O dilema da homologação da ANATEL!

Área para referências sobre lojas, sites, etc.
Todo mundo sabe que os correios demoram, quando a compra é feita na China e tem que atravesser metade do mundo (literalmente) para chegar ao destinatário, passando ainda por fiscalização/alfândega, demora ainda mais e corre o risco de pagar imposto.
Mas sempre tem algum desavisado, que não sabe disto e abre tópico em tudo quanto é lugar, foi criada esta seção.
Bocardi
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Qui Set 18, 2014 2:38 am
Localização: Aracaju - SE

Mensagem por Bocardi »

e com relação a ANAC ?? vcs viram o q esta acontecendo com o pessoal que recentemente conseguiu a homologação?
rdcotta
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 8:42 am
Localização: vitoria - ES

Importar radio Futaba - T8j ou T10J

Mensagem por rdcotta »

oi pessoal, e como será que esta a homologação destes radios Futabas ou JR. será que tem algum problema se comprar um destes na Towerhobbies por exemplo?
se não são homologados ou estão suspensos ou não foram renovadas etc. como a Diniz Esteves ou a Aeromodelli que são as distribuidoras destes radios no Brasil os vendem? e como passam os containers? muito estranho isso.
estas distribuidores oficiais deveriam realizar esta homologação.
Walkera 68#b..show de bola.
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

[quote:52999d3487="Bocardi"]Tem sim !!!
ele tem tudo isso..
mas no site acima eu nao encontro o certificado...

Alguem ja conseguiu homologar o phantom 2 vision ???

ele tem 2 transmissores :

controle 5.8Ghz FCC ID: SS3-201309581
Range extender 2.4Ghz FCC ID: SS3-RE7001402[/quote:52999d3487]

Olá amigo, verifique se você está preenchendo corretamente os dados do FCC ID, eu consegui consultar os dois. Exemplo:
[URL=http://s111.photobucket.com/user/jairbj/media/Semtiacutetulo.png.html][img:52999d3487]http://i111.photobucket.com/albums/n135/jairbj/Semtiacutetulo.png[/img:52999d3487][/URL]

[quote:52999d3487="grupilo"]Uma dúvida. No site da FCC:
http://transition.fcc.gov/oet/ea/fccid/

Eu não consigo ver o certificado. Como fazer para baixá-lo?

Uma outra dúvida: Ao seguir os passos do manual da Anatel, na aba 3: Unidade Fabril entra: SZ DJI TECHNOLOGY CO., LTD

Produto: Transceptor de radiação restrita (para o controle)

e para o Extender. Como selecionar produto e modelo?

Abs[/quote:52999d3487]

Olá amigo você vai precisar da "autorização fcc" e do "relatório de testes". Após consultar no site da fcc obtenha da seguinte maneira:

[URL=http://s111.photobucket.com/user/jairbj/media/Semtiacutetulo-1.png.html][img:52999d3487]http://i111.photobucket.com/albums/n135/jairbj/Semtiacutetulo-1.png[/img:52999d3487][/URL]

Sobre o fabricante está correto, porém sugiro você colocar o nome exatamente como está no certificado FCC (se for esse nome blz, não cheguei a verificar).

Sobre o tipo de produto ambos são "transceptores de radiação restrita".
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

[quote:4d0584178a="Bocardi"]e com relação a ANAC ?? vcs viram o q esta acontecendo com o pessoal que recentemente conseguiu a homologação?[/quote:4d0584178a]

Olá amigo, com relação a ANAC a operação de aeromodelos já é regulamentada a um bom tempo ([url]www2.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port207STE.pdf[/url]).

Mas tudo depende do uso que você faz dele.

Conforme ANAC o que diferencia o aeromodelo de um vant (veículo aéreo não tripulado) é a sua utilização.
[quote:4d0584178a]"A diferença básica entre um Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT e um aeromodelo está no seu uso: o aeromodelo é utilizado para fins meramente recreativos ou de competição."[/quote:4d0584178a]
Informação obtida em [url]http://www2.anac.gov.br/rpas/[/url] ás 22:26h de 24/09/2014.

Então pelo menos pra mim (que só uso helicópteros e mutirotores para lazer/recreação) acredito que estou operando dentro da lei.
Dentro das regras da anac para aeromodelismo e dentro das regras da anatel para radiofrequência.
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

Mensagem por marcelo_akiok »

[quote:0084f35025="jairbj"][quote:0084f35025="Bocardi"]e com relação a ANAC ?? vcs viram o q esta acontecendo com o pessoal que recentemente conseguiu a homologação?[/quote:0084f35025]

Olá amigo, com relação a ANAC a operação de aeromodelos já é regulamentada a um bom tempo ([url]www2.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port207STE.pdf[/url]).

Mas tudo depende do uso que você faz dele.

Conforme ANAC o que diferencia o aeromodelo de um vant (veículo aéreo não tripulado) é a sua utilização.
[quote:0084f35025]"A diferença básica entre um Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT e um aeromodelo está no seu uso: o aeromodelo é utilizado para fins meramente recreativos ou de competição."[/quote:0084f35025]
Informação obtida em [url]http://www2.anac.gov.br/rpas/[/url] ás 22:26h de 24/09/2014.

Então pelo menos pra mim (que só uso helicópteros e mutirotores para lazer/recreação) acredito que estou operando dentro da lei.
Dentro das regras da anac para aeromodelismo e dentro das regras da anatel para radiofrequência.[/quote:0084f35025]


Jairbj...

-Vou imprimir esta portaria de 07/04/99 e colocar no bolso sempre que for voar, juntamente com a "[b:0084f35025]A diferença básica entre um Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT/drone e um aeromodelo está no seu uso: o aeromodelo é utilizado para fins meramente recreativos ou de competição...[/b:0084f35025]

Com estes "documentos" já fico 50% legalizado aí faltará a homologação do tx/rx Vtx/Vrx...

É mais ou menos isso ?
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

[quote:2804da677b="marcelo_akiok"][quote:2804da677b="jairbj"][quote:2804da677b="Bocardi"]e com relação a ANAC ?? vcs viram o q esta acontecendo com o pessoal que recentemente conseguiu a homologação?[/quote:2804da677b]

Olá amigo, com relação a ANAC a operação de aeromodelos já é regulamentada a um bom tempo ([url]www2.anac.gov.br/biblioteca/portarias/port207STE.pdf[/url]).

Mas tudo depende do uso que você faz dele.

Conforme ANAC o que diferencia o aeromodelo de um vant (veículo aéreo não tripulado) é a sua utilização.
[quote:2804da677b]"A diferença básica entre um Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT e um aeromodelo está no seu uso: o aeromodelo é utilizado para fins meramente recreativos ou de competição."[/quote:2804da677b]
Informação obtida em [url]http://www2.anac.gov.br/rpas/[/url] ás 22:26h de 24/09/2014.

Então pelo menos pra mim (que só uso helicópteros e mutirotores para lazer/recreação) acredito que estou operando dentro da lei.
Dentro das regras da anac para aeromodelismo e dentro das regras da anatel para radiofrequência.[/quote:2804da677b]


Jairbj...

-Vou imprimir esta portaria de 07/04/99 e colocar no bolso sempre que for voar, juntamente com a "[b:2804da677b]A diferença básica entre um Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT/multirotor e um aeromodelo está no seu uso: o aeromodelo é utilizado para fins meramente recreativos ou de competição...[/b:2804da677b]

Com estes "documentos" já fico 50% legalizado aí faltará a homologação do tx/rx Vtx/Vrx...

É mais ou menos isso ?[/quote:2804da677b]

Pois é, eu fiz a mesma coisa, sempre carrego comigo esses dois documentos.

Ps.: Agora são três, tem a homologação da anatel também, rsrsrs.

Ah, só informando, não precisa homologar rx, só tx.
Claudio Perrone
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Set 29, 2014 10:54 am
Localização: São Paulo

Mensagem por Claudio Perrone »

Ola pessoal sou novo por aqui.

Tive o mesmo problema, meu filho viajou para Nova York e sem me avisar,
comprou um DJI Phantom 2, trouxe na mala,
quando chegou na alfandega apreenderam o Phantom, pedindo
que seja homologado e agora?
Não sei se vale a pena tirar ele de la, nem sei por onde começar.
Vi todos os relatos e descobri que é bastante dificil.
Se alguem puder me ajudar, agradeço.
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

[quote:0faa95f2de="Claudio Perrone"]Ola pessoal sou novo por aqui.

Tive o mesmo problema, meu filho viajou para Nova York e sem me avisar,
comprou um DJI Phantom 2, trouxe na mala,
quando chegou na alfandega apreenderam o Phantom, pedindo
que seja homologado e agora?
Não sei se vale a pena tirar ele de la, nem sei por onde começar.
Vi todos os relatos e descobri que é bastante dificil.
Se alguem puder me ajudar, agradeço.[/quote:0faa95f2de]

Hipóteses:
1º - Comprou o phantom sem rádio
-> Encaminhe carta para a anatel informando que o mesmo não possui emissor de radiofrequência por isso é um produto dispensado de homologação.

2º - Comprou o phantom com rádio mas sem câmera
-> Homologue o rádio (R$ 200,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.

3º - Comprou o phantom com rádio e com câmera (com transmissor de vídeo)
-> Homologue o rádio e o vtx (R$ 400,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.
Avatar do usuário
marcelo_akiok
membro
Mensagens: 265
Registrado em: Ter Set 24, 2013 10:16 pm
Localização: São Simão

Mensagem por marcelo_akiok »

[quote:a453c44111="jairbj"][quote:a453c44111="Claudio Perrone"]Ola pessoal sou novo por aqui.

Tive o mesmo problema, meu filho viajou para Nova York e sem me avisar,
comprou um DJI Phantom 2, trouxe na mala,
quando chegou na alfandega apreenderam o Phantom, pedindo
que seja homologado e agora?
Não sei se vale a pena tirar ele de la, nem sei por onde começar.
Vi todos os relatos e descobri que é bastante dificil.
Se alguem puder me ajudar, agradeço.[/quote:a453c44111]

Hipóteses:
1º - Comprou o phantom sem rádio
-> Encaminhe carta para a anatel informando que o mesmo não possui emissor de radiofrequência por isso é um produto dispensado de homologação.

2º - Comprou o phantom com rádio mas sem câmera
-> Homologue o rádio (R$ 200,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.

3º - Comprou o phantom com rádio e com câmera (com transmissor de vídeo)
-> Homologue o rádio e o vtx (R$ 400,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.[/quote:a453c44111]

Opa.... gora surgiu mais uma duvida....
R$ 200,00 pra homologar o TX do phantom ( mais R$ 200,00 do Vtx ) ?
Mas quem solicita a homologação não é o fabricante ?
jairbj
membro
Mensagens: 148
Registrado em: Sex Fev 15, 2013 1:57 pm
Localização: Brasília - DF

Mensagem por jairbj »

[quote:096cb8d3f4="marcelo_akiok"][quote:096cb8d3f4="jairbj"][quote:096cb8d3f4="Claudio Perrone"]Ola pessoal sou novo por aqui.

Tive o mesmo problema, meu filho viajou para Nova York e sem me avisar,
comprou um DJI Phantom 2, trouxe na mala,
quando chegou na alfandega apreenderam o Phantom, pedindo
que seja homologado e agora?
Não sei se vale a pena tirar ele de la, nem sei por onde começar.
Vi todos os relatos e descobri que é bastante dificil.
Se alguem puder me ajudar, agradeço.[/quote:096cb8d3f4]

Hipóteses:
1º - Comprou o phantom sem rádio
-> Encaminhe carta para a anatel informando que o mesmo não possui emissor de radiofrequência por isso é um produto dispensado de homologação.

2º - Comprou o phantom com rádio mas sem câmera
-> Homologue o rádio (R$ 200,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.

3º - Comprou o phantom com rádio e com câmera (com transmissor de vídeo)
-> Homologue o rádio e o vtx (R$ 400,00) e encaminhe a homologação para eles "liberarem" o produto.[/quote:096cb8d3f4]

Opa.... gora surgiu mais uma duvida....
R$ 200,00 pra homologar o TX do phantom ( mais R$ 200,00 do Vtx ) ?
Mas quem solicita a homologação não é o fabricante ?[/quote:096cb8d3f4]

Sim, R$ 200,00 cada homologação.

Sobre a outra pergunta leia o tópico desde o início que já tem bastante informação, inclusive essa.
Responder