FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por ferrabra »

Finalmente hoje chegou o meu, comprado na GetFPV. Paguei R$110,00 para retirar no correio. Veio o kit completo: Maleta, Taranis Plus, X8R, bateria 2000mAh, carregador. Adicionalmente pedi um módulo EzUHF para, finalmente, voar meu FX-61 sem stress. Meu primeiro FX-61 deu PT porque o cabo desconectou do transmissor externo EzUHF. Aliás vou vender EzUHF 600mW.
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por ferrabra »

O Taranis tem tanta flexibilidade que mudei a configuração 4 vezes pra voar meus FX-61. Todas fazendo a mesma coisa, mas uma programação mais limpa. Depois que entende o conceito entrada => mixagem => serv, fica tudo mais simples. Chaves lógicas e funções especiais são impressionantes. Estou com uma asa configurada com X8R e outra com EzUHF. Bastou copiar a primeira é fazer os ajustes. Tenho um Spektrum DX7s do qual só não me desfaço porque meu helicóptero tem um flybarless integrado ao receptor AR-7200bx.
Ontem voei uns 40 minutos para testar. Só parei por causa da chuva. Usei as chaves potenciômetro para ajustar os exponenciais do elevador e aileron durante o voo. Algo impossível de fazer com Spektrum.
Tudo isso com telemetria integrada, sem nenhum equipamento extra, para ver a tensão do receptor e RSSI. Sem esquecer que pode gravar o logo da telemetria no rádio também.
Avatar do usuário
cbosp
membro
Mensagens: 116
Registrado em: Sáb Jan 21, 2012 9:37 pm
Localização: Sao Paulo - SP

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por cbosp »

Pessoal, alguém aí já configurou no taranis a telemetria do rx X8R sem sensor externo pra bateria NIMH?

Não fui claro na mensagem anterior:
cbosp escreveu:Alguém configurou já a voltagem para bateria nimh com RX X8R e Taranis? Usando uma 4 células AAA em um glow Avistar.


Att,
[ ]'s

Cbosp
ferrabra
membro
Mensagens: 509
Registrado em: Sáb Fev 25, 2012 12:32 pm
Localização: São Paulo

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por ferrabra »

Sem sensor externo acho que só mede a tensão da alimentação do receptor.
Avatar do usuário
Moreira
membro
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 1:52 pm
Localização: Pirassununga-SP

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por Moreira »

Merino escreveu:Para os amigos que como eu estão iniciando no taranis inscrevam-se na pagina do alisson no youtube, já tem 3 tutoriais muito bem explicados, vem mais por ai. O manual descreve o que o rádio se propõe a fazer, mas não diz como fazer, a página do alisson descreve estes problemas iniciais. Se todos contribuírem conseguiremos um melhor aproveitamento do equipamento.


Realmente assisti os vídeos e ele explica muito bem, me ajudou bastante, o rádio é fantástico.
Avatar do usuário
Moreira
membro
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Dez 30, 2009 1:52 pm
Localização: Pirassununga-SP

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por Moreira »

Configurei os sons em português e switches personalizados para naza lite.

Configurei o som do PC para falar em português, porém, a palavra failsafe é em inglês, então, ficava um sotaque estranho, aí escrevi " feiulseife" e consegui, inglês perfeito!!! :D :D

https://www.youtube.com/watch?v=wMz0qpx6C10
Avatar do usuário
renatomoc
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Dom Set 22, 2013 10:14 pm
Localização: Montes Claros-MG

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por renatomoc »

Galera.. atualizei o taranis plus pro firmware 2.0.15 plus pt.. porém a tela que era um azul clarinho quase branco.. agora ficou azul escuro.. igual o taranis normal.. o que pode ser?
Calmato Sport 40 Evo 10
Tractor 120 DLE 20
Extra 300 DLE 30
Slick DLE 55
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por alissongc2000 »

No Taranis Plus se não me engano tem várias cores da tela, não sei se já vem de fabrica, mas já vi uns vídeos onde a tela pisca em vermelho ou verde, etc.. tem um lugar apara configurar isto... mas não sei onde.. tente para começar ajustar o brilho/contraste da tela.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por SH4RK0 »

Algum cristão sabe por onde eu acionou a função throttle cut neste rádio? Não aguento mais meter o dedo no escape para apagar o motor!
Thiago Aragão
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2849
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Re: FrSky X9D Taranis - Tem gente que não sabe brincar

Mensagem por Hidden »

SH4RK0 escreveu:Algum cristão sabe por onde eu acionou a função throttle cut neste rádio? Não aguento mais meter o dedo no escape para apagar o motor!



Bom, como sempre no Taranis tudo tem mais de uma forma de ser feito, por isso segue somente uma sugestão que já fiz e funcionou:

Na tela de mixagens, insira uma linha de mixagem abaixo da mixagem do acelerador, nesta mixagem você coloca como "source" a chave que vai querer utilizar para acionar o cut, e na opção "weight" você coloca um valor entre "-10" e "-20" por exemplo e finalmente na opção "Multpx" você deixa em "Add".

Desta forma, quando a chave selecionada estiver desativada, o canal do throttle não vai chegar ao valor mínimo (se vc tiver deixado o weight em -10, ele vai chegar a -90, se deixar o weight em -20, ele chegará a -80, e assim por diante) mas o valor de aceleração total não será afetado, e quando você ativar a chave, e estando com o acelerador no mínimo, aí sim o servo chegará ao mínimo valor de deslocamento.

Explicando assim até parece complicado, mas gastei 1 minuto para fazer e testar aqui no meu.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Responder