Re-entelar um Tucano Radar com Vinil ficaria bom ?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Re-entelar um Tucano Radar com Vinil ficaria bom ?

Mensagem por IWASA »

Pessoal,
Tenho um Tucano Radar relativamente novo, uns 30 voos.... logo nos primeiros voos a entelagem começou a soltar toda, todo ponto em que via que estava soltando eu ia com o ferrinho ou aplicava uma gotinha de CA... mas agora chegou em um ponto que acho que não dá mais... principalmente na parte do Nariz, como é Glow, a balsa absorveu o combustivel e esta soltando tudo....

Bem, pensei em re-entelar a fuselagem... a asa acho que dá para aguentar mais um pouco... nunca entelei nenhum aeromodelo com Monokote, Oracover ou qualquer um desses termoadesivos....por isso, pensei em usar vinil ou Oracal, pois já entelei modelos de isopor com vinil e acho que conseguirei trabalhar com esse material na balsa... há algum vinil mais recomendado para balsa ?
Acho que o peso maior do vinil em relação à Monokote não dar muita diferença para um modelo deste tamanho... será que fica bom ?

Abraços
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

Ate dá... mais EU faria com Monokote ou Oracover, são bem simples de trabalhar, como já tem o ferrinho fica mais fácil...

agora independente do material que for entelar, terá que tratar a madeira que esta em contato com a balsa, terá de retirar todo óleo que esta na madeira senão, nenhum material que aplicar vai ficar ali por muito tempo.

Abs
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

wallacemartins,

Você conhece aquele filme vendido na HobbyKing ? será que fica devendo muito para o Monokote original ?

Em relação à tirar o óleo da balsa, ví que alguns aplicam álcool puro e encharcam a balsa, logo depois aplicam talco para "sugar" tudo... outros usam a pistola de calor para esquentar a balsa e fazer com que os "poros" fechem jogando o óleo para fora, ai seca-se com papel toalha.... você conhece algum modo realmente eficaz ?

Obrigado.
Avatar do usuário
wallacemartins
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Qui Jul 07, 2005 12:47 pm
Localização: Barretos
Contato:

Mensagem por wallacemartins »

[quote:d65517f550="IWASA"]wallacemartins,

Você conhece aquele filme vendido na HobbyKing ? será que fica devendo muito para o Monokote original ?

Em relação à tirar o óleo da balsa, ví que alguns aplicam álcool puro e encharcam a balsa, logo depois aplicam talco para "sugar" tudo... outros usam a pistola de calor para esquentar a balsa e fazer com que os "poros" fechem jogando o óleo para fora, ai seca-se com papel toalha.... você conhece algum modo realmente eficaz ?

Obrigado.[/quote:d65517f550]

Em relação ao Filme da HK, eu nunca usei. conheço quem usou e não tem o que reclamar... A unica coisa que não pode fazer é comprar os filmes da Hobbydelivery novamente... hehehehehe

Use o processo do Álcool, porém procure o mais puro possível, pode usar talco ou maisena, mais se prepara para sujeira...

Um Abraço,
Sua assinatura é contra as regras do e-voo!
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:503fe7f79e="wallacemartins"][quote:503fe7f79e="IWASA"]wallacemartins,

Você conhece aquele filme vendido na HobbyKing ? será que fica devendo muito para o Monokote original ?

Em relação à tirar o óleo da balsa, ví que alguns aplicam álcool puro e encharcam a balsa, logo depois aplicam talco para "sugar" tudo... outros usam a pistola de calor para esquentar a balsa e fazer com que os "poros" fechem jogando o óleo para fora, ai seca-se com papel toalha.... você conhece algum modo realmente eficaz ?

Obrigado.[/quote:503fe7f79e]

... A unica coisa que não pode fazer é comprar os filmes da Hobbydelivery novamente... hehehehe

....[/quote:503fe7f79e]
Não se preocupe... pelo jeito a HD foi pro beleléu..... mas toughlon, que é o filme que era vendido pela HD é primo do HK se não for irmão bastardo....
EU iria de monokote ou oracover.... o trabalho fica bem bom, e durável. tenho modelos entelados com monokote com 15 anos de uso, e fora os raladinhos comuns de uso, continua firme e forte.
MHO
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Obrigado a todos...
Vou no Monokote mesmo... já encomendei aqui com meu amigo da Aileronmodelismo.
Agora é a coragem de desentalar tudo ela primeira vez...
Ví alguns videos mostrando como desentelar e tirar a cola que fica com Thinner ou aquecendo...
Mas acho que a parte mais chata vai ser a de secar o óleo da balsa.... vamos ver no que dá.

Entelar as empenagens também vai ser difícil... a original esta até boa, pois fica longe do combustivel... vou ver o que dá para fazer.

Abraços.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1510
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

cuidado com 2 fatores:
1- alcool pra tirar o óleo funciona sim, porém lembra que epoxi dissolve no alcool também.
calor amolece o epoxi...
então se a CF ou qualquer outra parte que você for tirar o óleo tiver colada com epoxi, pode acontecer de soltar...
2- monokote não conversa muito bem com o filme da radar original... acredite EU SEI.... tem temperaturas de trabalho diferentes .... até dá pra remendar, mas tem que ter cuidado.
boa sorte no seu projeto.
ABRAÇO
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
IWASA
membro
Mensagens: 342
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 5:21 pm
Localização: Uberaba - MG

Mensagem por IWASA »

Bom, depois de algum tempo pensando no que fazer, acabei optando pelo Monokote, por enquanto comprei um rolo do Laranja ( um pouco mais escuro que o laranja original) e um rolo Branco.

Como nunca entelei ou re-entelei nenhum modelo com Monokote ou similar, li muito e vi bastante vídeo no Youtube também, tem muitas manhas, mas vou precisar da ajuda dos amigos daqui.

Comecei pela fuselagem, primeiramente retirei as superfícies de comando, passei o estilete nos CA hinges originais e cavuquei a balsa para retirar as sobras.

Eu iria manter as empenagens no lugar para reentelar, mas com muita paciência consegui retirá-las, passando o estilete varias vezes até cortar o epóxi.

Tirei toda entelagem e o que sobrou foi toda a maldita cola da entelagem... que porcaria... consegui limpar tudo com álcool isopropílico...

Na parte do nariz há bastante óleo, o que também enfraqueceu parte da balsa, essa parte eu já retirei e irei colocar balsa nova.

Vou tentar usar a técnica do alcool e papel toalha primeiramente para retirar o óleo da balsa, depois vou com a pistola de calor para fechar os polos e expulsar o óleo da que restou, secando com papel toalha também...

E a Saga iniciou....vamos ver o que vai dar... :roll:
Anexos
20141024_200351.jpg
20141024_200351.jpg (34.72 KiB) Exibido 7080 vezes
20141024_201040.jpg
20141024_201040.jpg (38.53 KiB) Exibido 7080 vezes
Avatar do usuário
rafael_reali
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sáb Jun 25, 2011 8:17 am
Localização: Bauru-SP

Mensagem por rafael_reali »

[quote:5bfccced9b="Camacho"]cuidado com 2 fatores:
1- alcool pra tirar o óleo funciona sim, porém lembra que epoxi dissolve no alcool também...[/quote:5bfccced9b]

Que tipo de epoxi dissolve no álcool? Epoxi é bi-componente, uma vez curado não dissolve mais. O epoxi até pode ser amolecido pelo calor em excesso ou perder sua resistência estrutural com alguns solventes mas dissolver nunca ouvi falar - a não ser se ainda estiver dentro do "pote life" é claro.
Pergunto mesmo porquê participo da construção de avião experimental de madeira onde os tanques de combustível são fabricados com epoxi para armazenar AVGAS.
Não importa o que você sabe, o que importa é o que você faz com o que sabe!
~Lee Jun Fan
Avatar do usuário
Mario Luiz Zuffo de Paula
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 529
Registrado em: Qui Jun 30, 2005 12:17 pm
Localização: Cuiaba Mato Grosso

Mensagem por Mario Luiz Zuffo de Paula »

Colega existe um produto muito bom para tirar o óleo e não ataca a cola epoxy é a Solução Desengraxam-te tem para comprar em qualquer loja de tintas automotivas ; Importante usar em local bem ventilado pois é toxico más ao ar livre não tem nenhum problema de usar , isso seca muito rápido mais rápido que cola Bonder, é um liquido que parece agua você pode colocar em uma seringa e deixar escorrer tira todo o óleo da madeira , e bom nos locais onde tiver mais encharcado passar ate ate balsa ficar da cor natural , espera um dia e passe uma lixa d'agua 400 A SECO de leve e tire toda a poeira , e antes faça um teste nas partes mais afetadas que foram limpas do óleo , antes faça um teste d vendo se o monokote tem uma boa aderência , e dai e fazer oque tiver que ser feito .
Qualquer duvida por favor é só me procurar que estou as ordens , este tipo de trabalho e chato más quando fica tudo pronto a coisa muda , eu já fiz algumas vezes e posso na medida do possível colaborar com você .

100 + Mario Zuffo BRA-00076 Cuiaba MT
Responder