Eletricos com som de motores reais.

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
edilberto
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Fev 14, 2013 11:49 pm
Localização: Sao José do Rio Preto

Eletricos com som de motores reais.

Mensagem por edilberto »

Eu comecei no hobby a muitos anos atras numa época em que era muito caro e dificil manter o hobby de aeromodelismo. Naquela época eu não tinha condições de comprar um aeromodelo radio-controlado, mas como amava o hobby, comecei com os antigos aviões a cabo. Alguns talvez ja tenham visto. Isso era o que eu podia pagar, não tinhamos muito apetrechos, construiamos nossos proprios aviões nem mesmo usando madeira balsa, e voavamos a cabo, só em círculos. Depois de algumas lenhadas eu acabei deixando de lado pois queria mesmo era voar a radio. Por fim fiquei longe do aeromodelismo por muitos anos. Ha uns 2 anos atraz ouvi um som muito estranho vindo de um apartamento abaixo do meu, parecia um motor eletrico muito rapido. Quando cruzei com o vizinho na escada não pude resistir e fiz a pergunta: "Que som era aquele que havia ouvido na manha do dia anterior?" O Bonfá me disse que era um motor "brushless" eletrico de aeromodelo. E comecei a investigar, por fim redescobri o aeromodelismo, bem mais barato que naqueles anos que era mais jovem mas não podia comprar os equipamentos. Hoje voo muito pouco, não por vontade propria mas por falta de tempo. Assim como eu, outros tambem estão descobrindo o hobby graças aos modelos eletricos e em materiais como Dpron, Durafly, e outros cujos preços são bem acessíveis, também por causa da internt (que não existia a 25 anos). Mas ainda assim sentia falta de algo nos modelos eletricos. O som dos motores glow. Ouvir aquele ronco dos motores afinando nas descidas é muito legal. Nos eletricos só ouvimos aquele "chiiiiiiiiiiiiiiiii" caracteristico. Pelo menos era assim.
Ha alguns dias pesquisando sobre isso descobri uma pessoa que colocou um tubo de colirio ao lado do eixo do motor eletrico e uma especie de plastico que girava junto com o eixo e batia no tubo fazendo um ronco. Nada muito "profissional" mas por fim funcionava (Youtube), foi la que vi.
Mas ai achei um dispositivo que os colegas podem ver em ação nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=WiT8qmPoicE podem obter mais informações no proximo link http://www.rc-airplane-world.com/mr-rc-sound-system.html enfim, gostaria de saber dos colegas se ja experimentaram esses dispositivos ou algum parecido. Acredito que esse inventor revolucionou o mercado de aeromodelismo eletrico.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O problema de equipamento de som em aeromodelos, é o tamanho do aeromodelo.
Para ter um som audível a uma certa distância, o aeromodelo não pode ser menor do que 1500 mm de envergadura e dependendo do modelo, as dimensões terão que ser maiores ainda.
Um detalhe muito importante, não é o gerador de som e nem o amplificador, pois hoje em dia se consegue fazer esses dispositivos bem pequenos, mas sim a caixa de ressonância (caixa de som), que geralmente são usados alto falantes de 4 polegadas e uma caixa para gerar um som de qualidade, pois alto falantes muito pequenos e nenhuma caixa de ressonância, terá mais um zumbido do que um som de motor, isso sem falar da bateria para alimentar o sistema de som, que não seria conveniente usar a mesma usada no motor por questões de segurança.
Um aeromodelo de 1200 mm de envergadura, estaria fora de cogitação colocar som eletrônico, pois a caixa de ressonância seria tão pequena que acabaria não tendo qualidade nenhuma de som.
Veja que na HK tem gerador de som bem pequeno e com capacidade para vários sons diferentes, mas veja o custo desse dispositivo. É pequeno, mas de custo elevado.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__9031__TBS_Mini_Programmable_Soundunit_.html

PS: Editado para corrigir erro de escrita e acrescentar mais dados
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
gabrielmaia
membro
Mensagens: 559
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 8:41 am
Localização: Monte Alegre, PA

Mensagem por gabrielmaia »

no vidoe do tucano do saratiel, na parte final, depois que para de tocar a música, ele faz uma passagem e o barulho é lindo!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Acredito que o vídeo abaixo dê para se ter uma melhor noção de uma caixa de ressonância em um aeromodelo.

[yt]k2o98kwqMOQ[/yt]

Mas nesse caso, a fixação do motor na caixa, é um problema, pois se não houverem coxins de borracha para eliminar a vibração do motor, a caixa irá amplificar o ruído gerado pelo motor.
A qualidade de som do vídeo deixa a desejar devido a má qualidade de áudio do dispositivos usado para a filmagem.

Olhe esse outro em que a caixa de ressonância se encontra nas asas.

[yt]wwosB9mI3Rg[/yt]

E esse outro que usa a caixa de ressonância no nariz, mas deve ter usado algum coxim para fixar o motor, pois o zumbido do motor não se nota.

[yt]m0E1Rbs8qts[/yt]
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Desenterrando o tópico por uma boa e urgente causa:

Pessoal, estou montando um Chipmunk da Seagull e comprei o sistema de som da HK. Fiz a caixa de ressonância como vocês podem ver nas fotos. Acontece que esse módulo é muito sensível a variações de tensão. Tento que ele queimou apenas o chip amplificador depois de vários testes com bateria de Li-Po de 3S ao conectar o pluge. O som sai bem baixo e com muita distorção. Vale lembrar que ele funciona de 10 a 17V segundo o manual. Gostaria de saber se alguém poderia trocar o chip ou ajudar de alguma outra forma para eu resolver o problema. Seguem as fotos. O chip que está danificado é o circulado em vermelho. O código dele é MPS1142 / MP7748
Anexos
Modulo HK.jpg
Modulo HK.jpg (36.95 KiB) Exibido 6061 vezes
Fernando Fávero - Aposentado por hora - Disposto a ajudar
"O importante é manter o número de pousos bem-sucedidos igual ao de decolagens."
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Use um regulador de tensão, ué!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Esse integrado é um Amplificador "integrado" quando alguma coisa queima muitas vezes leva junto outro monte. Troque a placa e coloque uma fonte de tensão regulada.
... E se nao souber como procure quem faça pra você, se o cara chamar fonte de voltagem fuja, ele é uma anta!!!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Agora não dá mais de usar... já está danificado preciso conseguir outro chip. Pessoal para trocá-lo eu já contatei.
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Não tenho como conseguir outra placa inteira dessas. Não para logo pelo menos... Eu realmente gostaria de trocar apenas este componente para ver se volta a funcionar normalmente. Pesquisei e só encontrei fornecedores fora do Brasil. Liguei em diversos lugares que vendem componentes e ninguém tem o maldito. Marco, sei que você também tem acesso a fornecedores de componentes, talvez você consegue algo? Mando uma cuca aqui de Blumenau pra você se tu conseguires!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:7df9e4101a="Padero"]Agora não dá mais de usar... já está danificado preciso conseguir outro chip. Pessoal para trocá-lo eu já contatei.[/quote:7df9e4101a]

http://br.mouser.com/Search/Refine.aspx?N=4292703013&Keyword=MP7748
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder