Motor RCM BL700MX dados das bobinas,restauração (tentativa)
Fio identificado 28AWG, agora vamos comprá-lo.
Mas quanto?
Sabendo que esse tipo de fio é vendido por kilo, resolvi voltar la na sucata, peguei o bolo dos fios antigos e pesei, deu em torno de 37 a 40g.
Comprei fio de sobra, 100g.
[img:272cceb2b0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141104_1245541_zps3ebe56fe.jpg[/img:272cceb2b0]
Aproveitei para comprar logo o verniz da WEG, já que tinha tudo na mesma loja.
[img:272cceb2b0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141104_1235331_zps9f133d61.jpg[/img:272cceb2b0]
http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-verniz-imp-lacktherm-1303-b-boletim-tecnico-portugues-br.pdf
Até o momento gastei R$22,00, cinco do fio e dezessete do verniz.
Mas quanto?
Sabendo que esse tipo de fio é vendido por kilo, resolvi voltar la na sucata, peguei o bolo dos fios antigos e pesei, deu em torno de 37 a 40g.
Comprei fio de sobra, 100g.
[img:272cceb2b0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141104_1245541_zps3ebe56fe.jpg[/img:272cceb2b0]
Aproveitei para comprar logo o verniz da WEG, já que tinha tudo na mesma loja.
[img:272cceb2b0]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141104_1235331_zps9f133d61.jpg[/img:272cceb2b0]
http://ecatalog.weg.net/files/wegnet/WEG-verniz-imp-lacktherm-1303-b-boletim-tecnico-portugues-br.pdf
Até o momento gastei R$22,00, cinco do fio e dezessete do verniz.
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
Próxima etapa;
Preparar os grupos de 9 fios.
Para isso eu enrolei com as 6 voltas, somente com um fio, de S1 até E1.
Incluindo uma sobra para os terminais,por volta de 15cm de cada lado.
Desenrolei e medi, encontrei 2,15m arredondei para 2,20m, agora posso cortar os fios, 3 grupos de 9 fios de 2,20m.
[img:275c50d3d3]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141104_1318271_zps11b2599e.jpg[/img:275c50d3d3]
Amanha começo
Preparar os grupos de 9 fios.
Para isso eu enrolei com as 6 voltas, somente com um fio, de S1 até E1.
Incluindo uma sobra para os terminais,por volta de 15cm de cada lado.
Desenrolei e medi, encontrei 2,15m arredondei para 2,20m, agora posso cortar os fios, 3 grupos de 9 fios de 2,20m.
[img:275c50d3d3]http://i268.photobucket.com/albums/jj36/robson_oa/20141104_1318271_zps11b2599e.jpg[/img:275c50d3d3]
Amanha começo
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- GRANATO
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- Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
- Localização: Birigui-SP (49) 16200-335
Logo, logo você irá perceber que o menor custo é o do material.
Só falta agora é acrescer solda, termoretrátil, isolantes.
O difícil é valorizar o trabalho do enrolamento em si, considerando faze-lo de forma correta e bem acabada, obtendo o melhor resultado em termos de rendimento do motor.
O melhor esquema é esse:
-Olhando por trás do motor, enrolando nos sentidos:
- pólos 1, 2, 7 e 8 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 9, 10, 3 e 4 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 5, 6,11 e 12 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
Só falta agora é acrescer solda, termoretrátil, isolantes.
O difícil é valorizar o trabalho do enrolamento em si, considerando faze-lo de forma correta e bem acabada, obtendo o melhor resultado em termos de rendimento do motor.
O melhor esquema é esse:
-Olhando por trás do motor, enrolando nos sentidos:
- pólos 1, 2, 7 e 8 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 9, 10, 3 e 4 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 5, 6,11 e 12 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- Anexos
-
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[quote:cc18240c6e="GRANATO"]Logo, logo você irá perceber que o menor custo é o do material.
Só falta agora é acrescer solda, termoretrátil, isolantes.
O difícil é valorizar o trabalho do enrolamento em si, considerando faze-lo de forma correta e bem acabada, obtendo o melhor resultado em termos de rendimento do motor.[/quote:cc18240c6e]
Correto, nem se compara ao trabalho do profissional, mesmo porque ele tem o ferramental próprio para isso , experiencia e conhecimento.
Para mim, colocar a mão na massa está valendo como fonte de conhecimento embora seja formado em Eletricidade e Eletrônica , sempre peguei motores de tração e alternadores de trens prontos para montar e instalar nas composições, nunca tive o prazer e a oportunidade de acompanhar os trabalhos do setor de restauração dos mesmos.
Mas nisso já se passaram uns 20 anos, agora é mais para matar a curiosidade e acumular mais alguma coisa na caixa craniana.
[quote:cc18240c6e="GRANATO"]Logo, logo você irá perceber que o menor custo é o do material.
Só falta agora é acrescer solda, termoretrátil, isolantes.
O difícil é valorizar o trabalho do enrolamento em si, considerando faze-lo de forma correta e bem acabada, obtendo o melhor resultado em termos de rendimento do motor.
O melhor esquema é esse:
-Olhando por trás do motor, enrolando nos sentidos:
- pólos 1, 2, 7 e 8 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 9, 10, 3 e 4 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 5, 6,11 e 12 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )[/quote:cc18240c6e]
Grato , eu acho ele estranho (parece que bvai dar um nó), esse que postei parece mais amigável (para enrolar, quem sou eu pra falar isso, rs), deixe eu dar uma estudada nesse que vc postou.
[b:cc18240c6e]PAUSA...[/b:cc18240c6e]
[img:cc18240c6e]http://www.e-voo.com/forum/files/2_bobina_142_143_154.jpg[/img:cc18240c6e]
Só falta agora é acrescer solda, termoretrátil, isolantes.
O difícil é valorizar o trabalho do enrolamento em si, considerando faze-lo de forma correta e bem acabada, obtendo o melhor resultado em termos de rendimento do motor.[/quote:cc18240c6e]
Correto, nem se compara ao trabalho do profissional, mesmo porque ele tem o ferramental próprio para isso , experiencia e conhecimento.
Para mim, colocar a mão na massa está valendo como fonte de conhecimento embora seja formado em Eletricidade e Eletrônica , sempre peguei motores de tração e alternadores de trens prontos para montar e instalar nas composições, nunca tive o prazer e a oportunidade de acompanhar os trabalhos do setor de restauração dos mesmos.
Mas nisso já se passaram uns 20 anos, agora é mais para matar a curiosidade e acumular mais alguma coisa na caixa craniana.
[quote:cc18240c6e="GRANATO"]Logo, logo você irá perceber que o menor custo é o do material.
Só falta agora é acrescer solda, termoretrátil, isolantes.
O difícil é valorizar o trabalho do enrolamento em si, considerando faze-lo de forma correta e bem acabada, obtendo o melhor resultado em termos de rendimento do motor.
O melhor esquema é esse:
-Olhando por trás do motor, enrolando nos sentidos:
- pólos 1, 2, 7 e 8 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 9, 10, 3 e 4 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )
- pólos 5, 6,11 e 12 ( horário / anti-horário / anti-horário / horário )[/quote:cc18240c6e]
Grato , eu acho ele estranho (parece que bvai dar um nó), esse que postei parece mais amigável (para enrolar, quem sou eu pra falar isso, rs), deixe eu dar uma estudada nesse que vc postou.
[b:cc18240c6e]PAUSA...[/b:cc18240c6e]
[img:cc18240c6e]http://www.e-voo.com/forum/files/2_bobina_142_143_154.jpg[/img:cc18240c6e]
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- GRANATO
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Vale a pena avaliar o esquema postado aí.
Se puder verificar, cada fase é idêntica às demais ( horário / anti-horário / anti-horário / horário ).
Você faz uma, seguindo o esquema ( polos 1, 2, 7 e 8 ).
A próxima fase, só existe uma maneira de ficar igual ( obedecendo o esquema e sentido do enrolamento ), que é iniciando no pólo 9, ficando os fios já posicionados, saindo do mesmo local.
Ou seja, não tem como errar.
Se puder verificar, cada fase é idêntica às demais ( horário / anti-horário / anti-horário / horário ).
Você faz uma, seguindo o esquema ( polos 1, 2, 7 e 8 ).
A próxima fase, só existe uma maneira de ficar igual ( obedecendo o esquema e sentido do enrolamento ), que é iniciando no pólo 9, ficando os fios já posicionados, saindo do mesmo local.
Ou seja, não tem como errar.
[quote:e0ac150062="GRANATO"]Vale a pena avaliar o esquema postado aí.
Se puder verificar, cada fase é idêntica às demais ( horário / anti-horário / anti-horário / horário ).
Você faz uma, seguindo o esquema ( polos 1, 2, 7 e 8 ).
A próxima fase, só existe uma maneira de ficar igual ( obedecendo o esquema e sentido do enrolamento ), que é iniciando no pólo 9, ficando os fios já posicionados, saindo do mesmo local.
Ou seja, não tem como errar.[/quote:e0ac150062]
Ah, sim...
É que no seu desenho quando passa da 1 para 2 (por exemplo), dá a impressão que tem alguma coisa estranha pelo fato dessa "passagem" estar na parte mais externa e não próximo ao centro, mas ,"eletricamente falando", dá no mesmo.
Se puder verificar, cada fase é idêntica às demais ( horário / anti-horário / anti-horário / horário ).
Você faz uma, seguindo o esquema ( polos 1, 2, 7 e 8 ).
A próxima fase, só existe uma maneira de ficar igual ( obedecendo o esquema e sentido do enrolamento ), que é iniciando no pólo 9, ficando os fios já posicionados, saindo do mesmo local.
Ou seja, não tem como errar.[/quote:e0ac150062]
Ah, sim...
É que no seu desenho quando passa da 1 para 2 (por exemplo), dá a impressão que tem alguma coisa estranha pelo fato dessa "passagem" estar na parte mais externa e não próximo ao centro, mas ,"eletricamente falando", dá no mesmo.
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Hummmm.... "péra aí".
Se o polo oposto tem que estrar no sentido contrário (cw - ccw) o desenho que postei está errado.
Vou imprimir e voltar para a mesa de estudo
Se o polo oposto tem que estrar no sentido contrário (cw - ccw) o desenho que postei está errado.
Vou imprimir e voltar para a mesa de estudo
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- GRANATO
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[quote:42e6840f0c="robson_oa"]
Ah, sim...
É que no seu desenho quando passa da 1 para 2 (por exemplo), dá a impressão que tem alguma coisa estranha pelo fato dessa "passagem" estar na parte mais externa e não próximo ao centro, mas ,"eletricamente falando", dá no mesmo.[/quote:42e6840f0c]
O desenho está assim apenas por questão didática e visualização.
Na verdade, sempre você irá iniciar o enrolamento na parte mais central do estador, vai até a extremidade e retorna até o centro, fazendo uma 2a. "camada" de fios, ou mesmo várias, indo e vindo, formando uma bobina.
Ah, sim...
É que no seu desenho quando passa da 1 para 2 (por exemplo), dá a impressão que tem alguma coisa estranha pelo fato dessa "passagem" estar na parte mais externa e não próximo ao centro, mas ,"eletricamente falando", dá no mesmo.[/quote:42e6840f0c]
O desenho está assim apenas por questão didática e visualização.
Na verdade, sempre você irá iniciar o enrolamento na parte mais central do estador, vai até a extremidade e retorna até o centro, fazendo uma 2a. "camada" de fios, ou mesmo várias, indo e vindo, formando uma bobina.
[quote:4abbc08448="GRANATO"][quote:4abbc08448="robson_oa"]
Ah, sim...
É que no seu desenho quando passa da 1 para 2 (por exemplo), dá a impressão que tem alguma coisa estranha pelo fato dessa "passagem" estar na parte mais externa e não próximo ao centro, mas ,"eletricamente falando", dá no mesmo.[/quote:4abbc08448]
O desenho está assim apenas por questão didática e visualização.
Na verdade, sempre você irá iniciar o enrolamento na parte mais central do estador, vai até a extremidade e retorna até o centro, fazendo uma 2a. "camada" de fios, ou mesmo várias, indo e vindo, formando uma bobina.[/quote:4abbc08448]
Desse modo, que vc postou, fica mais bem arrumado e acabado, pois as entradas es saídas já estão próximas.
Ótimo!
Ah, sim...
É que no seu desenho quando passa da 1 para 2 (por exemplo), dá a impressão que tem alguma coisa estranha pelo fato dessa "passagem" estar na parte mais externa e não próximo ao centro, mas ,"eletricamente falando", dá no mesmo.[/quote:4abbc08448]
O desenho está assim apenas por questão didática e visualização.
Na verdade, sempre você irá iniciar o enrolamento na parte mais central do estador, vai até a extremidade e retorna até o centro, fazendo uma 2a. "camada" de fios, ou mesmo várias, indo e vindo, formando uma bobina.[/quote:4abbc08448]
Desse modo, que vc postou, fica mais bem arrumado e acabado, pois as entradas es saídas já estão próximas.
Ótimo!
TUCANO 60(Radar),Christen Eagle 90 (SEAGULL), SPITFIRE 60(PHOENIX), EXTRA 330L 60 (RADAR), PHANTOM F-4 (FLYFLY),T-REX 600NLE, T-REX600ESP, ZAGI
- LaercioLMB
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Robson, um detalhe muito importante na rebobinagem de motores, sejam eles quais forem.
Sempre deixe as voltas dos fios das bobinas bem apertados, não deixe fios folgados em hipótese alguma, pois fios folgados geram vibrações na bobina que além de perder eficiência, gera um grande aquecimento das bobinas e consequentemente, a queima do motor.
O correto seria passar uma camada de verniz diluído nas bobinas depois do motor pronto, isso garante que nenhum fio irá vibrar durante o funcionamento.
Era assim que os motores Turnigy vinham, com verniz nas bobinas, tanto que muita gente tinha dificuldades em desfazer o enrolamento desses motores e acabavam por desistir.
Para refazer esse tipo de motor, temos que deixar de molho o estator dentro de solvente ideal para verniz e se a camada isolante de epoxi ficar danificada, logicamente refazermos esse isolamento antes.
Bobinas de motores com fios frouxos só dão problemas.
Sempre deixe as voltas dos fios das bobinas bem apertados, não deixe fios folgados em hipótese alguma, pois fios folgados geram vibrações na bobina que além de perder eficiência, gera um grande aquecimento das bobinas e consequentemente, a queima do motor.
O correto seria passar uma camada de verniz diluído nas bobinas depois do motor pronto, isso garante que nenhum fio irá vibrar durante o funcionamento.
Era assim que os motores Turnigy vinham, com verniz nas bobinas, tanto que muita gente tinha dificuldades em desfazer o enrolamento desses motores e acabavam por desistir.
Para refazer esse tipo de motor, temos que deixar de molho o estator dentro de solvente ideal para verniz e se a camada isolante de epoxi ficar danificada, logicamente refazermos esse isolamento antes.
Bobinas de motores com fios frouxos só dão problemas.