Como cortar asa Zagi sem desperdiçar isopor

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Como cortar asa Zagi sem desperdiçar isopor

Mensagem por Kemp »

Fala pessoal.

Estava um tempo sumido do e-voo, mas vou voltar a postar algumas coisas em 2015.

Dica de como cortar asa Zagi sem desperdiçar isopor.
Fio de NiCr com fonte 12v. Temperatura mínima para o corte.
Perfil MH 60 cortado em chapa de zinco (calha)
O tipo de asa e enflechamento são opcionais.


[yt]kB6ns3I96b8[/yt]
Anexos
Resultado
Resultado
Asa cortada.jpg (27.01 KiB) Exibido 10256 vezes
Avatar novo.jpg
Avatar novo.jpg (11.42 KiB) Exibido 10275 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Mais dicas de como cortar asa com fio quente.

https://www.youtube.com/watch?v=EFv3P4Mjoio&list=UUMgP9YOXm5ynMdfHywus6bQ

https://www.youtube.com/watch?v=0zU0n12ELUc&list=UUMgP9YOXm5ynMdfHywus6bQ
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Neoconker
membro
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Mai 15, 2011 6:01 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Neoconker »

Kemp, muito bacana. qual o número/espessura do fio que devo comprar?
Avatar do usuário
AIRJOE10
membro
Mensagens: 337
Registrado em: Sex Abr 11, 2014 4:21 pm
Localização: São Paulo / Pirituba

Mensagem por AIRJOE10 »

Kemp..que material você utiliza para fazer o molde que aparece no vídeo?
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:15ae275d14="Neoconker"]Kemp, muito bacana. qual o número/espessura do fio que devo comprar?[/quote:15ae275d14]

Esse é de 0,33mm.
Tem gente que usa fio de cerca elétrica, corda de violão, fio de pesca, etc.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:3eb7c429a1="AIRJOE10"]Kemp..que material você utiliza para fazer o molde que aparece no vídeo?[/quote:3eb7c429a1]

Perfil MH 60 cortado em chapa de zinco (calha)
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Guilherme Ch
membro
Mensagens: 1048
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:03 pm
Localização: Ponta Grossa, PR
Contato:

Mensagem por Guilherme Ch »

O embarrigamento no fio fica bem aparente na asa, talvez se fazer mais devagar aplicando menos pressão no fio fique melhor, ou aumentando a temperatura.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:3fed72b102="Guilherme Ch"]O embarrigamento no fio fica bem aparente na asa, talvez se fazer mais devagar aplicando menos pressão no fio fique melhor, ou aumentando a temperatura.[/quote:3fed72b102]

É, aquela barriga que forma no fio não é uma boa, por isso é que temperatura ajustável é muito melhor, pois temos como procurar a melhor temperatura para o corte sair perfeito mesmo, pois está longe de ser 100% dessa maneira.







Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:d8609b58a6="Guilherme Ch"]O embarrigamento no fio fica bem aparente na asa, talvez se fazer mais devagar aplicando menos pressão no fio fique melhor, ou aumentando a temperatura.[/quote:d8609b58a6]

Sim, mas foi a melhor forma que encontrei de deixar o corte bem liso. Se eu esquentar mais o fio ou passar o isopor mais lentamente, a ponta da asa que é menor vai acabar ficando toda marcada. Já fiz diversos testes e pro corte manual esse foi a maneira que deu o melhor resultado.
As marcas na asa só são visíveis contra o reflexo da luz, mas o isopor fica perfeitamente liso.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Kemp, eu notei que quando o fio sai do molde na bordo de ataque da asa, a barriga existente no fio, deforma um pouco o bordo de ataque da asa.
Deu para ver bem no vídeo quando você virava a asa na câmera.







Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga
Responder