas, como ligar/desligar dual rate e exponencial, por exemplo, não são relacionadas diretamente com canais específicos.
Os "botões tipo volume" que você cita (potenciômetros), estes sim, operam diretamente os canais associados a eles, porém a forma utilizada pela Naza para selecionar as funções, que é interpretando as diversas posições de um mesmo canal, exige precisão no posicionamento, coisa que não é possível com os potenciômetros. Daí a necessidade de poder associar o canal com uma chave de três posições, para que ao mover a chave aquele canal reproduza sempre exatamente as mesmas posições programadas no rádio.
A descrição de características que fiz é para que você tenha *todas* as funcionalidades na Naza, mas como você não tem GPS, precisa apenas de uma chave para selecionar os modos Atti/Manual, ou nenhuma se pretender voar sempre em modo Atti.
A única coisa na qual sou radical é quanto ao failsafe: não voe seu quad sem ele. Sem GPS ele não trará o equipamento de volta, mas pousará suavemente onde estiver em caso de perda de sinal, em vez de simplesmente voar até acabar a bateria e despencar na cabeça de alguém.[/quote:1197877949]
Então, acabei comprando um Turnigy 9xR com módulo FrSky e resolvi meu problema... ainda veio com um hub de telemetria com diversos sensores e ficou TOP.
[quote:22e0a7f784="DMZamora"][quote:22e0a7f784="tenk"]Então, acabei comprando um Turnigy 9xR com módulo FrSky e resolvi meu problema... ainda veio com um hub de telemetria com diversos sensores e ficou TOP.[/quote:22e0a7f784]
A melhor solução :)[/quote:22e0a7f784]
Outra dúvida, após instalar esse novo rádio com o receptor e a telemetria, percebi que minha bateria está durando um pouco menos.
Será que tem a ver com os sensores que estão instalados?
- sensor de temperatura
- sensor de RPM
- sensor de voltagem da bateria
- sensor de altura (variometro)
Esses 4 sensores estão ligados no Hub de telemetria e passa essa informação direto pro Rádio.
Podem ser eles que estão consumindo um pouco mais rádio a bateria?
Estou pensando em desligar esse de RPM e da Temperatura, pois até o momento não vi nenhuma utilidade para eles, o que acham?
Valeu
A melhor solução :)[/quote:22e0a7f784]
Outra dúvida, após instalar esse novo rádio com o receptor e a telemetria, percebi que minha bateria está durando um pouco menos.
Será que tem a ver com os sensores que estão instalados?
- sensor de temperatura
- sensor de RPM
- sensor de voltagem da bateria
- sensor de altura (variometro)
Esses 4 sensores estão ligados no Hub de telemetria e passa essa informação direto pro Rádio.
Podem ser eles que estão consumindo um pouco mais rádio a bateria?
Estou pensando em desligar esse de RPM e da Temperatura, pois até o momento não vi nenhuma utilidade para eles, o que acham?
Valeu
[quote:1b6354afbc="DMZamora"]Exatamente. O amperímetro (ou um multímetro que tenha também esta função) torna-se uma ferramenta essencial neste caso ;)[/quote:1b6354afbc]
Aproveitando o assunto, se eu quiser uma bateria que dure mais, é só comprar uma com maior amperagem?
Eu tenho 2 baterias de 3s, uma com 3000mah e outra de 3300mah.
Valeu
Aproveitando o assunto, se eu quiser uma bateria que dure mais, é só comprar uma com maior amperagem?
Eu tenho 2 baterias de 3s, uma com 3000mah e outra de 3300mah.
Valeu
Lembre-se que uma bateria de maior capacidade será também mais pesada, portanto tal ganho jamais será proporcional, a perda é grande.
Apenas para dar uma idéia, consigo 11 minutos de vôo com uma bateria de 3000mAh, e 15/16 com uma de 5000mAh, uma perda de mais de 30% por conta do peso adicional. A perda aumenta exponencialmente enquanto se aproxima a capacidade máxima de carga do conjunto, ou seja, quanto mais aceleração o modelo precisar para compensar o peso total, maior será a perda.
Apenas para dar uma idéia, consigo 11 minutos de vôo com uma bateria de 3000mAh, e 15/16 com uma de 5000mAh, uma perda de mais de 30% por conta do peso adicional. A perda aumenta exponencialmente enquanto se aproxima a capacidade máxima de carga do conjunto, ou seja, quanto mais aceleração o modelo precisar para compensar o peso total, maior será a perda.