Blade 180 CFX. Chegou!

Espaço dedicado a tratar de micro helicópteros, independentemente do número de canais.
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Fabio Flieger
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Mensagem por Fabio Flieger »

Pessoal, só para avisar caso alguem compre este heli, as versoes que estao vindo desde o final de novembro estao possibilitando a regulagem dos servos pelo radio sem a necessidade da interface (cabo SPMA3065) para atualizar a versao, incluindo DX6i e DX6.

http://www.helifreak.com/showthread.php?t=670033

O meu 180 devolvi mês passado (pelo menos deu pra fazer um "test drive" kkkkk) mas agora que é possível entrar no setup com o DX6i comprei o heli de novo :lol: já que o preco baixou um pouco mas vou adquirir o cabo pois de vez enquando eles disponibilizam atualizacoes para a placa. O meu atual veio na versao 1.41 mas já está disponível a 1.53.

Até a versao v1.41 durante o vôo era gerado um pulso no servo de cauda, acho que a cada 30 segundos.
A v1.53 garante ter eliminado este problema.
Este pulso realmente existe, eu percebi na primeira versao mas desta vez na segunda tive prestado mais atencao. Nao é nada que atrapalhe, é apenas pra te lembrar de comprar a interface.
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Fabio Flieger
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Mensagem por Fabio Flieger »

Pás de carbono

Estas pás sao sem dúvida um excelente upgrade, especialmente nos dias de vento.
Por um lado elas dao uma certa amansada no heli (que pode ser visto como um ponto positivo já que este heli é super responsivo), por outro eliminam completamente wobble no cíclico (já que as de plástico se deformam muito mais) e aumentam a precisao.

Percebi que a de carbono é ca. de 1 mm mais comprida. Ela também é 1mm mais larga no início. Isto talves irá auxiliar na sustentacao perto do centro onde a vel. é menor comparada à extremidade da pá. E este 1g a mais auxilia na estabilidade. Gostei destas pás!
Falta testar a Lynx stretch de 160mm.

Neste video da HH o 180 está com as pás de carbono e a versao 1.53. Nada mal:

[yt]RatNFQ1d8iY[/yt]

[URL=https://imageshack.com/i/ey0tXNoFj][img:396ad7349e]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/538/0tXNoF.jpg[/img:396ad7349e][/URL][URL=https://imageshack.com/i/exGmwUaMj][img:396ad7349e]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/537/GmwUaM.jpg[/img:396ad7349e][/URL]
[URL=https://imageshack.com/i/idceiONlj][img:396ad7349e]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/661/ceiONl.jpg[/img:396ad7349e][/URL][URL=https://imageshack.com/i/p8oW43hZj][img:396ad7349e]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/908/oW43hZ.jpg[/img:396ad7349e][/URL]
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Mensagem por Fabio Flieger »

"Servo saver mod"

Assim como no T Rex 150 compensa fazer esta modificacao simples nas hastes dos servos. Nao precisa de anel de borracha, apenas um corte e a haste irá "dormir" na queda sem danificar as engrenagens. Depois do crash é só reposicioná-la na posicao de origem.
Alem de nao custar nada você irá economizar com engrenagens de servos.
Esta modificacao nao influencia em nada nas características do vôo destes 2 helicópteros.
Tenho testado e funciona.
Por precaucao nao aperto o parafuso até o limite. Encostou, retorno meia volta para nao ficar muito apertado.

Também tem a versao da Lynx. Aqui como outras pessoas fazem:

http://www.helifreak.com/showthread.php?t=670444

[URL=https://imageshack.com/i/exNrUBkTj][img:3b118cc11a]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/537/NrUBkT.jpg[/img:3b118cc11a][/URL]
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Mensagem por Fabio Flieger »

Canopy mod

para evitar colisao com os links trimei a canopy em ambos os lados onde está marcado com a caneta. Movendo a bailarina nao encosta mas em vôo o plástico mole pode vir a encostar. Com baterias maiores ela se deforma e vai encostar. Tiveram relatos de crash pelo servo ter enganchado em vôo :lol:

Por dentro forrei tb com umas tiras de silver tape 3M e durex para evitar que arrebente em mil pedacos numa queda no inverno. Aumentou apenas 1.3g.

[URL=https://imageshack.com/i/ey29pOrNj][img:6baba57348]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/538/29pOrN.jpg[/img:6baba57348][/URL]
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Mensagem por Fabio Flieger »

Tenho que admitir que a Blade acertou desta vez.
O heli é viciante, pura diversão!

Após o update pra versão 1.53 com a interface tenho feito vários vôos. Até agora nenhum problema e eliminou totalmente o "tail kick". À partir da v1.41 é possível acessar toda configuração da placa como ganhos PID (não mexi ainda) e neutralização dos servos com um radio de 6 canais compatível. A v1.53 já está vindo de fábrica no último lote.

Gostei das pás de carbono, (porem vieram um pouco desbalanceadas) são ideais para quem tem mais espaço mas tenho curtido bem mais as de plástico para o local onde voo por serem mais rápidas e em caso de lenha devem ocasionar menos danos. Acho que as da Lynx chegam esta semana.
Ainda não voei com upgrades de metal, mas o 180 está excelente com itens de fábrica. Também retirei as borrachinhas da bailarina e pega-pás, não percebi diferenca em vôo.
Claro que um ou outro tuning de metal deve contribuir para durabilidade, estética mas por enquanto não tenho do que reclamar.

Do jeito que saiu da caixa (tanto no primeiro quanto no segundo lote) a base do motor não estava perfeitamente alinhada na horizontal com o frame. Desta forma iria danificar os rolamentos em poucos vôos. Só precisou soltar 2 parafusos de cada lado do frame que também servem para ajuste do pinhão com a main gear. A cauda também estava pouca coisa desalinhada em relação ao eixo principal. Estes pequenos ajustes tornam o vôo mais agradável.

Quando o vento está forte a ponto de arrastar o heli no chão, uns 35 - 40km/h começa a perder a graça. Tenho tido sorte dos últimos dias estarem sem vento...
3:50 - 4min de vôo a 100% a bateria stock desce em torno de 3.75V/Cell.

Fazendo uma pesquisa sobre o que o pessoal mais quebra em crash (de acordo com a frequência):

Servo Gears
Torque Tube
Landing Skid
Main Gear
Canopy
Spindle
Boom Supports
Tail Pinion Gear
Tail Boom
Main Blade Grips
Tail Shaft
Main Blades
Torque Tube Gears
Tail Pitch Slider
Tail Blade Grips

Main Shaft só li 1 caso. Frames e eletrônica, nenhum.
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Fabio Flieger
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Mensagem por Fabio Flieger »

Com esta última atualizacao várias pessoas tiveram problemas para bindar o heli pelo fato do radio estar com trim, sub trim ou descalibrado em vários tipos de radios.
O meu apresentou problema depois de 3 vôos, nao bindava até que eu mexesse o stick do cíclico, entao notei que o canal aileron do meu DX6i estava pouca coisa fora de centro no monitor.

Fiz a recalibracao (nem sabia como era feita nele pois nao consta no manual) conforme este video, mas antes criei um modelo novo no TX com as configuracoes neutras de fábrica. Após calibrar voltei para o modelo do 180 e resolveu.

https://www.youtube.com/watch?v=o8gU_x3vBBw

Editado pela última vez por Fabio Flieger em Seg Fev 16, 2015 4:19 pm, em um total de 1 vez.
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Fabio Flieger
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Re: Blade 180 CFX. Chegou!

Mensagem por Fabio Flieger »

Andei mudando o visual do bixinho. Melhorou bastante a visibilidade.
Com eixo principal de carbono (5g mais leve) e pás mais compridas o heli nao perde performance. A fuselagem o torna um pouco maior e mais visível.

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PablitOMT
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Re: Blade 180 CFX. Chegou!

Mensagem por PablitOMT »

Ficou muito lindo com esse canopy do Goblin.

Parabéns!
Blade 130x - T-Rex 250 Pro DFC - T-Rex 450L Dominator 6S - Goblin 570
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Fabio Flieger
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Re: Blade 180 CFX. Chegou!

Mensagem por Fabio Flieger »

Fala Pablit!

O que aconteceu com este forum? A pouco tempo atrás estava bem movimentado..

Gostei bastante desta fuselagem. Testei as pás de carbono Zeal 155mm, tornaram o heli mais manso mas combinaram bem com o eixo principal leve de carbono entao coloquei um pinhao de 11 dentes (stock 10 dentes). A rpm ficou animal! Tambem substituí os dampeners pelos duros da Lynx, bailarina e tail pitch slider da MH, ficou muito bacana!
Prôtos 380, Oxy 3, Blade 180CFX
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Re: Blade 180 CFX. Chegou!

Mensagem por PVSAT »

Olá Fabio.
Realmente o forum esfriou....talez devido ao Whatssapp.
Comprei um Blade 180CFX já usado mas super conservado, está como novo.
Estou achando a HS bem baixa (não tenho como medir), será que pode ser calibração do ESC ? parece que precisa do Castle Link para programar neh,
outra coisa, como saber a versão desse heli? /Somente com o cabo ?

Grato
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