Pouso bem forçado, o que deu errado???

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=51811
Avatar do usuário
Rondoni
membro
Mensagens: 248
Registrado em: Qua Abr 03, 2013 1:48 pm
Localização: São Paulo

Re: Pouso bem forçado, o que deu errado???

Mensagem por Rondoni »

[quote:f740eb3e86="Lcm"]Estava voando com o trex 450 dfc plus com bateria original dele, com bip indicador bateria fraca, estava a uns 50 mts altura quando começou a bipar,  regulado para bipar com 2.80v aí fui descer para pouso mas os comandos ficaram meio doido, não obedecendo como deveriam, resultado um pouso bem forçado,  acho que não quebrou nada por ser em grama alta. eu estava com uma filmadora pequena nele se eu conseguir posto o vídeo. O que pode ter havido,  será o ESC desregulado ?? Porque era para dar tempo de pousar....uma observação a minha bateria está com o plástico estufado, mas ela é nova e sempre carreguei com o carregador Align. Outra observação é que eu vinha percebendo que quando bipava os comandos pioravam só que sempre estava em vôo baixo aí dava tempo.....faltou a experiência de auto rotação...[/quote:f740eb3e86]

LCM,

Boa Tarde,

Resumindo tudo que os colegas falaram até aqui:

1) Bateria não é igual combustível. você NÃO pode usar até "acabar" pois haverá dano grave e irreversível em suas baterias.

2) Conforme o gráfico apresentado, abaixo de 3,5V a tensão cai muito rapidamente. Sendo assim, após esse limite você estará forçando sua bateria (e danificando-a) em troca que alguns míseros segundos a mais de voo.

3) Procure aprender os conceitos básicos sobre baterias e aerodelismo elétrico, dessa forma evitará os riscos que vem correndo ( o fórum possui páginas inteiras sobre isso, do básico ao avançado se quiser)

4) Após entender o funcionamento pelo menos básico dos elétricos, você precisa analisar se essa bateria com menor capacidade pode oferecer a corrente que o motor de seu helimodelo irá demandar.

Em linhas gerais você deve calcular:

A oferta de corrente da bateria é superior a demanda de consumo do motor ?

Abraços,

Rondoni
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

Ok, pessoal entendi tudinho agora....peguei no tranco.....inclusive li o post que o Aledomper passou e que vi talvez seja até possível diminuir o inchaço..Ok Rondoni entendi tb que não posso simplesmente colocar a bateria de 1500 nele só porque o conector é igual, pois eu estava no achismo que apenas o tempo de voo é que seria menor, inclusive posso até estragar a mesma se o consumo for maior que a demanda, mas é preciso fazer uns cálculos de potencia x consumo para saber se pode ou não, valeu gente...na próxima já sei como agir. achei até o cronometro que tem no própio rádio, mas que a Align poderia pelo menos ter o manual no cd em português isso poderia, pois no plus até o manual que vem não tem nem códigos das peças de reposição, cada vez que eu vou comprar peças no M.L os vendedores ficam: por favor passe os códigos ele começa com H e no manual não tem nada de código.
Avatar do usuário
caveira2110
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Qui Jan 13, 2011 8:09 pm
Localização: Piracicaba-SP-41

Mensagem por caveira2110 »

[quote:138eaf0b33="roddrigo"]desisto...[/quote:138eaf0b33]

kkkkkkkk....
Avatar do usuário
Eldon Pinheiro
membro
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Nov 14, 2010 9:43 pm
Localização: São João del Rei/MG
Contato:

Mensagem por Eldon Pinheiro »

Lcm, use as baterias recomendadas pelo fabricante, ok?

No seu alarme de bateria, configure em 3.6v, assim, quando bipar, será a hora de descer.

Lipo não se regenera, uma vez danificada, sempre danificada, pode comprar outra e se nao tiver outra IGUAL pra voar, espere.

Simples assim, nada mais.
Eldon Pinheiro
Sem voar, mudei de cidade :(
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

Ok Eldon, vou acatar, ja configurei com 3,6 bipou estou descendo, e vou carregar com menos amperagem tb, eu carreguei ela e mesmo inchada ela esta indicando All 12,5
A1 4,16 A2 4,18 e A3 4,17 estaria até razoavel, mas não vou arriscar....
Avatar do usuário
Aledomper
membro
Mensagens: 89
Registrado em: Ter Set 09, 2014 4:12 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Aledomper »

Ac células estão ruins, o correto seria todas a 4,20V. Isso é sinal que elas foram danificadas, ou que seu carregador não consegue balancear. O total dela deve ser 12.6V.

Tente comprar outras baterias. Se vc só tem uma fica difícil....
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

valeu Aledomper, é pouca a diferença de voltagem 12,5 para 12,6, mas ok, é esperar chegar a nova, e como disse acima, já configurei o alarme para 3,6. vou usar ela em outra coisa que não ofereça risco, ex: um barco que eu tenho, que mesmo que ela pifar estará na água sem risco algum.....
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4349
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

o problema NÃO É quando ela CARREGA!!!

É o quanto ela FORNECE!!

Essa bateria já era! Ela vai voar 1 minuto e já vai apitar.. se não apitar com menos!
Lcm
membro
Mensagens: 400
Registrado em: Dom Out 05, 2014 10:34 pm
Localização: Cosmopolis são paulo

Mensagem por Lcm »

Ok Abib eu vou usar ela em um barco como disse acima, mas negativo de 1 minuto eu pus o trex preso na bancada e acelerei o motor constante, dando comandos de cauda apenas e ela rodou 6minutos antes de apitar,mas como disse não vou arriscar no ar é outra coisa....para o barco dará certo.
Responder