pintura em aeromodelo!

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
feliperod
membro
Mensagens: 77
Registrado em: Sáb Mai 28, 2011 9:56 am
Localização: Ipiaçu-MG

pintura em aeromodelo!

Mensagem por feliperod »

Boa noite amigos do e-voo, venho trocar uma ideia com vcs, eu tenho um cessna 182 da hangar
com 2,40 de envergadura ele e todo encapado com balsa, com a cabine e a ponta das asas em fibra, e esta com a entelagem muito feia retirei toda a entelagem com tinner,e veio uma pequena ideia na minha cabeca e do meu pai, pois temos uma oficina de funilaria e pintura automotiva
como temos todo o equipamento, tava querendo em vez de entela o aero pintar, tira algumas imperfeicoes com massa tampa tudo, depois jogar selador, tinta fundo lixar e pintar e envernizar, oque. vcs acham disso sera q aumenta muito peso? sera q alguem por ae ja fez algo parecido, aos
experientes oq acham, podem dar uma ajudinha??? obrigado sugestoes e criticas serao bem vinda
Cessna 182 hangar 9 dle-30, T-rez 450 se, T-27, Demoselle 3536 910 kv, ugly stick ap hornet 0.15!
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

bom noa sei qual é o modelo da hangar, mas vc pode tratar madeira como madeira, existem uns vernizes que tem açao anti cupim e tb sao hidrorepelentes, ou seja , proteje contra humidade, mas sei la, rs tipo assim, a entelagem anterior devia ser com oracote, monocote ou algo assim, eu acho mt bonito e da um pouco mais de resistencia ao aero, apesar de que pra quem nao ta acostumado com isso pode dar um pouco mais de trabalho, mas eu ja pintei aero meu de depron com esmalte sintetico e agua raz, tb fica bonito, vai do seu gosto. quanto ao peso , um aero desse tamanho creio que nao ira sentir muito o peso desse acabamento desde que nao seja exagerado na massa, minha opiniao, ok? abraço
Moiado
membro
Mensagens: 287
Registrado em: Dom Mai 29, 2011 1:08 pm
Localização: Ibiá, MG

Mensagem por Moiado »

[quote:32038f1b71="Indiana Junior"]... mas eu ja pintei aero meu de depron com esmalte sintetico e agua raz, tb fica bonito...[/quote:32038f1b71]
E aí, Indiana. Blz.
Estou pesquisando modos de pintura em depron. Poderia nos dizer como você pinta depron com esmalte sintético e aguaraz? Assim tipo e marca do material e qual técnica de pintura você usa...
Faço meus aeros geralmente com depron e estou cansado das fitas coloridas.
Obrigado, Abraço e bons voos!
Avatar do usuário
Jonathan M.
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qui Nov 19, 2009 6:56 pm
Localização: Distrito Federal

Mensagem por Jonathan M. »

Beleza felipe?
Cara tenho muita vontade de pintar meus aeromodelos e procurando nos fóruns gringos observei que eles fazem muito isso para aeromodelos desta envergadura, foi nesses fóruns que encontrei um produto chamado Solartex, ele é autoadesivo como se fosse vinil, mas tem a aparência de pano (apenas a aparência, pois vi em fotos, me corrijam se eu estiver errado) dai eles aplicam nas fuselagens e passam o ferro de entelar e depois pintam normalmente, só não sei que tintas eles usam.

Segue o link do produto: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/RC_PRODUCT_SEARCH.asp?strSearch=Solartex+

É meio caro mas compensa muito, é resistente e pelo jeito dura muito tempo.


Abraço.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Felipe

O que tu pensa em fazer não é nada novo muito menos a reinvenção da roda, pinta-se aeromodelos em fibra desde que eles existem. Entretanto, cuida com o peso.

Pode não parecer, mas tinta pesa sim, e muito. O pior nem é e tinta e sim a preparação, como tu és do ramo sabe, massa, lixa, mais massa, lixa, fundo universal, lixa, tinta e verniz. Pesa pra #$%@&@!

mas num modelo de 2,40 de envergadura o motor não deve ser bobo, então não é isso que fará grande diferença.

É só preparar, e meter tinta PU ou esmalte sintético.

Depois mostra o resultado né!
Avatar do usuário
Felipe Thurler
membro
Mensagens: 249
Registrado em: Seg Nov 25, 2013 12:28 pm
Localização: Nova Friburgo, RJ

Mensagem por Felipe Thurler »

[quote:0d9b569db4="Douglas Lenz"]Felipe

O que tu pensa em fazer não é nada novo muito menos a reinvenção da roda, pinta-se aeromodelos em fibra desde que eles existem. Entretanto, cuida com o peso.

Pode não parecer, mas tinta pesa sim, e muito. O pior nem é e tinta e sim a preparação, como tu és do ramo sabe, massa, lixa, mais massa, lixa, fundo universal, lixa, tinta e verniz. Pesa pra #$%@&@!

mas num modelo de 2,40 de envergadura o motor não deve ser bobo, então não é isso que fará grande diferença.

É só preparar, e meter tinta PU ou esmalte sintético.

Depois mostra o resultado né![/quote:0d9b569db4]
Como falou, Douglas, aero pintado fica ótimo, mas é pesado e difícil de preparar a superfície. Um funflyer em balsa que tenho, levei num amigo meu lanterneiro pra eu aprender a preparar e pintar e te digo, a pintura em si não é difícil, o pior foi a preparação.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

Havia uma família de modelistas onde eu voava que fazia assim o acabamento dos seus modelos, a maioria os da Top Flite da 2 guerra para motores 120 ou 150 4T.
Voavam muito bem.
Eu cheguei a pintar algumas fuselagens de planadores pequenos, recobrindo com fibra de vidro (0,5oz/sq yd) e epóxi em finas camadas e, lixando bem, ficava muito bom e leve.
Avatar do usuário
Indiana Junior
membro
Mensagens: 491
Registrado em: Ter Jan 31, 2012 4:16 pm
Localização: sao paulo

Mensagem por Indiana Junior »

[quote:1d3dd8587c="Moiado"][quote:1d3dd8587c="Indiana Junior"]... mas eu ja pintei aero meu de depron com esmalte sintetico e agua raz, tb fica bonito...[/quote:1d3dd8587c]
E aí, Indiana. Blz.
Estou pesquisando modos de pintura em depron. Poderia nos dizer como você pinta depron com esmalte sintético e aguaraz? Assim tipo e marca do material e qual técnica de pintura você usa...
Faço meus aeros geralmente com depron e estou cansado das fitas coloridas.
Obrigado, Abraço e bons voos![/quote:1d3dd8587c]
entao amigo, eu tenho compressor , pistola de pintura e tb aerografo, afino a tinta com agua raz e pinto sobre o depron diretamente, claro que o depron tem uma superficie meio texturizada, e a pintura vai mostrar, mas acho que fica bom, no depron nao se usa acabamento é tinta direto mesmo, agora se for isopor ai tem que ser tinta pra isopor em latinha spray, ou entao vc pode comprar tinta spray tb de qlqr cor e pintar no depron, talvez seja mais pratico, um pouco mais caro apenas.
Avatar do usuário
Leonardo M.T.
membro
Mensagens: 1181
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 2:29 pm
Localização: Santiago RS 43a

Mensagem por Leonardo M.T. »

Para pintar sobre a balsa é meio chato, mas fica muito bonito, o processo é o seguinte, considerando a madeira chua.

1- duas mão de DOPE sobre a balsa, lixando entre as demão para ir alisando a madeira;
2- Uso de massa para tapar as imperfeições e lixa. A Hobbico vende a Hobbylite, que é uma massa leve e fácil de lixar, própria para aeromodelismo, as de uso automotivo são duras e pesadas, ruins de lixar sobre a balsa.
3- Agora o bom é entelar todo o modelo com SILKSPAN, um papel próprio para entelar aeromodelos, muito raro de se achar no Brasil. O Silkspan adere na balsa com o DOPE, pode-se usar duas ou 3 demãos de DOPE diluído 50/50 com thinner.
4- Lixa-se o Silkspan dopado
5- Camada de Primer com pistola, lixa e correção de imperfeições
6- Camada ou camadas da tinta das cores escolhidas
7- Camada de verniz bi-componente que aguenta o combustível glow (não lembro se teu modelo é glow...)

Esse era o padrão de acabamento antes da difusão dos termoadesivos na década de 80.
Vantagens = fica bonito, com capricho fica muito bonito;
Desvantagens = demora para fazer, custo, materiais exóticos atualmente (DOPE e Silkspan) a agrega bastante peso a mais.
Outra desvantagem que qualquer reparo é mais demorado


[url]http://vcconline.go-forum.net/t1307-spitfire-15[/url]
[url]http://vcconline.go-forum.net/t929-thundergazer-st-60[/url]

Dá uma olhada nesses modelos do pessoal do VCC que ainda não foi assolado pelos ARFs e ainda usa essas técnicas..........
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 788
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

A essa altura ja deve ter terminado a pintura masssss... evite usar massa plastica ou outra semelhante. Use uma massa para reboco chamada Unifix. É muuuito leve.... encontra em loja de material para construção.
Responder