ER9x

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

[quote:ecef1f47f1="njgomes"]Boas.

O software er9x frsky está preparado para mostrar mostrar a telemetria no display, O er9x simples não permite isso.

Para usar a antena original terá que abrir o modulo TX do frsky, de-soldar a antena, abrir um pequeno buraco para passar a antena original do rádio e solda-la. Vai dar um trabalho danado para manter a estética.

Abraço[/quote:ecef1f47f1]

ok, obrigado,
será que se trocar não afeta a impedancia da antena e diminui o alcance?
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:cca2921541="mauemmel"][quote:cca2921541="njgomes"]Boas.

O software er9x frsky está preparado para mostrar mostrar a telemetria no display, O er9x simples não permite isso.

Para usar a antena original terá que abrir o modulo TX do frsky, de-soldar a antena, abrir um pequeno buraco para passar a antena original do rádio e solda-la. Vai dar um trabalho danado para manter a estética.

Abraço[/quote:cca2921541]

ok, obrigado,
será que se trocar não afeta a impedancia da antena e diminui o alcance?[/quote:cca2921541]

Boas.

Desde que a frequência seja a mesma (deve ser 2.4Ghz) é indiferente. É só um pedaço de fio.

Abraço
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

[quote:2b5e5d986c="njgomes"][quote:2b5e5d986c="mauemmel"][quote:2b5e5d986c="njgomes"]Boas.

O software er9x frsky está preparado para mostrar mostrar a telemetria no display, O er9x simples não permite isso.

Para usar a antena original terá que abrir o modulo TX do frsky, de-soldar a antena, abrir um pequeno buraco para passar a antena original do rádio e solda-la. Vai dar um trabalho danado para manter a estética.

Abraço[/quote:2b5e5d986c]

ok, obrigado,
será que se trocar não afeta a impedancia da antena e diminui o alcance?[/quote:2b5e5d986c]

Boas.

Desde que a frequência seja a mesma (deve ser 2.4Ghz) é indiferente. É só um pedaço de fio.

Abraço[/quote:2b5e5d986c]


Obrigado, o módulo chegou hoje, vou ver por dentro para entender o que fazer...
Avatar do usuário
bananabg
membro
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Ago 17, 2011 9:32 am
Localização: Rio Verde,GO

Mensagem por bananabg »

[quote:a46e36caf2="njgomes"]
Boas.

Desde que a frequência seja a mesma (deve ser 2.4Ghz) é indiferente. É só um pedaço de fio.

Abraço[/quote:a46e36caf2]

Cuidado, não é bem assim que funciona. Te digo pr procurar uma pessoa que entenda bem deste assunto aqui mesmo no fórum e tire suas dúvidas.

Indico o Marco Antonio.

Pensando nessa logica, eu poderia cortar metade da antena dos rádios FM que o alcance se manteria inalterado, já que a frequência permanece a mesma, o mesmo digo sobre esticar toda a antena do rádio, pois a frequência ainda se mantem a mesma, e infelizmente, não é isso que ocorre, não é "só um pedaço de fio"!
Apaixonado por aeromodelismo e aviação.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

é exatamente isso que me preocupa, ja pesquisei bastante sobre isso aqui no forum, por iso perguntei.
Mas vamos ao que interessa, o modulo chegou ontem, fiz a instalação sem mexer na antena para ver como fica e resolvi que não vou mexer nisso, deixa ela do modo original mesmo...

quanto à telemetria, ví em outros foruns (por exemplo esse http://forum.turnigy9xr.com/converting-9xr-to-frsky-telemetry-djt-module-t362.html ) uma modificação de hardware no tx, e no modulo. isso é realmente necessário? (é tranquilo para eu fazer, ja que ja fiz a instalação do plugue para atualizar o firmware er9x), mas se não precisar mexer é melhor.
Avatar do usuário
njgomes
membro
Mensagens: 538
Registrado em: Qui Set 19, 2013 12:27 pm
Localização: LEIRIA-PORTUGAL
Contato:

Mensagem por njgomes »

[quote:a9d729bd31="bananabg"][quote:a9d729bd31="njgomes"]
Boas.

Desde que a frequência seja a mesma (deve ser 2.4Ghz) é indiferente. É só um pedaço de fio.

Abraço[/quote:a9d729bd31]

Cuidado, não é bem assim que funciona. Te digo pr procurar uma pessoa que entenda bem deste assunto aqui mesmo no fórum e tire suas dúvidas.

Indico o Marco Antonio.

Pensando nessa logica, eu poderia cortar metade da antena dos rádios FM que o alcance se manteria inalterado, já que a frequência permanece a mesma, o mesmo digo sobre esticar toda a antena do rádio, pois a frequência ainda se mantem a mesma, e infelizmente, não é isso que ocorre, não é "só um pedaço de fio"![/quote:a9d729bd31]

Boas.

Sim tem que ter alguns cuidados, respeitar comprimentos de fios de acordo com comprimentos de onda, se possível após alteração verificar SWR sempre que possível, não vá receber retornos e queimar o RX, verificar impedâncias mais um ou outro cuidado que eu acredito que os chineses respeitem muito pouco no ato da construção. Dai haver algumas pessoas a queixar-se que os seus equipamentos queimam assim que são ligados pela primeira vez.

Abraço
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

estive pesquisando as modificações a se fazer para usar a telemetria, mas achei vários posts e cada um fala uma coisa, mas todos tem que fazer adaptações nas placas.

a pergunta é: tenho um t9x, ja com plug para atualizar firmware, e com er9x, e agora um modulo DJT

Não achei nenhum forum especifico que me explique as adaptações necessárias. (que traços das placas cortar, que valor de resistores adicionar, etc)

Tenho a habilidade de fazer as modificações, mas não tenho conhecimento suficiente para calcular estas. Então explicações com fotos são bem vindas. ou link para alguma postagem ou tutorial que me indique isso. acho que pode ser de grande ajuda a outras pessoas tbem.

ABS
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

Ai tem explicado - para o 9X - com fotos dos resistores:

http://openrcforums.com/wiki/index.php/How_to_modify_your_9x_to_support_telemetry

Av8r
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

[quote:745869b044="Av8r"]Ai tem explicado - para o 9X - com fotos dos resistores:

http://openrcforums.com/wiki/index.php/How_to_modify_your_9x_to_support_telemetry

Av8r[/quote:745869b044]

Então Av8r, ja passei por esse post, só que ele usa o modulo DHT, o meu é o DJT, e ai não sei ao certo o que muda de um para o outro. Sei que o layout da placa é bem diferente (o que por si só não seria problema, uma vez que consegui achar na minha placa os terminais usados na placa do DHT, mas o tipo de conexão é diferente e ai não tenho conhecimento suficiente para saber como proceder.
Essa modificação usa um conversor rs232 (aquela outra plaquinha, se não me engano o nome dela é esse), ví outras em que isso não é necessário, uma vez que a propria placa do modulo ja faz essa função.

Por isso estou bem perdido.

O que mais se aproximou do que eu procuro, mas não tenho certeza se é só isso que devo fazer é esse:

http://blog.oscarliang.net/turnigy-9x-advance-mod/

mas não fala nada sobre o módulo, o que fazer nele ou se realmente precisa fazer alguma coisa...

caso alguém saiba e puder informar, eu agradeço muito.
Av8r
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Sáb Ago 04, 2007 4:59 pm
Localização: Uberaba-MG

Mensagem por Av8r »

É meio confuso.., nas fotos ele mostra o DJT, mas no texto menciona diferenças no caso do DHT... Ai manda ler outro lik, que manda ler mais dois outros links... :shock:

Sobre usar ou não o RS 232 ai no link diz o sequinte:

[quote:ace05b6d6e]Since the frsky module talks rs232 and the atmega 64 talks TTL you need to use a level converter to connect both. [/quote:ace05b6d6e]

Tambem diz que comprando esta placa não precisa fazer modificação na placa do 9X. :)

http://www.smartieparts.com/shop/index.php?main_page=product_info&products_id=337|

Av8r
Responder