Ajuda com motor elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por LaercioLMB »

Exato, pois a resistência é um obstáculo a circulação de corrente e resistência gera calor e calor é o resultado de perda de rendimento.
Não adianta suportar 400 A se parte dessa corrente será perdida com o calor gerado.
Um exemplo básico de eletrônica.
Quando você quer baixar a tensão em algum componente o que se usa para isso? Resistores.
O que são resistores se não resistências!
Quanto maior for a resistência interna, menor será a tensão utilizada por esse sistema e sendo assim, se entram 12 V no sistema, devido a resistência interna dele, não significa que serão aproveitados esses 12 V, certamente a tensão será cada vez menor o quanto vai aumentando a resistência interna.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
EduardoAzevedo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Fev 11, 2015 3:39 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por EduardoAzevedo »

LaercioLMB escreveu:Exato, pois a resistência é um obstáculo a circulação de corrente e resistência gera calor e calor é o resultado de perda de rendimento.
Não adianta suportar 400 A se parte dessa corrente será perdida com o calor gerado.
Um exemplo básico de eletrônica.
Quando você quer baixar a tensão em algum componente o que se usa para isso? Resistores.
O que são resistores se não resistências!
Quanto maior for a resistência interna, menor será a tensão utilizada por esse sistema e sendo assim, se entram 12 V no sistema, devido a resistência interna dele, não significa que serão aproveitados esses 12 V, certamente a tensão será cada vez menor o quanto vai aumentando a resistência interna.


Opa mais uma vez aprendendo com vocês ^^, então estou mais ou menos no caminho certo, preciso encontrar um equilíbrio entre a resistência e o quanto o motor vai aguentar. Uma coisa que esta me tirando o sono é não ter um parâmetro para saber qual será o consumo deste motor seguindo o enrolamento que estou querendo usar, pois não vai adiantar ter um motor que gere a potencia que quero se uma bateria não aguentar 2 minutos, seria como ter uma ferrari para fazer a mudança de casa kkkkkk, alguém tem alguma dica?

Mais uma vez agradeço a resposta.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por LaercioLMB »

Por esse motivo é que começar pelo motor no modelismo rc elétrico é dar um tiro no escuro (não é no sujeito afro descendente e sim em um lugar totalmente sem luz), pois as chaces de acertar são pequenas, existem, mas pequenas.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
EduardoAzevedo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Fev 11, 2015 3:39 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por EduardoAzevedo »

LaercioLMB escreveu:Por esse motivo é que começar pelo motor no modelismo rc elétrico é dar um tiro no escuro (não é no sujeito afro descendente e sim em um lugar totalmente sem luz), pois as chaces de acertar são pequenas, existem, mas pequenas.


Kkkkkkkkkkk, gostei, pois é eu sei disso, mas como estou tentando algo novo vou ter que quebrar a cabeça, pelo visto vou ter que montar todo o motor e fazer a medição, minha esperança, e o que me move, é a viabilidade do projeto, pois como falei em outro post, com a eminente alta do dólar, importar motores para modelos grandes vai ficar inviável, e não quero deixar esse "pequeno" detalhe atrapalhar minha diversão ^^. Conto com a experiencia de todos aqui no fórum para ter mais acertos do que erros em minhas tentativas ^^.

Desde já agradeço.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por LaercioLMB »

Só te resta então uma coisa a fazer, enrolar o motor e fazer os testes, se der certo, beleza, se não der, faça o enrolamento de outra forma.
Não tem como alguém aqui te afirmar que de determinado modo vai cumprir exatamente o que você deseja e nem se o seu motor por melhor que fique, seja capaz de fazer o que você espera dele.
Não existem milagres, é tudo na tentativa de erro até o acerto nesse caso.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
EduardoAzevedo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Fev 11, 2015 3:39 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por EduardoAzevedo »

LaercioLMB escreveu:Só te resta então uma coisa a fazer, enrolar o motor e fazer os testes, se der certo, beleza, se não der, faça o enrolamento de outra forma.
Não tem como alguém aqui te afirmar que de determinado modo vai cumprir exatamente o que você deseja e nem se o seu motor por melhor que fique, seja capaz de fazer o que você espera dele.
Não existem milagres, é tudo na tentativa de erro até o acerto nesse caso.


Você tem toda razão, mas como diz o ditado "perguntar não ofende" kkkkkkkk.

Encontrei estes video nos youtube de uma montagem, mas o que me abismou é que eles não usam estator de aço silício: :shock:
https://www.youtube.com/watch?v=j53FIHP3bPw

https://www.youtube.com/watch?v=dUGi50F_bwc

Parece que ele usa apenas a resina para fazer o isolamento entre as bobinas, e a forma como ele dispõe as mesmas também me chamou a atenção.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por LaercioLMB »

Existem formas diferentes de fazer o enrolamento assim como fazer as ligações, mas somente com testes é que você encontrará o melhor resultado.
Sim, perguntar não ofende, mas tem certas coisas que as respostas por mais que tentemos dar, não irão condizer com o esperado.
Até mesmo por que não temos certeza se o motor escolhido, é ou não compatível com a hidrojet na qual será usado.
Se não for, não importa que enrolamento seja feito, não irá dar todo o desempenho que a hidrojet necessita e para saber isso, só testando mesmo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
EduardoAzevedo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Fev 11, 2015 3:39 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por EduardoAzevedo »

LaercioLMB escreveu:Existem formas diferentes de fazer o enrolamento assim como fazer as ligações, mas somente com testes é que você encontrará o melhor resultado.
Sim, perguntar não ofende, mas tem certas coisas que as respostas por mais que tentemos dar, não irão condizer com o esperado.
Até mesmo por que não temos certeza se o motor escolhido, é ou não compatível com a hidrojet na qual será usado.
Se não for, não importa que enrolamento seja feito, não irá dar todo o desempenho que a hidrojet necessita e para saber isso, só testando mesmo.


Você tem toda razão, por isso axo que já está na hora de partir para a faze prática deste projeto, o bell estou pretendendo fazer de aço inox, porém aqui começam as dificuldades hehehe, o diametro do "cano" necessario para se fazer o bell ficaria na casa de 3.3/4, fiz algumas buscas pela cidade mas pelo visto essa medida é bem incomum ^^, estou vendo agora um tubo com costura, mas acredito que o tubo liso seria mais facil de balancear quando acabado, o eixo será de aço inox também, usarei imãs de neodimio N35 35x15x10, serão 20 ao todo.

Para saber se tudo isso será possivel realmente, estou montando um protótipo em 3d para saber se as medidas estão corretas e se na hora de montar tudo vai se encaixar perfeitamente, se interessar a alguém posso disponibilizar este protótipo assim que terminar.

Se tudo estiver ok, partirei para a faze de retenção de recursos e posterior montagem ^^.

Desde já agradeço a todos.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por LaercioLMB »

Te recomendo usinar a carcaça do motor (bell que é sino na tradução livre) em uma barra de metal que até pode ser em inox, mas sairá bem mais cara e em aço 1020 anodizado ficaria melhor e conseguiria a medida exata que você precisa.
Só que só tem o estator e terá que fabricar praticamente todo o motor, te aconselho a comprar um brushless na HK e ser mais feliz, pois os custos serão do mesmo para mais caro fazer um aqui.
Mas você é quem sabe, a escolha é sua.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
EduardoAzevedo
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Fev 11, 2015 3:39 pm
Localização: Campo Grande MS

Re: Ajuda com motor elétrico

Mensagem por EduardoAzevedo »

LaercioLMB escreveu:Te recomendo usinar a carcaça do motor (bell que é sino na tradução livre) em uma barra de metal que até pode ser em inox, mas sairá bem mais cara e em aço 1020 anodizado ficaria melhor e conseguiria a medida exata que você precisa.
Só que só tem o estator e terá que fabricar praticamente todo o motor, te aconselho a comprar um brushless na HK e ser mais feliz, pois os custos serão do mesmo para mais caro fazer um aqui.
Mas você é quem sabe, a escolha é sua.


Opa valeu a dica da usinagem, vamos ver o que fica mais em conta.
Eu pensei muito na questão de valores antes de encarar este desafio, particularmente eu sou o tipo de possa que prefere o estilo "faça você mesmo" hehehehe, mas o que estou levando em consideração é o valor de um motor out runner da turnigy http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__19964__Turnigy_RotoMax_100cc_Size_Brushless_Outrunner_Motor.html ele gera cerca de 7000w e custa R$ 909 (promoção), rais mais impostos o que deve elevar o preço para a casa de uns R$ 1.300,00, um motor que realmente poderia valer a pena mais acredito ser relativamente fraco é esse http://alienpowersystem.com/shop/63mm/alien-6374-outrunner-brushless-motor-170kv-3200wa/, que sairia na casa de R$ 260,00, como ele está abixo de U$ 100,00 dolares não incidiria imposto na compra, porém como você pode ver na descrição ele gera 3000W, para atingir +/- 6000W precisaria de 2 destes, o que faria a compra ser tarifada elevando seu preço para R$ 700,00 reais o par, isso sem contar o frete, que fica para a HK uns R$ 100,00 reais e para o outro site R$ 180,00 mais ou menos pois este é inglês se não me engano.

Claro que antes de qualquer coisa, estou analisando gastos, assim que terminar o protótipo 3d do motor, saberei quais as dimensões e os materiais que serão utilizados, assim poderei fazer o orçamento de quanto custará o projeto, como falei quero fazer um projeto que possa ser montado com peças mundanas, porém que tenha um rendimento bom, quero que qualquer um que tenha acesso a "planta" possa em casa mesmo tendo um pouco de boa vontade montar um motor razoável que gere uns 11.500W de potencia o que seria razoável para modelos de escala maior.

É claro que se no final das contas eu ver que "a farinha fica mais cara q o bolo", eu avisarei aqui, caso mesmo assim alguém queira montar o projeto eu me disponho a passar todas as informações que angariei para que ela possa terminar o projeto.

Mas já adianto que muitas das peças utilizadas na montagem do motor, se a pessoa tiver um bom jogo de cintura ela conseguira de graça :D , como foi o caso de algumas que já consegui :wink: .

Desde já agradeço a todos.


"Se você vê algo funcionando, lembre-se que alguém o fez, e se alguém pode fazer, você também pode"
Responder