Problema na imagem

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Problema na imagem

Mensagem por groepke »

Oi galera estou com um problema que nunca vi antes e esta me quebrando a cabeça, é na imagem do meu sistema fpv, são "sombras" que aparecem em objetos e diminuem muito a qualidade da imagem, vejam o print que tirei:

Imagem

Tenho 3 cameras, 2 tx e 2 rx, esse problema acontece com 2 cameras e em qualquer tx e rx, se coloco a outra camera a imagem fica perfeita, a
diferença entre a camera que funciona bem e as outras é que ela é um modelo simples, ja as 2 que tem esse problema tem OSD e tem varias funções.

Justo nessas que tem imagem melhor e funcionam bem a noite acontece esse problema, e qualquer camera funciona perfeitamente se ligo direto na tv, ou seja, estou perdido, não sei onde pode ser que tenha algo errado, se alguem puder me ajudar fico muito grato.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Problema na imagem

Mensagem por Piradrone »

Tive um propblema muito parecido, e era o transmissor de vídeo. Se eu ligasse a câmera direto na TV a imagem era perfeita. Se ligasse através do receptor de 5.8Ghz, a imagem tinha sombras nas letras do OSD. Segui o sinal com osciloscópio desde a saida da câmera, passando pelo OSD MinimOSD, e entrando no VTX, que é um ImmersionRC de 600mW. Tudo perfeito.... Mas o sinal que saía do receptor ja estava distorcido... Achei que era o receptor, quando então recebi um VTX Boscam de 32 canais... Configurei ele para a mesma frequencia do Immersion e pimba! Imagem perfeita...

Nesse meu caso era o VTX que distorcia a imagem, provavelmente por alguma incompatibilidade com o nível de sinal de branco (letras do OSD inseridas na imagem). Tente usar essas mesmas câmeras em outro conjunto VTX/VRX para tentar solucionar o problema.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Problema na imagem

Mensagem por groepke »

Pois é, mas eu ja liguei em outro conjunto de tx e rx, um é lawmate 1.2, o outro é hobbyking 0.9 e nos 2 acontece esse problema.

Ja pensei se seria algum problema na impedancia do tx talvez mas como falei acontece com 2 diferentes.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
arnaldomarigo
membro
Mensagens: 7
Registrado em: Qua Ago 08, 2012 4:37 pm
Localização: Londrina, paraná

Re: Problema na imagem

Mensagem por arnaldomarigo »

Qual a definição (linhas e colunas) das câmeras? É bom lembrar que sua TV possui definição maior que a transmissão de txtv que, salvo engano, é da ordem de 480tvl. O uso de câmeras com alta definição pode ser o gerador do problema, penso.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Problema na imagem

Mensagem por groepke »

Minhas cameras tem 700 e 800L, a outra que funciona bem não sei dizer mas com certeza tem menos. Sabado vou testar minhas cameras num conjunto tx e rx de um colega de pista pra ver
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Problema na imagem

Mensagem por Piradrone »

Se as duas que estão apresentando essa imagem feia são do mesmo modelo, é possível que seja alguma incompatibilidade entre a impedância de saída da câmera e a entrada do VTX. Tente fazer um pull-down ligando uma resistência de 100ohms (ou outro valor próximo) ligando a resistência entre o terra e o sinal de vídeo, de forma a "carregar" a saída da câmera e observe o resultado. Algumas câmeras precisam que a impedância de ligação na saída dela seja baixa (padrão 75 ohms) e algumas não precisam disso (Aceitam ser ligadas em entradas com acoplamento capacitivo). Faça o teste e veja se ocorre uma melhora (ou piora) na qualidade da imagem.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Problema na imagem

Mensagem por groepke »

Agradeço a dica mas essa do resistor eu tambem ja fiz, primeiro coloquei um resistor de 120 e depois ainda coloquei mais um de 120 pra baixar bem, não ouve resultado, assim que conectava o resistor a imagem ficava um pouco mais escura por cerca de meio a um segundo, então normalizava, mas sem alterar esse efeito de sombra. Por isso disse que estou perdido, ja tentei um monte de coisa sem efeito :-)

Uma curiosidade é que o meu OSD fica todo perdido, ainda não pude testar com uma camera boa mas com essa imagem sombreada ele mal mostra uns dados, se coloco a mão na frente da lente ele se perde mais ainda chegando ao ponto de fugir todas informações do OSD, dai tiro a mão e parte das letras volta.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Problema na imagem

Mensagem por groepke »

Pessoal só pra dar um fim, "resolvi" o probema, descobri que se ligo a camera e o tx em fontes diferentes a imagem fica perfeita, antes usava uma lipo pra tudo, agora to usando uma lipo pro aero e tx e outra pra camera, felizmente posso voar assim mas se alguem tiver uma ideia de porque isso esteja acontecendo gostaria de saber ja que é meio apertado por mais uma lipo no avião.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Responder