Como começou o radio control

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

[quote:c09b391639] Ainda tenho muita vontade de construir/voar um sistema r/c de comando não proporcional.[/quote:c09b391639]

No final dos anos 70 a revista Saber Eletrônica publicou uma série de artigos e alguns projetos dum sistema de rádio controle assim.

Talvez ainda se ache algo procurando sob "Newton C Braga".
snag
membro
Mensagens: 449
Registrado em: Ter Mar 22, 2011 2:02 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por snag »

[quote:410528cfa8="rnjorge"][quote:410528cfa8] Ainda tenho muita vontade de construir/voar um sistema r/c de comando não proporcional.[/quote:410528cfa8]

No final dos anos 70 a revista Saber Eletrônica publicou uma série de artigos e alguns projetos dum sistema de rádio controle assim.

Talvez ainda se ache algo procurando sob "Newton C Braga".[/quote:410528cfa8]

Circuitos antigos são muito legais, mas acho muito mais interessante do ponto de vista prático os sistemas que "simulam" rádios antigos usando transmissores e receptores 2.4GHz: http://www.modelflying.co.uk/forums/postings.asp?th=100605
[yt]0P6CE5Ei344[/yt]

O sujeito que montou o sistema mostrado acima tem um site muito legal: http://www.singlechannel.co.uk
Avatar do usuário
danx
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Seg Nov 05, 2012 11:02 am
Localização: Joinville - SC

Mensagem por danx »

A qualidade dos modelos impressionam, imagina o tempo e a de dedicação pra fazer o primeiro voo nessa época...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:28fd23accd="danx"]A qualidade dos modelos impressionam, imagina o tempo e a de dedicação pra fazer o primeiro voo nessa época...[/quote:28fd23accd]

Não muito diferente de hoje.
O que difere aquele tempo de hoje é que naquele tempo o pessoal realmente aprendia a voar devido ao custo de um aeromodelo.
Hoje a negligência é tamanha que tem gente que chega a dizer que se cair, faz outro.
Dependem totalmente das programações de um rádio e ignoram praticamente tudo sobre como ligar corretamente um servo a um horn.
Avatar do usuário
hamiltoncallado
membro
Mensagens: 416
Registrado em: Qui Set 30, 2010 6:16 pm
Localização: Salvador-BA e Rio de Janeiro-RJ

Mensagem por hamiltoncallado »

[quote:9abaa3486e="LaercioLMB"][quote:9abaa3486e="danx"]A qualidade dos modelos impressionam, imagina o tempo e a de dedicação pra fazer o primeiro voo nessa época...[/quote:9abaa3486e]

Não muito diferente de hoje.
O que difere aquele tempo de hoje é que naquele tempo o pessoal realmente aprendia a voar devido ao custo de um aeromodelo.
Hoje a negligência é tamanha que tem gente que chega a dizer que se cair, faz outro.
Dependem totalmente das programações de um rádio e ignoram praticamente tudo sobre como ligar corretamente um servo a um horn.[/quote:9abaa3486e]

A evolução é enorme. Comecei com um attack 4 AM. Todo analógico. Os limites eram os ajustes de horns, sub-trim era na lincagem... hoje é tudo mais prático.

Sem saudosismo, acho que nosso hobby ficou melhor com o aumento de tecnologia. Hoje voo de FPV e toda a montagem, configuração e voo é fascinante.

Mas fico preocupado com os sistemas de estabilização de voo em dr0nes com GPS, acelerômetro, magnetometro, variometro.... tem gente que acha que voar é bater uma chave e esperar o "bixo" subir. Não quero ser contra a evolução, mas esse tipo de voo não me interessa. Não tenho drone e hoje não pretendo ter. Nos meus aviões, nada de estabilizador. No FPV uso, mas com ganhos bem baixos. Muitas vezes desligo em voo. Acho mais legal assim.

Valeu!
T-REX 700 GASSER ; T-REX 700 NITRO;
T-REX 550 3G; T-REX 450TT; FUTABA 12FG e 18MZ
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:5d401cf366="rnjorge"][quote:5d401cf366] Ainda tenho muita vontade de construir/voar um sistema r/c de comando não proporcional.[/quote:5d401cf366]

No final dos anos 70 a revista Saber Eletrônica publicou uma série de artigos e alguns projetos dum sistema de rádio controle assim.

Talvez ainda se ache algo procurando sob "Newton C Braga".[/quote:5d401cf366]

Tenho tudo em uma pasta e cheguei a montar o sistema completo... O problema sempre foram os stick's que não havia como conseguir.

Quanto a parte eletrônica sem um osciloscópio e um injetor de sinais sem chance de dar certo, ou seja: DUVIDO QUE ALGUÉM HOJE CONSIGA MONTAR!!! O povo nem sabe usar um multimetro.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

[quote:b446827b87="Marco Antonio"][quote:b446827b87="rnjorge"][quote:b446827b87] Ainda tenho muita vontade de construir/voar um sistema r/c de comando [b:b446827b87]não proporcional[/b:b446827b87].[/quote:b446827b87]

No final dos anos 70 a revista Saber Eletrônica publicou uma série de artigos e alguns projetos dum sistema de rádio controle assim.

Talvez ainda se ache algo procurando sob "Newton C Braga".[/quote:b446827b87]

Tenho tudo em uma pasta e cheguei a montar o sistema completo... [b:b446827b87]O problema sempre foram os stick's que não havia como conseguir. [/b:b446827b87]

Quanto a parte eletrônica sem um osciloscópio e um injetor de sinais sem chance de dar certo, ou seja: DUVIDO QUE ALGUÉM HOJE CONSIGA MONTAR!!! O povo nem sabe usar um multimetro.[/quote:b446827b87]

[b:b446827b87]@Rnjorge,[/b:b446827b87] obrigado pela dica, o técnico que cuida de minhas maquinas de pinball é ninja em eletrônica, quem sabe não aceita o desafio... Vou pesquisar a respeito.

[b:b446827b87]@Marco,[/b:b446827b87] estava falando de sistema não proporcional (sem stick) apenas com push button.

Proporcional ou não proporcional, devem ser difícil de construir de qualquer jeito. Isso é serviço para quem ta calejado na eletrônica.

[img:b446827b87]http://www.modelflying.co.uk/sites/3/images/member_albums/112841/436237.jpg[/img:b446827b87]
Na teoria, não existe diferença entre teoria e prática; mas na prática, existe.
Avatar do usuário
rnjorge
membro
Mensagens: 641
Registrado em: Dom Abr 20, 2014 12:35 pm
Localização: Campinas, SP

Mensagem por rnjorge »

[quote:195fcb4078]Isso é serviço para quem ta calejado na eletrônica.
[/quote:195fcb4078]

Calejado na eletrônica e nos dedos. Ficar pulsando um leme para voar reto não devia ser fácil não.

Gosto dos sistemas modernos. Comecei com um Futaba 6 canais analógico e muito depois passei para um 6XA com programação.

Mas me sentia mais à vontade em 72 Mhz. Era só pendurar a antena para fora do avião e "quase sempre" tudo funcionava.
Era menos direcional que o 2.4 Ghz de hoje. Ainda não adquirí a mesma confiança nessas anteninhas. Sinais da idade...
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Edson Carvalho, continue postando o que achar interessante.
Com a sua dica eu já aumentei a lista da minha postagem sobre a história do aeromodelismo.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Mensagem por Edson Carvalho »

Olá Gilberto

Peço-lhe desculpas por ter aberto um tópico com o mesmo objetivo do teu.

Eu não tinha conhecimento do teu tópico.

Peço a moderação que retire o meu para que fique apenas um sobre o assunto.

Gilberto e moderação, desculpe-me pela atrapalhada.

Abraço e bons voos
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Responder