SU-47 Berkut da Lanxiang - CHEGOU, mas taxou muito!!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Continuando:

A bateria que vou pegar é esta:

[img:5f3d36edf6]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/21422(1).jpg[/img:5f3d36edf6]

E aqui segue o setup do trem de pouso:

atuadores servolless:

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__31828__Turnigy_Full_Metal_Servoless_Retracts_w_Steerable_Nose_Assembly_3mm_pin_.html[/url]

Trens de pouso e rodas:

[url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__45229__Alloy_Oleo_Strut_Set_with_Anti_Rotation_Link_and_Wheels_3mm_Pin_Trike_.html[/url]

Sei que o trem de pouso não vai ficar fiel, mas este foi o melhor que encontrei em custo beneficio, pois os originais são muito porcos...
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

Bom, vou postar aqui as fotos da caixa e das partes do modelo:

Primeiro vem a caixa que é bem robusta:

[img:6192eb58ce]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t1.0-9/10501861_805355926143498_21206865499815008_n.jpg[/img:6192eb58ce]

Ela tem dois andares e as peças vem super bem embaladas:

[img:6192eb58ce]https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpa1/t1.0-9/10458717_805355949476829_2522290634692780030_n.jpg[/img:6192eb58ce]

Desculpem a banguça pessoal, rs...

Parte superior da fuselagem:

[img:6192eb58ce]https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t1.0-9/10501755_805355909476833_8709614180041159355_n.jpg[/img:6192eb58ce]

parte inferior:

[img:6192eb58ce]https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/t1.0-9/10299141_805356002810157_4558936185299165619_n.jpg[/img:6192eb58ce]

fuselagem aberta:

[img]https://scontent-b-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10361390_805356042810153_6849169456594571063_n.jpg?oh=7d03fa713cce58712e1d34be7a9298a6&oe=54196DE3[/img]

peças organizadas:

[img:6192eb58ce]https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t1.0-9/10455254_805356086143482_6157272208432015562_n.jpg[/img:6192eb58ce]

de perfil:

[img:6192eb58ce]https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/t1.0-9/10366090_805356116143479_4665392491923720014_n.jpg[/img:6192eb58ce]

um exemplar do trem de pouso:

[img:6192eb58ce]https://scontent-a-mia.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/t1.0-9/10345980_805356159476808_1865036131173940088_n.jpg[/img:6192eb58ce]
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Ai vão as primeiras dicas:

1- O Su-47 não voa com 4s. (6s, 5000, 50c no mínimo, isto para um voo de 3min e se possível não desacelerar abaixo de 70%, com 4s vc vai voar em pré-stoll, ai já viu não vai ter nenhum "Reynolds" para sustentar a bagaça. O problema nesse jato é que se vc não tiver velocidade suficiente não existe estabilizador nesse planeta que vai corrigir o voo dele, com 4s você não vai ter pitch speed suficiente para que as asas gerem a sustentação mínima.

2- Usar os trens de pouso originais se possível...os trens de pouso de metal são pesadinhos, para quem quer economizar no peso, já viu....

3- Não usar o estabilizador Orange 3 axis, usar este estabilizador sem nem ter testado em nada é vela preta...ou melhor, nunca use nem um tipo de estabilizador em jatos...kkkkk
Humberto Melo
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:26e1f7fb37="humbertomelo"]Ai vão as primeiras dicas:

1- O Su-47 não voa com 4s. (6s, 5000, 50c no mínimo, isto para um voo de 3min e se possível não desacelerar abaixo de 70%, com 4s vc vai voar em pré-stoll, ai já viu não vai ter nenhum "Reynolds" para sustentar a bagaça. O problema nesse jato é que se vc não tiver velocidade suficiente não existe estabilizador nesse planeta que vai corrigir o voo dele, com 4s você não vai ter pitch speed suficiente para que as asas gerem a sustentação mínima.

2- Usar os trens de pouso originais se possível...os trens de pouso de metal são pesadinhos, para quem quer economizar no peso, já viu....

3- Não usar o estabilizador Orange 3 axis, usar este estabilizador sem nem ter testado em nada é vela preta...ou melhor, nunca use nem um tipo de estabilizador em jatos...kkkkk[/quote:26e1f7fb37]

Humberto,

1-Não entendo o preconceito com baterias 4S, rs... vc viu que modifiquei o sistema de propulsão? No caso estou usando um mais eficiente e mais forte que o do fabricante que necessita de uma bateria menor para se ter menor peso embarcado. Mas como percebi sua preocupação é muito alta em relação isso, prometo que vou me precaver e estudar uma bateria 5S, mas ai acho que vou ter uma ignorancia de potencia nesse jato, pois a castle promete cerca 1950g de empuxo com bateria 5s cada unidade segundo o seu site:

[url]http://rc-castle.com/shop/product_info.php?cPath=70_245&products_id=2907[/url]

No site da banana hobby a potencia do motor de fabrica promete no mínimo 2500 de empuxo total.

[url]http://www.bananahobby.com/8-ch-blitzrcworks-sukhoi-su-47-berkut-v2-rc-edf-jet-arf.html[/url]

Isso significa 56% de trust extra. Mas vou seguir seu conselho. Peso no nariz é bem vindo pra estabilizar. Com bateria 4s seria 12% a mais de potencia.

2- Os trens de pouso originais são mais pesados que os que vou pegar na HK, ja pesei e não vale a pena. trago maiores informações sobre isso semana que vem, prometo... estou indo viajar hoje.

3- Sobre o controlador, eu vou mixar no rádio uma chave de liga e desliga dele, vou tirar do chão sem o uso dele e em voo irei testar se ele ajuda ou atrapalha, e a cada voo vou ajustando os ganhos. Acho que isso não vai ser nenhuma dor de cabeça para se testar. O que acha? As vezes num presta mesmo, mas eu ja comprei, não custa nada testar. Só queria entender o porque nao usar em jatos controladores. Se puder me dar um parecer técnico eu agradeceria.

Sobre a construção, o que vc achou da longarina? Fragil? Ou da conta aquelas pecinhas que vem junto com o kIT? Acho que com essa potencia extra vou precisar reforçar algo.

Muito obrigado pela ajuda e me perdoe a teimosia. Meu problema é querer entender o por que de tudo.... abração
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

Não é preconceito.... é conceito, já testado, comprovado em 3 SU-47. Bateria leve com jato grande, não dá certo. O GRANDE problema aqui não é empuxo, vc pode ter 4kg de empuxo mas sem velocidade o seu jato não voa...

A lipos de 6s é realmente o minimo do mínimo para voar...se vc não quer acreditar tudo bem... não vou insistir. Ter uma lipo de 6s não é so pela "potência"... como já disse precisamos de alta rotação e alta velocidade do fluxo de ar dentro do duto, e o peso é o ideal para o CG do SU-47, tem vários videos do SU-47 entrando em stall é so procurar no youtube.

E para que mesmo que vc quer economizar peso em um jato?

Esquece promessas de empuxo dos sites...se promete 1,5kg tira pelo menos 0,5kg assim que você coloca dentro do jato...

Você não tem potência extra...na verdade com esse setup de 4s é menos do que vc precisa...acredite se quiser...kkkkk

Controlador em jatos RC é desnecessário em alta velocidade já estabiliza o voo... não precisa de nada a mais. O povo cai com o su-47 só porque tenta voar sem velocidade e com CG atrasado.
Humberto Melo
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Dando um "pitaco" aqui também:

É sabido que sistemas EDF tem uma linha muito tênue entre alto desempenho e desempenho insuficiente, então como o amigo Humberto alertou acima, não acredite cegamente nas especificações do fabricante, obviamente as EDFs necessitam estar 100% balanceadas e faça testes de bancada para confirmar se serão suficientes ou não, 1S a mais ou a menos na bateria poderá fazer toda a diferença.

Abraços e boa sorte, realmente é um jato muito lindo.
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Mensagem por John-Henrique »

Nunca voei jatos, mas tenho aeros que utilizam EDF, e realmente, independente do peso, se não tiver velocidade não voam mesmo, podem até estar voando mas, se perder velocidade, tu já houve aquela musica de funk "chão chão chão chão chão"
humbertomelo
membro
Mensagens: 1214
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 5:05 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por humbertomelo »

O jato é lindão... mas hoje seria a minha ultima escolha, na verdade não escolheria. Tem N jatos bons para voar, para que eu vou escolher um que vai cair em 10 segundos...só pelo desafio? nahh... Voar jatos é quase uma arte, tem que se dedicar, treinar e gostar de velocidade, e ter um jato dócil no inicio da "carreira" é muito, mas MUITO importante. Como já passei por quase todos os tipos de jatos, sei bem o estou falando, hoje não escolho o projeto só porque é bonito, mas peso tudo antes de começar... o custo de uma boa montagem de um jato como o SU-47 é muito alto, e o risco é muito alto também... como o meu dindin não nasce em arvore, tenho que pensar em ter um jato para voar por muito tempo. Por exemplo, meu mirage é dócil, estável, voa rápido, vou a vários eventos com ele, eletronica super simples, é um jato da alegria vai e volta, kkkk. O Su-47 é do tipo só vai...

Em uma das decolagens iniciais em um Su-47 estava tudo ok, CG, configurações de elevons, tudo, mas tudo ok.... na decolagem fez um roll e caiu de nariz...já era, um jato com 2 edf, 2 speeds, lipo grande, 14 servos, tonelada de fiação é a receita para o caos...kkkkk
Humberto Melo
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:0fc1ed244a="humbertomelo"]Não é preconceito.... é conceito, já testado, comprovado em 3 SU-47. Bateria leve com jato grande, não dá certo. O GRANDE problema aqui não é empuxo, vc pode ter 4kg de empuxo mas sem velocidade o seu jato não voa...

A lipos de 6s é realmente o minimo do mínimo para voar...se vc não quer acreditar tudo bem... não vou insistir. Ter uma lipo de 6s não é so pela "potência"... como já disse precisamos de alta rotação e alta velocidade do fluxo de ar dentro do duto, e o peso é o ideal para o CG do SU-47, tem vários videos do SU-47 entrando em stall é so procurar no youtube.

E para que mesmo que vc quer economizar peso em um jato?

Esquece promessas de empuxo dos sites...se promete 1,5kg tira pelo menos 0,5kg assim que você coloca dentro do jato...

Você não tem potência extra...na verdade com esse setup de 4s é menos do que vc precisa...acredite se quiser...kkkkk

Controlador em jatos RC é desnecessário em alta velocidade já estabiliza o voo... não precisa de nada a mais. O povo cai com o su-47 só porque tenta voar sem velocidade e com CG atrasado.[/quote:0fc1ed244a]

Cara, agora sim vc me convenceu, era isso que eu precisava ler... Beleza, entendi...
Então esse setup suporta no máximo baterias 5S. Eu não confio nenhum pouco no setup da bananahobby, achei meio milagrosa a informação do site deles. Ja na castle eu confio mais, pelo menos eu considero uma marca de ponta.

Com uma bateria 5S, vc acha que esse setup fica mais interessante?

[url]http://rc-castle.com/shop/product_info.php?cPath=70_245&products_id=2907[/url]

Se não, teria alguma sugestão de propulsão?

Na HK não encontrei baterias que suportem a taxa de descarga de 80A, aceito criticas e sugestões...

Concordo sobre as quedas acontecerem em baixa velocidade, esse jato é bem critico, tem que voar londe da velocidade estol se não perde o controle facil!!! agora entendi melhor sua posição sobre o assunto... Eu pensei numa pequena modificação aerodinamica pra evitar um pouco dessa perda de controle, mas nada de mais ainda. Não sei o quanto funciona bem para aeromodelos. Mas antes acho que preciso voar, para depois pensar em refinar. Uma coisa que o SU-47 real tem e nao existe no aeromodelo é a presença de slat na parte mais próxima da raiz. Isso faz com que o estol na asa aconteça primeiro na raiz e o avião nao sofra tanto com a falta de controle. E não duvido que ainda tenha um controle ativo de manobra nessa parada ai. Da pra ver isso na nessa foto:

[img:0fc1ed244a]http://tomcat85.free.fr/su-47-2.jpg[/img:0fc1ed244a]
Avatar do usuário
Diego Monteiro
membro
Mensagens: 156
Registrado em: Ter Mai 22, 2012 5:14 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por Diego Monteiro »

[quote:8e10ffb603="humbertomelo"]O jato é lindão... mas hoje seria a minha ultima escolha, na verdade não escolheria. Tem N jatos bons para voar, para que eu vou escolher um que vai cair em 10 segundos...só pelo desafio? nahh... Voar jatos é quase uma arte, tem que se dedicar, treinar e gostar de velocidade, e ter um jato dócil no inicio da "carreira" é muito, mas MUITO importante. Como já passei por quase todos os tipos de jatos, sei bem o estou falando, hoje não escolho o projeto só porque é bonito, mas peso tudo antes de começar... o custo de uma boa montagem de um jato como o SU-47 é muito alto, e o risco é muito alto também... como o meu dindin não nasce em arvore, tenho que pensar em ter um jato para voar por muito tempo. Por exemplo, meu mirage é dócil, estável, voa rápido, vou a vários eventos com ele, eletronica super simples, é um jato da alegria vai e volta, kkkk. O Su-47 é do tipo só vai...

Em uma das decolagens iniciais em um Su-47 estava tudo ok, CG, configurações de elevons, tudo, mas tudo ok.... na decolagem fez um roll e caiu de nariz...já era, um jato com 2 edf, 2 speeds, lipo grande, 14 servos, tonelada de fiação é a receita para o caos...kkkkk[/quote:8e10ffb603]

Eu concordo novamente, obvio que não sou novo no hobby né!!! Não faria um loucura se não estivesse disposto a tentar solucionar os problemas antes. Eis o motivo de até pedir algumas dicas aqui no evoo.

Esse modelo traumatizou muita gente. Mas é de longe o meu preferido. Não falo apenas como hobista, mas como engenheiro mecânico especializado em aeronáutica. Esse modelo pode até ser ruim, o que o torna bom para mim. Pois o que quero mesmo, mais para frente, quando tiver tempo (leia-se $$$$) fazer um SU-47 do meu jeito, um avião complexo que voe que nem o seu Mirage. Why not? E tentar baratear a coisa mais pra frente como aeromodelo usando processos de fabricação criativos. Primeiro quero voar este, entender como ele reage, e o que pode ser mudado. Eu ja anotei diversas dicas aqui suas Humberto, que enriqueceram bem aqui. Mas tenho outras ideias malucas que podem ser aplicadas ao meu mestrado como disse. Ai quem vai pagar o modelo é a universidade mesmo (Ai ja são outros 500), que seria desenvolver sistemas de controle basicos em aeronaves críticas de alta velocidade (Vide o Gripen chegando ai para a Embraer e Akaer).

Mas o foco aqui é aeromodelismo. Quero enfatizar isso aqui.

Só uma pergunta, o que vc mudaria no projeto da LXHM? Peso? CG? Estrutura? Geometria de algo? Jogava aquele paraquedas nojento no lixo?
Responder