Ajuda com motor elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
EduardoAzevedo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Fev 11, 2015 3:39 pm
Localização: Campo Grande MS

Ajuda com motor elétrico

Mensagem por EduardoAzevedo »

Boa noite, venho acompanhando o forum a muito tempo, e com as informações aqui disponiveis começei a montar um motor brushless por conta própria, porém me seurgiram algumas dúvidas principalmente com relação ao enrolamento do mesmo, ficaria muito grato caso alguém me desse alguma luz.

Tenho um estator de 93mm de diametro, por 32mm de altura, 18 bobinas, profundidade do estator é de 20mm, a distancia dos dentes do estator em baixo é de 6mm, a distancia em cima é de 12 mm, a largura do dente é de 4mm.

Fiz algumas simulações de enrolamentos no Drive Calc, mas como esse motor não existe na lista do programa, não estou conseguindo simular o mesmo, gostaria de saber se alguém pode me ajudar a adiciona-lo corretamente no Drive Calc, ou se podem me dar umas dicas de enrolamentos.

Estou criando este motor para usar em um barco com propulsão turbojet como as de jet ski, pelo que eu pesquisei ele teria que ter um kv na faixa de 600 a 800, poder ser usado com uma bateria de 8s 30v ter uma corrente maxima de 160A, gerar em torno de uns 11500w. Esse motor será outrunner e usa 22 imãs.

Desde já agradeço a atenção de todos, qualuqer informação é bem vinda.


Ps: É um rc em escala de 5/1.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por LaercioLMB »

Bom, então você ainda não sabe usar o drive calc.

Vou te dar as dicas.

Abra o Drive Calc, clique na aba Tools e abrirão algumas opções, clique na guia Wire & Stator Calculator, irá abrir uma ferramenta para calcular bobinas.
Certamente irá abrir com os dados do último motor que você abriu no Drive Calc, clique em delete e irá ficar tudo em branco, só os resultados irão permanecer até que você insira novos dados.
coloque ali as medidas todas do estator que você vai enrolar.
Só não sei como irá distribuir as bobinas já que o estator possui 18 bobinas.
Com estatores de 12 bobinas, mais comuns é simples, mas esse de 18, acho que só o Granato poderá te ajudar.
Editado pela última vez por LaercioLMB em Seg Fev 23, 2015 9:09 am, em um total de 1 vez.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
GRANATO
membro
Mensagens: 2220
Registrado em: Sex Nov 11, 2005 4:18 pm
Localização: Birigui-SP (49) 16200-335

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por GRANATO »

Fácil....

http://www.bavaria-direct.co.za/scheme/calculator/

Informe: Slots = 18 Magnet Poles = 22 e clique em "Calculate"
Para obter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que nunca fez.
EduardoAzevedo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Fev 11, 2015 3:39 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por EduardoAzevedo »

Em primeiro lugar vou rasgar uma ceda...heheheh.

É um imenso prazer falar com vocês, GRANATO aprendi muito com seus posts, e LaercioLMB igualmente com os seus, fico grato por dois grandes mestres aqui do e-voo responderem minha dúvida.

LaercioLMB escreveu:Bom, então você ainda não sabe usar o drive calc.

Vou te dar as dicas.

Abra o Criva Calc, clique na aba Tools e abrirão algumas opções, clique na guia Wire & Stator Calculator, irá abrir uma ferramenta para calcular bobinas.
Certamente irá abrir com os dados do último motor que você abriu no Drive Calc, clique em delete e irá ficar tudo em branco, só os resultados irão permanecer até que você insira novos dados.
coloque ali as medidas todas do estator que você vai enrolar.
Só não sei como irá distribuir as bobinas já que o estator possui 18 bobinas.
Com estatores de 12 bobinas, mais comuns é simples, mas esse de 18, acho que só o Granato poderá te ajudar.


LaercioLMB, na parte do wire & Stator eu já sei fazer as simulações, meu problema começa no "Reconfigurator", eu adicionei o motor com os parâmetros que pede na aba "new", ele salva o motor com o nome que quero tudo ok, porém quando abro ele no "reconfigurator" e começo a simular os enrolamentos, as medidas de fios, ele dá erro, começa a abrir uma janela avisando do erro e não consigo mexer mais em nada, então fico sem as informações que precisaria, como melhor voltagem, RPM máxima, quantos wat's ele vai gerar, vou colocar uma imagem aqui mais tarde.

GRANATO escreveu:Fácil....

http://www.bavaria-direct.co.za/scheme/calculator/

Informe: Slots = 18 Magnet Poles = 22 e clique em "Calculate"


GRANATO: eu já usei, peguei este endereço de outro tópico seu, ele fica 6 bobinas por fase, já simulei a forma de enrolamento em Delta e em "y" estrela, a parte do enrolamento eu já esquematizei, meu problema mesmo é saber qual os dados técnicos do enrolamento que vai suprir a minha necessidade.

A minha ideia, é conseguir montar um motor confiável, com uma boa potencia usando materiais de fácil aquisição, pois como a tendencia de mercado é a alta do dólar, não quero que meu hobby fique inviável, como a escala do meu projeto é 1/5 preciso de um motor mais forte do que os de cd-rom heheheh...se conseguir colocar o bichinho para funcionar passo meu KnowHall para que outros que querem um motor para escalas maiores não precisem gastar um rio de dinheiro no exterior, já estou documentando tudo. Desde já agradeço.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por groepke »

Dica de quem faz isso:

Esquece drive calculator, ele te da um chute e as vezes bem longe (uma vez ele estimou 16A e meu motor consumiu 11) isso que era um motor conhecido e com varios testes ja publicados.

EduardoAzevedo escreveu:então fico sem as informações que precisaria, como melhor voltagem, RPM máxima, quantos wat's ele vai gerar


A tensão é voce quem determina, só saiba que quanto maior melhor, se puder use 12s ou até mais.

A rpm e juntamente o kv é o numero de voltas que vai determinar, cabe a voce saber qual rpm precisa e depois de ter descoberto a constante do motor calcular o enrolamento com o numero de voltas certo.

A potencia é uma variavel, vai depender da qualidade do seu trabalho, tensão aplicada e principalmente da refrigeração do motor.

O GRANATO ja passou o esquema de enrolamento então ja tem tudo que precisa.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por LaercioLMB »

Um detalhe importante, o Drive Calc não diz quanto o motor vai consumir, ele te diz o máximo que o motor irá suportar e se colocar uma hélice que não force tanto o motor, certamente o consumo será bem abaixo do indicado na tabela do Drive Calc.
O mesmo serve para qualquer motor.
Um exemplo que dou aqui é de um motor que estou fazendo testes agora para um aeromodelo que estou fazendo, o motor é um TR 2830 1050 e na HK agora não tem mais esse motor, só o 2830 1000 ambos da Turnigy. Falo isso para que não tentem procurar por esse motor novo.
Bom, nas especificações dele, diz que ele suporta 14A e hélice de 9 polegadas.
Fiz um teste com uma hélice SF 11X4,7 e bateria 2S 2200 mA 20C ZIPPY e em teste estático, onde o motor costuma forçar muito mais, o consumo dele ficou em 9.5A o que significa que em voo, o consumo certamente será menor que isso o que me possibilitará usar uma bateria de 1300 mA 20C sem nenhum problema.
Andei fazendo alguns testes aqui no Drive Calc e não travou nada, sobre isso não sei te dizer o que pode ser.


Onde diz dentes por fase você colocou 6?
Pois serão 6 bobinas por fase.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por groepke »

Laercio acho que voce me entendeu errado, eu fiz uma simulação com um motor conhecido e sem modificar, o que acontece é que o programa calculou que o motor iria consumir 16A e o consumo foi de 11A, na realidade foi 11 só nos primeiros segundos, depois logo caiu pra 10A. Eu não criei nenhum motor, apenas escolhi um, escolhi a helice e bateria, nisso ele me mostrou 16A.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por LaercioLMB »

Mas é um motor que você tinha realmente ou só fez comparações?
Outro detalhe do Drive Calc, ele te dará o máximo de consumo, mas não significa que ele terá esse consumo constantemente e faça teste com acelerações bruscas de 0 a máximo repentinamente e veja o consumo de pico, pois fazemos isso seguidamente, principalmente nas decolagens que não é correto, mas a maioria faz e isso dá sim um pico de corrente bem alto e se for acelerando gradativamente, o pico de consumo certamente será abaixo.
Outro detalhe é a resistência interna da bateria, bitola dos fios usados nos motores, pois já desenrolei motor xing ling onde as bobinas deveriam ter o mesmo número de voltas e não tinham,, tanto é que se pegar dois motores supostamente iguais, principalmente de lotes bem diferentes, certamente os resultados práticos serão diferentes, inclusive com marcas de baterias diferentes.
Eu já havia percebido que em alguns resultados, o Drive Calc assim como o E-Calc tiveram divergências tanto entre os softwares quanto com os testes reais, mas é preferível termos resultados de consumo a mais do que a menos, assim nunca teremos problema de acabar a bateria antes do previsto e tão pouco de escolher errado a bateria.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por groepke »

Sim eu ainda tenho o motor, é um 2822 que agora ja foi rebobinado, na epoca estava fazendo testes com ele e pensei em por 6s, lembro que na simulação atingiu o limite do motor e na bancada nem ficou morno hehe. Até teria diferença usando outro 2822 ou outra bateria, mas não tanto como no caso que chegou a 60%. O drive calc ajuda bastante, mas no caso do colega que esta fazendo um motor eu recomendo não usar o programa e partir para os testes praticos.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
EduardoAzevedo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Fev 11, 2015 3:39 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por EduardoAzevedo »

Segue as imagens dos erros no drive calc
http://imgur.com/rheHldN

http://imgur.com/cFyWmUY


groepke escreveu:Dica de quem faz isso:

Esquece drive calculator, ele te da um chute e as vezes bem longe (uma vez ele estimou 16A e meu motor consumiu 11) isso que era um motor conhecido e com varios testes ja publicados.

EduardoAzevedo escreveu:então fico sem as informações que precisaria, como melhor voltagem, RPM máxima, quantos wat's ele vai gerar


A tensão é voce quem determina, só saiba que quanto maior melhor, se puder use 12s ou até mais.

A rpm e juntamente o kv é o numero de voltas que vai determinar, cabe a voce saber qual rpm precisa e depois de ter descoberto a constante do motor calcular o enrolamento com o numero de voltas certo.

A potencia é uma variavel, vai depender da qualidade do seu trabalho, tensão aplicada e principalmente da refrigeração do motor.

O GRANATO ja passou o esquema de enrolamento então ja tem tudo que precisa.


To pensando em usar 12s em paralelo para ter um aH razoavel, mas o uso das baterias 12S me geraram um problema...carregador.
Uma coisa sobre a tensão que não entra na minha cabeça é a tensão minima para poder acionar o motor, por isso estou usando o Drive Calc.
Com relação ao Kv não poderia me dar uma luz ou formula para descobrir, pois não faço ideia do Kv que esse motor terá, eu estimo em torno de 500 a 700.

LaercioLMB escreveu:

LaercioLMB, Não localizei no Drive Calc nem uma helice que possa simular a turbina que vou usar, como eu falei no inicio esse motor será usado em um barco com propulsão a jato de agua como as utilizadas nos jet skis.

Desde já agradeço a atenção de todos.
Responder