Motoplanador de isopor

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
apatitucci
membro
Mensagens: 237
Registrado em: Qua Out 05, 2005 8:53 pm
Localização: Manaus

Motoplanador de isopor

Mensagem por apatitucci »

Olá

Fiquei com vontade de construir um motoplanador simples com asa de isopor pra voar nas toneladas de térmicas que tem aqui em Manaus.
Estou cheio de idéias sobre o que e como fazer, mas queria compartilhar aqui, assim vocês me ajudam a decidir :)

- Asa: de isopor (pra justificar o investimento em isopor e na máquina atomática de corte que montei e ainda não usei :oops: ).
- Minhas referências atuais são o Allegro composite, Tim Maia e o planador do vôo silencioso.
- Considerando entre 1,5m ou 2m de envergadura, ou algo no meio :?:
- Considerando 3 ou 5 painéis - sei que 5 painéis melhora estol de ponta, mas e quanto a térmicas - faz diferença :?:
- Longarina: duas varetas - pode ser de balsa, com webbing de light plywood (que tenho aqui) fica bom :?: Faço a la "vôo silencioso", cortando a asa no meio e colando a longarina :?:
- Estava considerando fazer a asa chapeada em balsa 1/32 (que tenho aqui) vs entelar direto o isopor com celofane. Qual o custo/benefício da perfeição do perfil com chapeamento com balsa vs peso extra :?:
- Pode de balsa revestido com fibra, boom de vara de pesca e cauda em V, a la Tim Maia.
- Motor brushless 2205 da GWS, speed Thunderbird 10 A, bateria LiPO 600 mHa, servos Pico GWS, receptor R6N GWS - putz com essa eletrônica acho que tem que ser 1,5m :?:

Andrey
apatitucci
membro
Mensagens: 237
Registrado em: Qua Out 05, 2005 8:53 pm
Localização: Manaus

Mensagem por apatitucci »

Complementando...

Outra referência que tenho é o Terminator http://www.charlesriverrc.org/articles/terminatorhlg/terminatorhlg.htm
É uma asa de 1,5m, chapeada em balsa 1/32, poliédrica, com três painéis. Me parece que por ser chapeado em balsa os caras dispensam a longarina :?: :?:

Valeu,

Andrey[/url]
apatitucci
membro
Mensagens: 237
Registrado em: Qua Out 05, 2005 8:53 pm
Localização: Manaus

Mensagem por apatitucci »

Outra idéia: fazer asa em isopor, 1,5m, chapeada em balsa, sem longarina, com uma fita de carbono em cima e outra em baixo...
Vitor Mano
membro
Mensagens: 31
Registrado em: Qua Fev 25, 2004 9:31 pm
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem por Vitor Mano »

Como longarina pode-se usar tmb varetas de fibra de vidro, dessas que o pessoal tem usado para fazer pipas, são leves e muito resistentes, agora acho que deva usa-las mesmo se for chapear a asa com balsa.
Cave uma canaleta o mais rasa possivel, pois quanto mais próximo da superficie da asa melhor sera seu desempenho, e cole com epoxi, se a cola epoxi for um pouco mais flexivel que o normal melhor, se for muito rigida pode trincar e descolar, o mesmo vale se for usar fita de fibra de carbono. Atenção na hora de cavar as canaletas pois devem estar exatamente alinhadas a superior com a inferior!
Avatar do usuário
Gauchinho
membro
Mensagens: 172
Registrado em: Qua Fev 01, 2006 1:21 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gauchinho »

quanto á cauda, sugeriria o uso da cauda em cruz... o V não é tão eficiente, principalmente se falando de um modelo só com leme e profundor...

uma construção que fica legal é a de isopor chapeado e estruturado com longariane tudo mais... e aí alguns furos com serra-copo ou algo que tenha o mesmo efeito... depois entelada com oralight....
fica bonita pkct, e leve...
apatitucci
membro
Mensagens: 237
Registrado em: Qua Out 05, 2005 8:53 pm
Localização: Manaus

Mensagem por apatitucci »

Pois é, estava eu olhando o tutorial de asa de isopor do Ricardo Felipelli e ele usou vareta de vibra naquela asa. Só não sei se essa técnica é boa para asas de 2 metros, p.ex.

Eu só achei que faltou algo importante naquele tutorial: a asa deve ser cortada em baixo primeiro e depois em cima, senão ela não fica com a espessura exata do perfil. Após cortar a parte de baixo, a asa assenta no isopor abaixo, eliminando o espaço do corte. Na parte de cima esse espaço ficará acima do template, assim a asa fica com a espessura correta do perfil.
apatitucci
membro
Mensagens: 237
Registrado em: Qua Out 05, 2005 8:53 pm
Localização: Manaus

Mensagem por apatitucci »

Como eu não tenho muitos gramados à disposição aqui a cauda em V seria mais pra evitar detonar o leme. Meu QF-II já está ralado pra caramba, e olhe que o leme é laminado com fibra!
Imagine uma cauda em balsa só entelada.

Aliás precisava achar um jeto de colocar algo na fuselagem (principalmente nariz) que resistisse pousos em chão de terra seca/cascalho. Fibra de vidro com resina finish não deu nem pro começo.
Responder