Começando com combustão. DLE ou Zenoah?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Muito bom Camacho

Agora me diz, melhor eliminar o bec e usar servo e receptor HV, correto?

Dos HV que encontrei.. o melhor custoXbeneficio foi o HS-5685MH. Recomenda algum ou esse esta de bom tamanho?
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

[quote:0fdf68f854="renatomoc"]
Agora me diz, melhor eliminar o bec e usar servo e receptor HV, correto?

Dos HV que encontrei.. o melhor custoXbeneficio foi o HS-5685MH. Recomenda algum ou esse esta de bom tamanho?[/quote:0fdf68f854]

-se você for utilizar os servos HV sim o melhor é ligar tudo direto... quanto mais coisas você coloca, mas coisas pra dar defeito/errado. o simples bem feito é sempre melhor que colocar um monte de porcaria de qualquer jeito.
- eu acho que é até muito servo pra esse aero. pra você ter idéia eu uso um da HITEC também, similar em torque num extra 33% com motor 100cc. se for migrar pra um modelo maior no futuro pode levar os servos. fica show.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Futaba s3004 num Tractor é suficiente.

Mas se quiser compra algo melhor, se achar um DS821, fica filé.

Qualquer coisa além disso é desnecessário, somente se for pensando num upgrade no futuro.

Futaba S3004
REceptor original
Life Hobbico 1.100mah ligado tudo direto.
Chaves boas (eu usaria heavy duty).
Pack de nimh para ignição.

Essa aí é uma eletrônica suficiente e segura para voar o Tractor.
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Mas a life é 6.6v e os servos comuns suportam 6v. Eu já queimei servo só testando life direto no receptor.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

eu sou meio "véio" no hobby... o que eu me sinto confortável em usar:

-extensões e chaves pesadas pra aeros grandes.... pra aeros nessa faixa do tractor eu uso tudo normal, e nunca, nunca nunca tive nenhum problema qualquer que seja em relação a falta de alimentação, perda de sinal. então baseado nos muitos anos que tenho de experiência usar superdimensionado é desnecessário.

-receptor original

-pack de baterias de Níquel-Cádmio de 1000Ma ou superior-não gosto nem de usar as bateria de hidreto....

-servos de boas marcas e dimensionados corretamente- não me importo o que dizem- não costumo dar bola pra torcida- se você usa servo porcaria ching e se acha malandro, parabéns pra você...
eu faço aeromodelos para durarem decadas não meses. então 500 a mais de servo se dilui no tempo de vida útil.....pilotar aeromodelos já é um risco calculado. colocar mais um vetor de risco numa equação puramente subjetiva é, minimamente temerário...

-tudo isso corretamente instalado, checado e rechecado.

Para quem se sentiu melindrado com a minha receita, paciência....tenho 2 quartos cheios de modelos,e bem usados e ainda em perfeito estado, para provar PRA MIM que o meu método funciona.
ABRAÇOS
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

Esse é um assunto chato, pois sempre vem o povo que não voa mas que sabe de tudo (na teoria, claro!), mas para te ajudar vou abrir exceção.

Voo há três anos e a primeira vez que vi um BEC foi num avião mais antigo de um amigo. Achei uma gambiarra danada esse negócio de BEC.

Ninguém que eu conheço usa BEC, é life direto. Aviões de todos os tamanhos que você imaginar, de treinadores até 40%. De escalas a sports. Aviões de 400 REais até aviões escalas sem preço definido.

Eu mesmo uso Futaba s3004 com life direto [u:7e899303d2]há 3 anos[/u:7e899303d2], sim, desde o meu primeiro kit eles usam life e estão funcionando até hoje, e eu voo muito. E esses servos já caíram na água duas vezes. Não perdi nenhum servo, nem receptor, nem bateria.

Um pack de 6v ultrapassa os 6v, sendo que o pack de 6v é recomendado até em manuais. Uma life chega a 7.2v no final do carregamento, mas só de desligar do carregador, ela já cai para 6.6v.

Eu nunca tive medo de ligar life nos meus servos. Futaba s3004, Hobbicos, hitec 5645, 645, 5625. Nunca queimei nenhum. Na verdade, nunca queimei nada, e nunca nada meu deu pau.

Enfim.........., atualmente é raro ver quem usa BEC. E se alguém prega o contrário, temos que rever a teoria, pois a prática mostra outra coisa bastante diferente. Um clube num final de semana tem 20 aviões, um usa BEC pois o dono está usando servo Vigor que nem sabe quantos anos tem e nem sabe a tensão de trabalho.

Essa eletrônica que te passei é a eletrônica para um Tractor voar com segurança e confiabilidade por anos e anos (claro que não vier com defeito). Não precisa nada além disso. Você vai voar sábado e domingo, fazendo 20 voos num final de semana e ainda voltar com carga. No dia que[b:7e899303d2] você gastar muito[/b:7e899303d2] num voo de 10 minutos, será 100 mah. Então não se prende em muitos a números a teóricos calculados em situação fora da realidade de um voo.

Estranho para mim e para todos que conheço é não usar life direto. Duvida? Vai num encontro bom e olha os aviões então para ver se acha BEC. Um e outro no meio de 50 aviões.

Lógico que você vai comprar servos bons, e não lixos xingling.
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:3c44e5f428="Camacho"]eu sou meio "véio" no hobby... o que eu me sinto confortável em usar:

-extensões e chaves pesadas pra aeros grandes.... pra aeros nessa faixa do tractor eu uso tudo normal, e nunca, nunca nunca tive nenhum problema qualquer que seja em relação a falta de alimentação, perda de sinal. então baseado nos muitos anos que tenho de experiência usar superdimensionado é desnecessário.

-receptor original

-pack de baterias de Níquel-Cádmio de 1000Ma ou superior-não gosto nem de usar as bateria de hidreto....

-servos de boas marcas e dimensionados corretamente- não me importo o que dizem- não costumo dar bola pra torcida- se você usa servo porcaria ching e se acha malandro, parabéns pra você...
eu faço aeromodelos para durarem decadas não meses. então 500 a mais de servo se dilui no tempo de vida útil.....pilotar aeromodelos já é um risco calculado. colocar mais um vetor de risco numa equação puramente subjetiva é, minimamente temerário...

-tudo isso corretamente instalado, checado e rechecado.

Para quem se sentiu melindrado com a minha receita, paciência....tenho 2 quartos cheios de modelos,e bem usados e ainda em perfeito estado, para provar PRA MIM que o meu método funciona.
ABRAÇOS[/quote:3c44e5f428]

Só para constar, eu não fiquei melindrado com sua receita, eu nem respondi tendo alguma resposta sua como referência. Eu só disse que life direto e servos Futaba s3004 é suficiente.

AS pessoas perderam noção das coisas aqui, o fórum é bom, mas não condiz com a realidade em muitas coisas. Todo mundo querendo colocar servos fortes, todo mundo querendo baterias de 2500mah, achando que vai consumir 500mah por voo kkkkkkkk..... Pessoal querendo colocar duas chaves, duas baterias, sendo que isso não é redundância de segurança real, pelo contrário, está dobrando as chances de darem pau.

A sua receita é perfeita, mas eu, por convicção e conveniência própria, eu prefiro hoje usar life pelo simples fato de poder carregar bem mais rápido que nicad, não ter autodescarga e poder achar formatos compactos e leves. Assim, eu vejo essa vantagem. Mas uma nicd já suficiente.

E eu gosto de usar chaves HD, a princípio realmente não é exigência alguma.

Um tractor com receptor original, Nicad, servos s3003/3004, é suficiente para voar muito num final de semana e por anos. Eu, pelas minhas conveniência, não por necessidade de setup de avião, usaria life e uma chave boa.

O negócio é uma de uma simplicidade tão grande que as pessoas nem imaginam.

Aí sabe o que acontece Camacho?

Em vez de ir no Futabinha S3003, receptor original de uma bateria de 1100mah boa, vão em servos HV, de metal, de 15 kilos, baterias de 3000mah, só que aí compra tudo xingling, sendo que o preço que se gasta nisso é o preço da eletrônica filé para o avião. Ou seja, em vez de pagar 80 Reais num S3003, paga 80 num lixo de bluebird, Power HD, Turnigy e por aí vai.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

SEM PROBLEMA... 8)
não foi especifico pra ninguém.
eu também uso life, também uso BEC, Também uso chave grande depende da aplicação.... é que hoje como você falou todo mundo acha que mais é melhor.... e é ERRADO.
tenho 3 modelos 33% e uns 5 ou 6 27% e nenhum usa power box, distribuidor de nada,alguns nem extensão pesada tem e voam a 15 anos ou até mais.
simplicidade sempre é melhor.
quando comecei só tinha rádio de 4 ou 6 canais, servos futaba standard(2,4 kg de torque) e bateria de NIca de 500 Mah. fazia 10 voos de 10 minutos com esse conjunto. então eu vejo o pessoal colocando servo de 5 kg em treinador bateria de trocentos amperes eu acho graça....
eu tenho 2 sukhoy, 2 ultimate e 1 extra da carl goldberg que voam com motores na faixa do tractor e usam servos originais, extensões comuns, chaves standard e voam a muito tempo e voam muito bem.
mas enfim, eu sei o que dá certo. a gente tenta passar pra galera, mas poucos ouvem.... paciência.
ABRAÇOS e bom ano
"... já to véinho demais, vivido demais pra trocar impaupérios com seu ninguém..."-EU MESMO :D
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Comprei os hitec hs 645mg. Como faco a ligacao no rx? Aileron e flaps dois servos por canal com Y ou cada um em um canal com mixagem??


Outra duvida...life 2s 1100 10c da zippy da conta do rx ?...ou eh melhor comprar uma hobbico?
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 605
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Mensagem por renatomoc »

Iniciei a montagem
Anexos
20150105_202045.jpg
20150105_202045.jpg (19.45 KiB) Exibido 9161 vezes
picture.php.jpg
picture.php.jpg (37.2 KiB) Exibido 9161 vezes
picture3.jpg
picture3.jpg (37.94 KiB) Exibido 9161 vezes
Responder