Tem algum problema em usar bec ?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Samuel Conzatti
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sex Jun 13, 2014 9:14 pm
Localização: Rodeio Sc

Tem algum problema em usar bec ?

Mensagem por Samuel Conzatti »

Estou montando um avião com a bateria de 6,6v e os servos são de 6v to pensando em por um bec da YEP 20A HV (2~12S). Muitos falam que é melhor trocar a bateria para nicd, ou nimh do que usar uma life e um bec, por que é mais circuito e mais fácil de dar pau, mais realmente é tão perigoso assim do bec queimar e dar pau em tudo ?
[img:3667e6fe86]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/40274.jpg[/img:3667e6fe86]
- Stinson (Os 81) Pylon Racer (3800kv) - Nigth Fly Zagui
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

É!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Não!
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Re: Tem algum problema em usar bec ?

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:6032563cc5="Samuel Conzatti"]Estou montando um avião com a bateria de 6,6v e os servos são de 6v to pensando em por um bec da YEP 20A HV (2~12S). Muitos falam que é melhor trocar a bateria para nicd, ou nimh do que usar uma life e um bec, por que é mais circuito e mais fácil de dar pau, mais realmente é tão perigoso assim do bec queimar e dar pau em tudo ?
[img:6032563cc5]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/40274.jpg[/img:6032563cc5][/quote:6032563cc5]

Opinião é como bunda, cada um tem a sua...eu uso bec desde 2008 e até hj NENHUM queimou...mas, tem bec's e bec's, se vc usar um bec "genérico" tem uma chance maior de dar problema que um bec de boa qualidade e sim, qualquer coisa neste vida pode dar problema...bmw,ferrari, futaba, spektrum,bec,lipo,Nicd,life,etc,etc,etc

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Como qualquer circuito, se estiver tudo bem dimensionado vai funcionar por anos a fio, obviamente manutenção preventiva nas conexões e fiação se faz necessária como em qualquer sistema.

Helicópteros de grande porte (classe 600 pra cima) utilizam BEC desde que o helimodelismo elétrico deslanchou a cerca de uns 8 anos, dar problemas tudo pode dar, até mesmo a solda nos terminais internos de uma bateria pode se quebrar e derrubar o modelo, se for pensar por este lado nem voa...

Mas tem outro ponto de vista: Diversos modelistas tem utilizado bateria LIFE de 2S diretamente em servos de 6 volts também sem problemas, obviamente a tensão fica acima do especificado (10%) mas principalmente se forem servos analógicos isso não traz problemas na prática.

Quais são os servos que irá utilizar?

Abraços.
Samuel Conzatti
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sex Jun 13, 2014 9:14 pm
Localização: Rodeio Sc

Mensagem por Samuel Conzatti »

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9811__Hitec_HS_485HB_Deluxe_servo_4_8kg_45g_0_22sec.html
Samuel Conzatti
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sex Jun 13, 2014 9:14 pm
Localização: Rodeio Sc

Mensagem por Samuel Conzatti »

Bom, estou pesando em usar esse bec

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__40274__Hobbyking_YEP_20A_HV_2_12S_SBEC_w_Selectable_Voltage_Output.html

já ouvi dizer que é um bec ótimo e nunca ouve problema...
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Cara, na boa, abandona a idéia do BEC. Use Li-Fe de 2S (6,6V) de boa capacidade e descarga (1800mAh e 20C) direto no receptor e se puder não use sequer a chave liga-desliga. Usa uma extensão que para plugar e desplugar. Acredito até que você vai gastar menos e pode ficar até mais leve!
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
Samuel Conzatti
membro
Mensagens: 25
Registrado em: Sex Jun 13, 2014 9:14 pm
Localização: Rodeio Sc

Mensagem por Samuel Conzatti »

Fernando, acho que já ouvi falar de você aqui no Sitio de voo Butzke...

Vou usar servos HV ai já elimino o bec, e é 2 dólares mais caro que o que eu ia comprar... e a chave.. vou usar a Spektrum deluxe...
Avatar do usuário
headhunter
membro
Mensagens: 291
Registrado em: Sex Mar 28, 2014 5:37 pm
Localização: Brasília

Mensagem por headhunter »

Olá @Hidden
Você disse que se a eletrônica ficar bem dimensionada pode durar anos.
Eu não sei se a eletrônica do meu aero esta bem dimensionada mais posso dizer que estou voando com ela já a 5 a 6 meses.
Sendo que o ESC e motores dos outros em campo tem dado problema o que tem me chamado grande atenção.
Quais cuidados devemos ter? enquanto estou com 1 kit o pessoal já ta passando pelo 3º Kit.
Que tipo de manutenção deve se dar no ESC,motor e servos para conservar por mais tempo?
Eu ainda não entendo o motivo de tanta quebra em campo e o meu continua com a mesma condição de uso parece que esta como novo mesmo tendo usado mais de 50x.
Responder