Meu primeiro aeromodelo. Um P-51. Será que comecei errado ?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Meu primeiro aeromodelo. Um P-51. Será que comecei errado ?

Mensagem por Kemp »

Fala pessoal do e-voo. 
Após algum tempo sumido do forum estou de volta e pretendo voltar a compartilhar minhas dicas e novas construções. 

Abri esse tópico com a finalidade de compartilhar a forma como ingressei nesse maravilhoso e contagiante hobby. 
Terei que colocar vários posts por conta da sequência de fotos. 

Vamos lá ! 

Desde criança sempre tive vontade de ter avião de controle remoto (assim eu chamava), no entanto não conhecia os modelos elétricos e os que existiam nas loja, que eram com motor a combustão, eram muito caros e meus pais não tinham condições de comprar. 
Em meados de 2005 os elétricos foram se popularizando e com o tempo foram ficando com valores mais acessíveis. Muitas lojas apareceram no mercado. Foi aí que conheci a loja Hobby Delivery do Shopping ABC em Santo André-SP. 
Eu havia acabado de ser promovido no meu trabalho e com um salário um pouco melhor resolvi visitar a loja com a ideia de comprar um aeromodelo. Nunca tinha voado nada, pesquisado, nem nada. Não sabia nada de asa alta, asa baixa, treinador, etc. Pra mim era tudo aeromodelo. 
Vi um P-51 da Art-Tech lindo na vitrine e disse ao vendedor que queria aquele. O vendedor fez algumas perguntas e ao perceber que eu não sabia pilotar disse que não era recomendado e que eu teria que começar com um avião treinador e blá blá blá. Saí da loja frustrado, mas meia hora depois eu voltei na loja e comprei o avião. 
Anexos
P-51 RTF Art-Tech
P-51 RTF Art-Tech
DSC09292.JPG (28.99 KiB) Exibido 10864 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Cheguei na casa da minha namorada (minha atual esposa), montei o aero, carreguei a bateria, dei uma olhada nos comandos e já comecei fazendo o que não podia fazer. Deixei várias vezes o motor no talo pra ver quanto tempo durava a bateria até acabar. Ainda bem que a bateria era boa. Tenho ela até hoje. 

Primeiro voo 
Como não conhecia locais de voo na região optei em arriscar um voo no Parque Central de Santo André. Tem muita área e dá pra voar legal, mas como eu nunca tinha pilotado preferi ir até uma pista de voo a cabo que tem no parque. Achi que seria mais seguro. A pista é circular com gramado no meio e cercada em volta.
Anexos
Pista VCC parque Central Santo André-SP.jpg
Pista VCC parque Central Santo André-SP.jpg (31.49 KiB) Exibido 10862 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Primeiro voo:
Como eu pilotava muitos simuladores no computador estilo Flight Simulator usando joypad e visão da torre pensei que o voo do aeromodelo poderia ser parecido e que não teria dificuldades com os comandos. Só os lados dos comandos que eram diferentes. 
Tentei correr na pista curvada algumas vezes batendo na grade até que na quarta ou quinta tentativa eu consegui correr com ele na grama da parte central e o aeromodelo alçou voo tirando tinta da grade que tinha uns 2m de altura. Quase que o trem de pouso ficou na grade, mas voou. 
O coração já foi a mil. Subi, reduz potência, dei duas voltas com ele sem problemas de me perder com os comandos e já vim pra pouso. O pouso foi estilo pouso em porta aviões. Veloz com rampa acentuada e porradão no chão, mas não quebrou nada. Até que eu me saí muito bem pra quem nunca tinha voado com aeromodelo. Fui pra casa feliz da vida.
Anexos
DSC09295.JPG
DSC09295.JPG (36.7 KiB) Exibido 11039 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Segundo voo 

Todo empolgado, resolvi voltar ao parque no dia seguinte, só que em vez de ficar tentando correr pista pedi pra minha namorada lançar o P-51 maualmente contra o vento. O problema é que 50m a frente tinha um morro. Ela lançou na direção do morro contra o vento e eu tentei subir desesperadamente pra não bater no morro. O avião até voou uns dez segundos antes de entrar em stoll e cair de bico justamente em cima de uma barra de ferro que cercava uma pista de automodelismo que tinha ao lado da posta de VCC. 
Resultado. 
Anexos
DSC09299.JPG
DSC09299.JPG (37.09 KiB) Exibido 11037 vezes
DSC09298.JPG
DSC09298.JPG (35.47 KiB) Exibido 11037 vezes
DSC09297.JPG
DSC09297.JPG (36.32 KiB) Exibido 11037 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Voltei pra casa triste. Cheguei e fui ver o estrago. Além do isopor o suporte do motor tinha espatifado. Fui até a loja pra comprar outo, mas esses kits RTF chineses não tem todas as peças de reposição.
Como eu sempre gostei de inventar coisas, fazer trabalhos manuais, mexer com ferramentas, etc. (famosa gambiarra) peguei alguns materiais que eu tinha em casa e tentei bolar um esquema pra fixar o motor e acabou dando certo.

Quanto ao isopor eu não tinha nem ideia de como reparar, a não ser colar e tentar dar uma desentortada no bico do avião. O aeromodelo voou novamente, mas já estava feio. Eu pensei que poderia aproveitar a eletrônica e fazer um outro avião. Comecei as pesquisas sobre aeromodelo elétrico, isopor, etc. e foi aí que conheci o e-voo. 

Vi que era possível fazer aeromodelos de depron, isopor, madeira, pastinha, etc. e que também era possível fazer cortador de isopor, perfil de asa, etc., enfim, só não dava pra fabricar a eletrônica. 
Me encantei e comecei a fazer meu primeiro aero. Um Starlite. 
Baixei a planta, comprei o tal depron revestido de cartolina (foi o único que encontrei na época. Deu o maior trabalho pra tirar a cartolina) e comecei a construir o Starlite.
Anexos
Avião reformado
Avião reformado
DSC09309.JPG (35.72 KiB) Exibido 11035 vezes
DSC09308.JPG
DSC09308.JPG (32.18 KiB) Exibido 11035 vezes
DSC09305.JPG
DSC09305.JPG (36.76 KiB) Exibido 11035 vezes
DSC09303.JPG
DSC09303.JPG (33.26 KiB) Exibido 11035 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Construção do Starlite. A primeira construção.
Fiz alguns voos com ele no Parque Central de Sto André e no Parque ecológico do Tietê em SP.

[url]http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=321111[/url]
Anexos
DSC09364.JPG
DSC09364.JPG (37.2 KiB) Exibido 11024 vezes
DSC09338.JPG
DSC09338.JPG (36.87 KiB) Exibido 11024 vezes
DSC09352.JPG
DSC09352.JPG (29.05 KiB) Exibido 11027 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Depois resolvi fazer um Cessna 182 e um T-27 Tucano. Baixei as plantas, fiz algumas mudanças e adaptações e montei os aviões.
Os dois aeros voaram no parque do Tietê e logo depois eu conheci o Aero Poli em São Bernado-SP atrás do ginásio. Comecei a voar lá. Até hoje quando passo por lá o pessoal tira sarro perguntando se meu avião tem sistema de carregador solar, pois o Cessninha voava 40min. 
Anexos
15-12-07_1059.jpg
15-12-07_1059.jpg (32.49 KiB) Exibido 10857 vezes
15-12-07_1058.jpg
15-12-07_1058.jpg (35.79 KiB) Exibido 10857 vezes
DSd00022.JPG
DSd00022.JPG (31.72 KiB) Exibido 11017 vezes
DSd00016.JPG
DSd00016.JPG (35.12 KiB) Exibido 11017 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Depois fiz mais um Cessninha pra dar de presente pro meu primo, um planadorzinho, um Shck e um Christen Eagle.
Anexos
DSC09539.JPG
DSC09539.JPG (36.05 KiB) Exibido 10856 vezes
DSC09530.JPG
DSC09530.JPG (37.54 KiB) Exibido 10856 vezes
013.jpg
013.jpg (35.94 KiB) Exibido 11016 vezes
DSC01405.JPG
DSC01405.JPG (34.23 KiB) Exibido 11016 vezes
DSC01425.JPG
DSC01425.JPG (35.32 KiB) Exibido 11016 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Um ano depois mudei para o interior e logo conheci a pista da região. O pessoal que via o Cessninha voando logo perguntava onde eu comprei. Eu dizia que havia construído e a galera pedia um igual. 
Comecei a fazer pros colegas da pista. A coisa foi alastrando e logo comecei os cortes dos kits para vendas esporádicas. Acabou virando negócio. 
Depois de uns 7 anos no hobby eu mesmo construí a CNC para os cortes dos kits, porém depois de pronta ainda foram muitos meses de trabalho fazendo os desenhos dos kits, ajustes na programação da máquina, testando os cortes, estragando muito isopor, fazendo voos testes, redesenhando o que precisava ser melhorado, montando os kits e fazendo os manuais até chegar no resultado final. O trabalho nunca acaba e sempre precisa ser melhorado. 
Agora a esposa administra os kits e eu virei piloto de testes. kkk
Anexos
Kit Kemp Aeros
Kit Kemp Aeros
Kit Kemp Aeros 2014.jpg (31.53 KiB) Exibido 11014 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Talvez se eu não tivesse começado no bobby de maneira errada não teria encontrado o forum e as dicas que usei para as outras construções. 
Já pratico aeromodelismo há 10 anos e tenho várias publicações nesse forum, que foi minha porta de entrada para o hobby. 95% do que sei sobre aeromodelismo devo ao forum e sempre indico para os iniciantes. 
Agradeço ao e-voo, ao pessoal que curte minhas construções e dicas e ao pessoal que me reconhece quando vou voar em algumas pista por aí.


[b:1d509eaef9]E pra quem quer começar no hobby. Jamais faça como eu fiz.[/b:1d509eaef9]

Siga as orientações abaixo que com certeza terá sucesso nos voos e não desistirá no início como ocorre com muitos pilotos que tentam começar de maneira errada e derrubam aviões logo de cara.

1. Procure uma pista, conheça os pilotos, troque bastantes informações e leia muito o e-voo antes de sair comprando qualquer equipamento.

2. Comece treinando em um simulador próprio para aeromodelo. Vá se acostumando com os comandos e com o aeromodelo voando de frente pra você. Geralmente é o que mais pega no começo.

3. Se realmente quiser voar invista em um aeromodelo treinador asa alta, pois estes proporcionam um voo mais estável e mais fácil pra quem está começando.

4. O rádio é o principal investimento e provavelmente o único equipamento que vai durar muitos anos na sua mão, portanto não exite em comprar um equipamento bom e seguro. Rádio ruim pode derrubar o aeromodelo, causar um acidente e fazer você desistir do hobby achando que a culpa foi de algum erro de pilotagem seu.

5. Não queira fazer o primeiro voo sozinho, pois a chance de você perder o avião ou causar um acidente grave será muito grande.

6. Procure um instrutor ou um piloto com experiência o suficiente para te auxiliar e fazer voos com duplo comando (dois rádios ligados juntos), assim você não derrubará seu avião no primeiro voo e pegará confiança e jeito para ir voando sozinho. No duplo comando você deverá treinar o voo, assim como as decolagens e ou pousos. Nem sempre terá alguém na pista pra pousar seu avião. Ninguém pega um carro e já sai dirigindo sem passar pela auto escola com o instrutor do lado ou alguém que o ensine a dirigir. O mesmo vale para o aeromodelista.

Com o tempo vem a prática e a habilidade, mas jamais desista do hobby na primeira queda. Bons voos ! ! !



Aí estão alguns dos aeros que já foram controlados por mim. 
Alguns eu ainda tenho. 

Imagem em tamanho maior:
[img:1d509eaef9]http://imageshack.com/a/img910/4605/uXT575.jpg[/img:1d509eaef9]
Anexos
Frotinha completa Atual Jan 2015.jpg
Frotinha completa Atual Jan 2015.jpg (36 KiB) Exibido 10866 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Responder