Movimento dos Sticks na posição Normal e Dorso

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Movimento dos Sticks na posição Normal e Dorso

Mensagem por Flavio LHP »

Salve galera,

Estou começando os circuitos de dorso no simulador. Que bagunça que fica nossa cabeça sem dizer que é nessa hora que vemos o quanto somos descoordenados!! hahaha... mas agente aprende!!!

Seguinte... criei esse tópico, para dividir com os amigos do fórum essa dificuldade... tive que escrever como são os comandos, para ficar mais entendível os movimentos dos sticks.

Todos sabemos que para uma curva com aileron sair perfeita é necessário cabrar um pouco o heli (puxar o stick de profundor para o sentido contrário em que se está indo) senão o heli imbica.

Alem de todos os comandos que se invertem, quando se vai na posição normal pra frente e pra trás, e na posição dorso pra frente e pra trás (que vou descrever abaixo) ainda temos a preocupação de referencia no heli, para facilitar um pouco o raciocínio. Para facilitar isso, a maneira que encontrei (não sei como os mais experientes costumam fazer) foi usar o bico do heli como referencia na posição normal (isso todos fazemos) e na posição dorso, utilizei a cauda como referencia. Assim, ficou mais fácil para eu dividir os comandos na minha cabeça conforme a posição do heli. Vocês vão entender meu raciocínio... Claro que isso é o inicio de tudo apenas para facilitar o aprendizado, mas com certeza depois de acostumado, os movimentos deverão vir automaticamente como é com todos os helimodelistas experientes!

Vamos lá... como são muitos comandos, pode serr que eu me confunda em algum deles, peço que me corrijam se eu tiver cometido um equivoco... para facilitar a explicação vou chamar o stick de aceleração (esquerdo) de 1 e stick de elevator (direito) de 2.

POSIÇAO DO HELI NORMAL
Referencia de vôo - o bico do heli

Frente
stick 1 para esquerda e stick 2 para esquerda (vice-versa) sempre cabrando stick 2 para trás


stick 1 para esquerda e stick 2 para direita (vice-versa) sempre cabrando stick 2 para frente

POSIÇÃO DO HELI DORSO
Referencia de vôo - a cauda do heli (facilitou muito pra mim)

Frente
stick 1 para esquerda e stick 2 para direita (vice-versa) sempre cabrando stick 2 para frente


stick 1 para esquerda e stick 2 para esquerda (vice-versa) sempre cabrando stick 2 para trás

Espero que tenha ficado entendível, e se eu tiver equivocado em alguma coisa, por favor me corrijam...

Estou usando esse raciocínio para os primeiros circuitos de dorso, e até mesmo intercalando o sentidos de voos frente e trás nas curvas para acostumar com o "cabrar" em curvas...

Estou me saindo bem!!!

Se alguém tiver alguma sugestão podemos alterar essa explicação para facilitar ainda mais a vida dos helimodelistas...

Abraços a todos e boa sorte NO SIMULADOR!!!
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
ARM_Coder
membro
Mensagens: 984
Registrado em: Sáb Ago 21, 2010 12:01 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por ARM_Coder »

Quer uma dica? Antes de se aventurar nos circuitos, treine MUITO o hover de dorso. Em todos os ângulos: primeiro nose-in, depois os 2 lados, depois tail-in. Depois, algumas piruetas *lentas* de dorso.

Com o tempo, você vai querer "passear" o heli para lá e para cá. Até que uma hora começa a sair uns circuitos.

Não, não é fácil. Tem que gastar *muitas* horas no simulador. Mas acho mais efetivo do que tentar "lembrar" a direção dos comandos em cada caso.

Ah, sim, quando você ficar bom em alguma etapa do simulador, reforce a mesma voando o heli real. Mas não caia na tentação de tentar coisas novas nele, o risco de lenha é alto...

Abraço!
Compass 7HVU / 6HVU / Atom 5.5 / Trex 500L / Spektrum DX8
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

E ae arm_coder beleza?
Tenho trinado soh dorso mesmo... E já to me virando no simulador.. Tenho conseguido voar mais fácil com o heli no.dorso de ambos os lados.. Cansei de ficar no hover e por isso dei uma.adiantada... Mas estou seguindo esse seu raciocínio TB... Muito treino no.dorso... Mas sinto.falta dos circuitos.. Hahaha... De QQ forma valeu pela orientação... Em breve tudo sera automatico... Vamos a luta!! Abs
Overide
membro
Mensagens: 236
Registrado em: Ter Ago 16, 2011 7:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Overide »

Excelente iniciativa Flavio, ja estou tentando aqui.
flavio torrens
membro
Mensagens: 49
Registrado em: Seg Jun 18, 2012 10:11 pm
Localização: alegrete

Mensagem por flavio torrens »

o pior sou eu que aprendi voo normal com o leme no reverso me oriento somente com a calda direita com a calda esquerda com a calda, mas faço voo normal legal, só aprendi errado, também NÃO TEM NINGUEM AQUI EM alegrete que pratique helimodelismo da nisso eheheh... aprender sozinho :twisted: 8) 8) :lol: :lol:
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

[quote:e6678d5be5="Overide"]Excelente iniciativa Flavio, ja estou tentando aqui.[/quote:e6678d5be5]

E ae Overide,

Cara, pelo menos pra mim essa relação de sticks para voos em diversas direções e posições está ajudando bastante...

Mas o que o Arm_coder falou é importante, antes de sair pra circuito tem que treinar muito hover em todas as direções...

Eu to fazendo isso ambém, mas cansa muito rápido ficar na mesma... dai dou uma desencanada no hover e saio para circuitos de dorso.. assim vou antecipando alguns aprendizados... hahahaha...

Eu sempre via uns caras fazendo uns circuitos de dorso e achava que eu ia demorar uns anos pra aprender... que nada... é só meter as caras com os comandos corretos e agente aprende...

Tudo, logico, no simulador né... acho que vai uns meses ainda de aprendizado antes de colocar em pratica no real... mas vamos à luta!!!

Boa sorte ai... abraço.

Boa sorte ai.
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
Flavio LHP
membro
Mensagens: 1660
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 1:17 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Flavio LHP »

[quote:b5d4d3bd93="flavio torrens"]o pior sou eu que aprendi voo normal com o leme no reverso me oriento somente com a calda direita com a calda esquerda com a calda, mas faço voo normal legal, só aprendi errado, também NÃO TEM NINGUEM AQUI EM alegrete que pratique helimodelismo da nisso eheheh... aprender sozinho :twisted: 8) 8) :lol: :lol:[/quote:b5d4d3bd93]

E ae Flavio, beleza? bonito nome hein.. hehe...

Cara, a hora de você aprender o jeito certo é quando começar nos circuitos de frente, ré, dorso tb... assim você vai colocar na cabeça os comandos certos...

Eu se fosse você, aproveitava essa hora para ficar no padrão... tente acostumar com o jeito certo no simulador... mas o problema será no real que você poderá se confundir né...

Eu to apendendo todas as direções no simulador, mas no voo normal não atrapalha em nada..

Eu tb aprendi na raça sem ninguem para me ajudar.. mas aprendi do jeito certo... hehe

Boa sorte. abs
Trex 550 DFC Kbar / Tarot 450 FB escala Policia Federal / Tarot 450 DFC Kbar / HCP100S / Spektrum DX6 black / Phoenix 5.5 e RF7.5
L.H.P.
Avatar do usuário
kcabun77
membro
Mensagens: 364
Registrado em: Sex Dez 16, 2011 11:50 am

Mensagem por kcabun77 »

O circuito pra frente de dorso até que me habituei rápido pra fazer, mas o de ré custou entrar na minha cabeça... Só agora depois de uns 6 ou 8 meses que tá começando ficar automático :D
David Porto
HK U-Dragonfly/Clone S107/T-Rex100S/CopterX 450/Clone 450Pro DFC Zyx-S/2 Solo PRO 180/FBL100/V922/Edge 540 Depron/Christen Eagle Depron.
Responder