SU-47 Sukhoi RTF by Banana Hobby - A rerererereconstrução!!!

Aqui colocamos todo e qualquer assunto sobre jatos elétricos, como fotos de construção, vídeos de voos, dicas, soluções e perguntas sobre estas maravilhas voadoras.
Avatar do usuário
Leonardo Ventura
membro
Mensagens: 528
Registrado em: Seg Dez 08, 2008 10:38 pm
Localização: Recife-PE

Mensagem por Leonardo Ventura »

Disney, é uma pena o que aconteceu, mas de qualquer maneira, gostei do vídeo que ele voa com hélice. O pouso se asemelhou com os que eu faço no meu.

Na minha opinião, de quem tem EDFs e Hélices, é que um játo perfil jato para voar com hélice, precisaria, além de empuxo, de bastante pitch Speed, que é facilmente conseguida em EDFs.(mais difícel em hélice tipo 8 para cima)
Vou exemplificar:
Tenho o SU-47 com eletrônica de fábrica voando com 6s 4000 - 2,5kg de empuxo
Piper 2m com motor tng 4055 hélice 13/10 e bateria 6s- empuxo 3,5kg.
Se eu pegasse o motor do Piper e colocasse no SU, não ficaria bom.
Apesar do grande empuxo, o modelo voaria sempre próximo a velocidade de Stall, devido ao baixo pitch speed(cerca de 90 km/h) da eletrõnica com hélice.
Já o meu piper, decola na vertical, basta dar um "motorzinho" e ele sai do stall.
Não que não se possa voar jatos com hélice, mas esta tem que ser escolhida a dedo.
Num avião de voo mais lento, podemos considerar bem mais importante o empuxo. No jato não é bem assim. É empuxo e Pitch speed.

Estou em dívida com você e com este tópico, a cerca do vídeo que prometi.
Finalmente consegui filmar dois voos com o avião, porém, podem rir todos, foi com uma filmadora que utiliza fita VHS. Só pode assistri quem ainda não mandou seu video cassete para o museu.
Vou tentar passar para o computador e postar os vídeos.
Os voos foram bons, o único detalhe é vento que está meio tempestuoso aqui em Recife.
Quanto ao CG, continuo na linha de voar com o CG adiantado, até porque estou voando com duas baterias 6s de 2200mh em paralelo, enfiadas goela a dentro no avião. Mesmo assim, ele continua com cerca de 1 a 1,5 cm adiantados no CG que a fábrica recomenda.

Abraços.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Disney, estou adiquirindo este aerodemolo que é uma paixão quase de infancia.
Fui analisando suas modificaçãoes e algumas eu gostei e outras não.
Este Sukoi fabricado pela Lexiang e revendido pela Banana Hobby foi feito para voar de maneira inerentemente estável. Os Controles não são independentes pois realmente ele precisa disso tudo de controle para ser controlável.
Antes de prosseguir gostaria de me apresentar, sou engenheiro mecanico e estou fazendo mestrado em engenharia aeronáutica e aprendi a trabalhar e projetar protótipos de baixo reynolds, vulgo, aeromodelo!!! rs...
Minha intenção é montar este projeto com uma ótica mais técnica e justamente poder contribuir para este forum para que possamos fazer voar este monstro indomável que é o SU-47.

Tenho algumas perguntas sobre seu projeto:
1-Quando você acionava o controle dos profundores, o aileron da asa tbm funcionava como elevon? Vc utilizou o enpuxo vetorizado?
2- Vc foi atrasando o CG para que seu plane ganhasse comando de profundor?
3- Eu estou querendo utilizar o motor HK2839 com fans de 10 pás, será que este conjunto vai me dar a potencia que preciso? EU consegui comprar o KIT sem nada no plane. Ou seja, vou instalar a eletronica do meu jeito e vou trocar o sistema de trem de pouso por um metálico.
4- Eu precisava conhecer as medidas básicas do trem de pouso pra saber qual destes modelos são compatíveis com o SU-47:
http://rc-castle.com/shop/product_info.php?cPath=117&products_id=2179
http://rc-castle.com/shop/product_info.php?cPath=117&products_id=1996

Espero poder contribuir com os projetos.
Vou abrir um novo tópico assim que o modelo chegar. Ai podemos discutir do zero.

abraços
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

Beleza. Vou ficar aguardando!

O CG na posição original não funciona. Tem que adiantar!

Os profundores funcionavam em conjunto com o sistema de vetorização e com ... (xii, esqueci o nome)... aquelas asinhas lá do nariz! KKKK Só que cruzadas e invertidas. Ou seja, quando o profundor cabrava, elas picavam, e vice-versa.

Disney
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Disney, fora os profundores, canards e motor vetorizado, vc tbm usava os ailerons como profundores? Reparou no vídeo da banana hobby que o aileron tbm cabrava, trabalhava como aileron?

Diego
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Bah, lembro qdo tu comprou este modelo. Fiquei babando, kkk. E olha ele aí de novo dando trabalho ainda em 2014. Mazah!
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Ele vai dar um trabalho de leve, rs , mas, acho possível voa-lo e bem!!! Vou ver se fiz o dever de casa direitinho e quando começar a chegar as coisas vou explicando o que fiz...
Neilton
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Dom Jan 26, 2014 6:22 pm
Localização: Campos dos Goytacazes=RJ

Mensagem por Neilton »

Pela insistência se te derem um paralelepípedo com asas e eletrônica tenho certeza que o amigo fará ele voar.kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Parabéns, valeu pela dica da hélice.
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Aí vamos ver se é verdade aquela história de que tendo motor e estando no CG, até tijolo voa, kkkk
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Cara, eu sei fazer tijolo voar. isso eu garanto:

33kg com um motor .91!!!

[img:7d6dfef715]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/303258_307726232573139_246669317_n.jpg[/img:7d6dfef715]



Esse SU-47 vai voar SIM!!! rs... Espera chegar!!!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Acredito que voa sim, só tem que mudar toa a sua eletrônica (caso venha), pelos vídeos do YT vemos isso.
Aguardamos seu tópico, para ficarmos de olho.
Abs
Emerson
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Responder