Olá
Fiquei com vontade de construir um motoplanador simples com asa de isopor pra voar nas toneladas de térmicas que tem aqui em Manaus.
Estou cheio de idéias sobre o que e como fazer, mas queria compartilhar aqui, assim vocês me ajudam a decidir :)
- Asa: de isopor (pra justificar o investimento em isopor e na máquina atomática de corte que montei e ainda não usei :oops: ).
- Minhas referências atuais são o Allegro composite, Tim Maia e o planador do vôo silencioso.
- Considerando entre 1,5m ou 2m de envergadura, ou algo no meio :?:
- Considerando 3 ou 5 painéis - sei que 5 painéis melhora estol de ponta, mas e quanto a térmicas - faz diferença :?:
- Longarina: duas varetas - pode ser de balsa, com webbing de light plywood (que tenho aqui) fica bom :?: Faço a la "vôo silencioso", cortando a asa no meio e colando a longarina :?:
- Estava considerando fazer a asa chapeada em balsa 1/32 (que tenho aqui) vs entelar direto o isopor com celofane. Qual o custo/benefício da perfeição do perfil com chapeamento com balsa vs peso extra :?:
- Pode de balsa revestido com fibra, boom de vara de pesca e cauda em V, a la Tim Maia.
- Motor brushless 2205 da GWS, speed Thunderbird 10 A, bateria LiPO 600 mHa, servos Pico GWS, receptor R6N GWS - putz com essa eletrônica acho que tem que ser 1,5m :?:
Andrey
Motoplanador de isopor
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Complementando...
Outra referência que tenho é o Terminator http://www.charlesriverrc.org/articles/terminatorhlg/terminatorhlg.htm
É uma asa de 1,5m, chapeada em balsa 1/32, poliédrica, com três painéis. Me parece que por ser chapeado em balsa os caras dispensam a longarina :?: :?:
Valeu,
Andrey[/url]
Outra referência que tenho é o Terminator http://www.charlesriverrc.org/articles/terminatorhlg/terminatorhlg.htm
É uma asa de 1,5m, chapeada em balsa 1/32, poliédrica, com três painéis. Me parece que por ser chapeado em balsa os caras dispensam a longarina :?: :?:
Valeu,
Andrey[/url]
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Como longarina pode-se usar tmb varetas de fibra de vidro, dessas que o pessoal tem usado para fazer pipas, são leves e muito resistentes, agora acho que deva usa-las mesmo se for chapear a asa com balsa.
Cave uma canaleta o mais rasa possivel, pois quanto mais próximo da superficie da asa melhor sera seu desempenho, e cole com epoxi, se a cola epoxi for um pouco mais flexivel que o normal melhor, se for muito rigida pode trincar e descolar, o mesmo vale se for usar fita de fibra de carbono. Atenção na hora de cavar as canaletas pois devem estar exatamente alinhadas a superior com a inferior!
Cave uma canaleta o mais rasa possivel, pois quanto mais próximo da superficie da asa melhor sera seu desempenho, e cole com epoxi, se a cola epoxi for um pouco mais flexivel que o normal melhor, se for muito rigida pode trincar e descolar, o mesmo vale se for usar fita de fibra de carbono. Atenção na hora de cavar as canaletas pois devem estar exatamente alinhadas a superior com a inferior!
quanto á cauda, sugeriria o uso da cauda em cruz... o V não é tão eficiente, principalmente se falando de um modelo só com leme e profundor...
uma construção que fica legal é a de isopor chapeado e estruturado com longariane tudo mais... e aí alguns furos com serra-copo ou algo que tenha o mesmo efeito... depois entelada com oralight....
fica bonita pkct, e leve...
uma construção que fica legal é a de isopor chapeado e estruturado com longariane tudo mais... e aí alguns furos com serra-copo ou algo que tenha o mesmo efeito... depois entelada com oralight....
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Pois é, estava eu olhando o tutorial de asa de isopor do Ricardo Felipelli e ele usou vareta de vibra naquela asa. Só não sei se essa técnica é boa para asas de 2 metros, p.ex.
Eu só achei que faltou algo importante naquele tutorial: a asa deve ser cortada em baixo primeiro e depois em cima, senão ela não fica com a espessura exata do perfil. Após cortar a parte de baixo, a asa assenta no isopor abaixo, eliminando o espaço do corte. Na parte de cima esse espaço ficará acima do template, assim a asa fica com a espessura correta do perfil.
Eu só achei que faltou algo importante naquele tutorial: a asa deve ser cortada em baixo primeiro e depois em cima, senão ela não fica com a espessura exata do perfil. Após cortar a parte de baixo, a asa assenta no isopor abaixo, eliminando o espaço do corte. Na parte de cima esse espaço ficará acima do template, assim a asa fica com a espessura correta do perfil.
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Como eu não tenho muitos gramados à disposição aqui a cauda em V seria mais pra evitar detonar o leme. Meu QF-II já está ralado pra caramba, e olhe que o leme é laminado com fibra!
Imagine uma cauda em balsa só entelada.
Aliás precisava achar um jeto de colocar algo na fuselagem (principalmente nariz) que resistisse pousos em chão de terra seca/cascalho. Fibra de vidro com resina finish não deu nem pro começo.
Imagine uma cauda em balsa só entelada.
Aliás precisava achar um jeto de colocar algo na fuselagem (principalmente nariz) que resistisse pousos em chão de terra seca/cascalho. Fibra de vidro com resina finish não deu nem pro começo.