Construção aeromodelo Caley T em fibra de vidro.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
RodrigoB
membro
Mensagens: 838
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:50 am
Localização: Londrina / Paraná

Mensagem por RodrigoB »

Haja braço, lixa e pó voando para todo lado... por isso que digo, "plugs" não tem preço! :)
Avatar do usuário
FlyHigh
membro
Mensagens: 225
Registrado em: Ter Jul 22, 2014 2:01 pm
Localização: Litoral - SP

Mensagem por FlyHigh »

[quote:8b600d3b29="alexandreferreira"][quote:8b600d3b29="FlyHigh"][quote:8b600d3b29="alexandreferreira"]
[/quote:8b600d3b29]

Alexandre, venho acompanhando sua construção e vejo que tem muita prática como construtor.
É muito interessante o ferramental que faz para trabalhar com segurança e eficiência, mostra profissionalismo.

Vendo a foto acima, notei que tem uma tico-tico de bancada. Estou em dúvida se compro uma dessas (Skill de 130W) ou uma serra fita.

Digo em dúvida, pois não sei se ela com os golpes que dá para o corte, não causaria problemas no corte de madeira mole, por exemplo.

Tenho tico-tico "de mão" e já tive problema cortando cavernas e nervuras de asas, que se "desbeiçaram" todas... mesmo usando serra de dentes pequeninos etc.

Sempre corto plywood de 2,7, 3,7 e compensado naval de 4mm. Balsa, de todas medidas, sempre da Tevel, quase sempre as comum, não "especial".

Se puder me dar sua opinião pessoal baseada em sua experiência, ficaria muito grato.

Parabéns e desejo sucesso no processo de construção e futuros ensaios em voo.[/quote:8b600d3b29]FlyHigh, boa tarde. Obrigado por acompanhar esse tópico, rsrsrs... eu não mim acho com tanta prática em construções, simplesmente as ideias vem assim de repente, e eu aproveito aquele momento e ponho em prática. Sobre a tico- tico, eu aconselho a comprar a da Skill. Essa minha é xing- ling, mas é muito boa também, o corte de ambas é muito fino e não esfarela o compensado ou balsa (A/AA/AAA). Esse tipo de ferramenta não serve para fazer cortes internos, dá muito trabalho tá tirando a lamina para fazer cortes internos, no caso de cavernas. Para fazer cortes internos, eu uso da serra tico- tico manual de cabeça para baixo, fixada na morsa. Para essa finalidade (cortes internos) use serra Starret para ferro, e bem estreitinha, com essa serra bem estreitinha, você corta até cartolina. é isso aí quem tiver dúvidas, é um prazer ajudar.[/quote:8b600d3b29]

Oi Alexandre,

Obrigado por mais essas dicas. Vou prosseguir à compra da tico-tico de bancada Skill.

Grande abraço e desejo sucesso na empreitada, boa sorte!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Estou achando pouca área de comando nesse profundor em relação a grande área do estabilizador.
Poderá ter um aeromodelo muito lento em arfagem e isso muitas vezes poderá ser fatal em uma arremetida de emergência.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O que você está usando para lixar (além da lixa é claro).
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:314c05ed88="alexandreferreira"][quote:314c05ed88="LaercioLMB"]O que você está usando para lixar (além da lixa é claro).[/quote:314c05ed88]Ao que se refere, algum suporte de lixa (ferramenta), ou algum líquido especial (tintas ou aditivos)?[/quote:314c05ed88]

Suporte de lixa.
Dougluh
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Qui Abr 26, 2012 12:17 am
Localização: Campinas

Mensagem por Dougluh »

Realmente está ficando perfeito. Parabens
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Perfeito, por isso mesmo eu te perguntei o que usava para lixar, pois muita gente lixa direto com a mão, sem nenhum taco ou algo que garanta a qualidade da superfície lixada.
é bom sempre salientarmos esses detalhes que parecem ser bobos, mas que fazem toda uma diferença no acabamento final.
Avatar do usuário
henrique_sc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Ter Jul 22, 2008 8:22 pm
Localização: major gercino -sc

Mensagem por henrique_sc »

alexandre vou te dar uma dica que aprendi com latoeiro , quando se passa o prime e voce esta com dificuldades para achar irregularidades, a dica é : pinte o modelo com tinta depois do prime, e pode lixar ate tirar a tinta. note que com essa pintura, aonde tiver irregularidades, a tinta ira pegar e na hora de lixar nao saira, ficando a tinta aonde tem irregularidade.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:f2bfdea438="henrique_sc"]alexandre vou te dar uma dica que aprendi com latoeiro , quando se passa o prime e voce esta com dificuldades para achar irregularidades, a dica é : pinte o modelo com tinta depois do prime, e pode lixar ate tirar a tinta. note que com essa pintura, aonde tiver irregularidades, a tinta ira pegar e na hora de lixar nao saira, ficando a tinta aonde tem irregularidade.[/quote:f2bfdea438]

Para isso eu aplico com a pistola, a massa rápida diluída, pois o primer é cinza e a massa rápida um cinza bem escuro e onde fica a massa rápida é onde tinha a irregularidade.
Usar da tinta para procurar por falhas acaba saindo caro e a massa rápida é justamente para fechar falhas muito pequenas e o primer por si só já é uma massa rápida diluída, mas uso a cinza escuro para ter certeza de que não tem mais falhas mesmo.
Ao aplicar o primer, ele durante alguns segundos, tem um brilho e esse brilho nos ajuda a ver imperfeições, mas temos que ser rápidos em olhar os reflexos da luz sobre a superfície, pois assim que ele perde o brilho, cabe a lixa para nos mostrar.
Isso tudo sem contar que lixar a massa e o primer é muito mais rápido e perfeito do que lixar a tinta, que por ter densidade diferente, permite que a lixa tire mais da massa e do primer do que da tinta.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

É Alexandre, e como tem gente que insiste em continuar fazendo errado.
Responder