Como cortar asa Zagi sem desperdiçar isopor

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:2610a9233e="LaercioLMB"]Kemp, eu notei que quando o fio sai do molde na bordo de ataque da asa, a barriga existente no fio, deforma um pouco o bordo de ataque da asa.
Deu para ver bem no vídeo quando você virava a asa na câmera.



Para criar inimigos, não é preciso declarar guerra, basta dizer o que pensa.
Bazinga[/quote:2610a9233e]

Sim, mas isso foi caquinha que fiz.
Se você notar, quando eu começo avançar com isopor eu já vou girando pra que o bordo de ataque fique paralelo ao fio antes de terminar o corte. Depois eu vou reduzindo a velocidade pra dar tempo da barriga do fio sumir.
No vídeo, além de eu não ter dado o tempo certo para o fio, o fio do lado da raiz terminou o corte antes do lado da ponta e por isso ficou com essa falha.
O problema é que não é fácil cortar asas trapezoidais manualmente, principalmente se a diferença de tamanho da corda da raiz da ponta e a raiz da corda for grande. Com enflechamento ainda agrava a situação.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu sei disso, mas com o calor correto, não forma aquela barriga no fio.
Use talco sobre a mesma para diminuir o atrito da chapa de isopor com a mesa, mas mesmo assim se o fio estiver mais frio do que deveria, sempre as pontas do fio vão sair antes do que o centro e haverá problemas no bordo de ataque.
O que você pode fazer para ajustar a temperatura, é usar garras tipo jacaré nos fios e ir colocando as garras mais perto de 1 em 1 centímetro ou até menos, que isso irá mudando a temperatura do fio.
Demora, mas uma hora você pega o ponto ideal tanto da temperatura quanto do avanço, pois vi que você empurra muito rápido mesmo a chapa contra o fio e isso fará formar barriga no fio sempre.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:a6414424d6="LaercioLMB"]Eu sei disso, mas com o calor correto, não forma aquela barriga no fio.
Use talco sobre a mesma para diminuir o atrito da chapa de isopor com a mesa, mas mesmo assim se o fio estiver mais frio do que deveria, sempre as pontas do fio vão sair antes do que o centro e haverá problemas no bordo de ataque.
O que você pode fazer para ajustar a temperatura, é usar garras tipo jacaré nos fios e ir colocando as garras mais perto de 1 em 1 centímetro ou até menos, que isso irá mudando a temperatura do fio.
Demora, mas uma hora você pega o ponto ideal tanto da temperatura quanto do avanço, pois vi que você empurra muito rápido mesmo a chapa contra o fio e isso fará formar barriga no fio sempre.[/quote:a6414424d6]

Sim. Minha mesa tem controle de temperatura do fio.
É só avançar isopor mais devagar que não vai fazer a barriga no fio. O problema é o tamanho das cordas. Tem que correto muito de um lado em quanto o outro avança devagar, mas com o fio mais quente esse devagar no lado da ponta vai marcar o isopor. O corte na ponda da asa ficará um lixo.
Num corte automático dá pra aquecer mais o fio, pois não ocorrerão as travadinhas do fio enroscando no perfil, mesmo que este esteja bem liso.
A dica do talco eu gostei.
Já cortou alguma asa Zagi manualmente?
Anexos
Marcas do fio quente no isopor
Marcas do fio quente no isopor
Corte lixo 003.jpg (8.14 KiB) Exibido 9844 vezes
Marcas do fio quente no isopor
Marcas do fio quente no isopor
Corte lixo 002.jpg (6.2 KiB) Exibido 9844 vezes
Marcas do fio quente no isopor
Marcas do fio quente no isopor
Corte lixo 001.jpg (6.53 KiB) Exibido 9844 vezes
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Só com arco e não fixo na mesa como você fez.
O arco te permite pressionar só o suficiente sobre o molde do perfil, fixo na mesa a pressão do fio sobre o molde se torna muito grande e é por isso que ocorrem as travadinhas.
Coloque a chapa na mesa, coloque algo pesado em cima da chapa, como umas duas ou 4 listas telefônicas e use um arco de corte que terá muito mais controle sobre o corte do que empurrando a chapa na mesa.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:9fe928d41f="LaercioLMB"]Só com arco e não fixo na mesa como você fez.
O arco te permite pressionar só o suficiente sobre o molde do perfil, fixo na mesa a pressão do fio sobre o molde se torna muito grande e é por isso que ocorrem as travadinhas.
Coloque a chapa na mesa, coloque algo pesado em cima da chapa, como umas duas ou 4 listas telefônicas e use um arco de corte que terá muito mais controle sobre o corte do que empurrando a chapa na mesa.[/quote:9fe928d41f]

Sim. Eu também faço assim com o arco manual, mas pra quem nunca cortou acredito que com o fio fixo seja mais fácil.
No outro vídeo que coloquei no começo do tópico o corte foi feito assim.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Eu não acho vantagem do arame fixo na mesa pelo motivo que já citei, força o arame a subir nos moldes e isso causa aquelas travadinhas indesejadas.
Eu prefiro um corte rápido e macio do que um lento e com riscos, mas tem que pegar prática nisso.
Mas vai de cada um.

Sobre a pergunta que você fez antes sobre cortar zagi, não, nunca cortei zagi, mas já cortei asa trapezoidal que praticamente é a mesma coisa, um lado tem que ir mais rápido do que o outro e encontrar a temperatura certa demora, pois até a temperatura do ambiente interfere.
Janelas abertas com brisas são um tormento para corte com fio quente.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

Me desculpe, mas o corte de uma asa trapezoidal estilo asa de tucano, extra ou outros modelos com pouco enflechamento é muito mais fácil e não chega nem perto de ser praticamente a mesma coisa que o corte de uma Zagi.
Tente cortar uma Zagi de 100cm com 26cm de corda na raiz, 13cm de corda na ponta e enflechamento de 26cm usando a sua técnica com o arco na mão e depois poste o resultado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Coloque na seguinte situação.
Deixe a asa de forma que o centro da raiz e o centro da ponta permaneçam na mesma linha em relação ao fio quente, verá que o enflechamento não existe mais, passou a ser um asa trapezoidal comum e a raiz terá somente uma inclinação para dentro da asa e ficará mais fácil de cortar tanto para iniciar o corte quanto para finalizar o mesmo.
Por isso é que eu prefiro deixar a chapa fixa na mesa ao invés de mover a chapa no fio quente.


Mas como eu disse antes, cada um, cada um.
Eu não gosto de zagis, não me agradam, por isso não faço zagi.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

No título do tópico diz "sem desperdiçar isopor"
Arco na mão requer mais habilidade e se não tiver a tal habilidade vai estragar o corte.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:54d93d5786="Kemp"]No título do tópico diz "sem desperdiçar isopor"
Arco na mão requer mais habilidade e se não tiver a tal habilidade vai estragar o corte.[/quote:54d93d5786]

Nisso você está certo.

Antes de qualquer coisa, quero te parabenizar pela sua paciência e compreensão em não levar como ofensa o que te disse e trocarmos ideias sem nenhuma discussão.


Abraço e boa semana.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder