Dúvida sobre novas antenas para LRS

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por Piradrone »

Fiz umas medições de potência em 3 módulos que tenho aqui, todos testados em um Rádio Turnigy 9X:

Módulo Open LRS OrangeTX 1W : 346mW, bem abaixo do anunciado...



Módulo EZ-UHF JR: 183mW em modo Low Power e 478mW em modo Hi Power. Parece que eles anunciam 600mW em modo hi-power se não me enagno. De qualquer forma, mais potente que o OrangeTX.



Módulo Fr Sky DJT 2.4GHz: 46mW. É o que tenho visto em outros rádios full range em 2,4GHz. A FCC determina no máximo 100mW irradiados, ou seja, como normalmente os fabricantes atribuem cerca de 3db para suas antenas, dobraria a potência irradiada de 46mW e ainda assim estariam dentro das normas.



O que eu achei é que o OrangeTX está muito abaixo do "normal", mas como as outras medições acusaram valores aceitáveis, acredito que ele realmente seja um patinho feio. Ele veio com o firmware gravado da HobbyKing e não sei qual versão é. Também não sei se é possível controlar a potência via software, pois sou bem leigo em LRS e mais ainda no Open LRS.
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por fabianoaspro »

Bom eu li por aí que realmente o OpenLRS de 1W não chega nem a 600mW! MAS pelo preço pra mim está show de bola só que eu ainda estou com o de 100mW...
A alteração de potência é possível sim via Firmware! O OpenLRSNG oferece se não me engano 6 ou 7 opções de potência de 0 a 6. Lembro que no meu que é de 100mW o 0 seria 1mW e 6 100mW.
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por fabianoaspro »

alexcmag escreveu:Seria legal patch de polarização circular, mas é meio cara.

http://www.getfpv.com/circular-wireless ... tch12.html


Sim sim porém no momento meu "problema" está na TX de 433Mhz não no VTX de 1,2Ghz. Com as Clover Leaf que tenho no VTX a imagem fica sempre perfeita, até 5Km e dali ela não deve diminuir muito não... Acho que até uns 10Km vai com uma qualidade aceitável e essa marca pra mim estaria excelente!
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por groepke »

eu com estou modulo "1W" e video lawmate 1.2 - 1W

antenas clover no video, 8km sem perda da qualidade

antenas openlrs são dipolos, tanto tx como rx, no tx ela vai direto no modulo q esta em cima do teto do carro e no rx tirei o conector e soldei os fios diretamente e envolvi o rx em folha de aluminio. Percebi grande melhora quando eliminei o conector do rx e tambem a extensão do tx, usava essa: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... tible.html
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
fabianoaspro
membro
Mensagens: 205
Registrado em: Sáb Out 13, 2012 8:53 pm
Localização: Blumenau, SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por fabianoaspro »

groepke escreveu:eu com estou modulo "1W" e video lawmate 1.2 - 1W

antenas clover no video, 8km sem perda da qualidade

antenas openlrs são dipolos, tanto tx como rx, no tx ela vai direto no modulo q esta em cima do teto do carro e no rx tirei o conector e soldei os fios diretamente e envolvi o rx em folha de aluminio. Percebi grande melhora quando eliminei o conector do rx e tambem a extensão do tx, usava essa: http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... tible.html


Hummm são boas ideias!
Já tinha lido essa do papel alumínio mas tinha esquecido. Sobre tirar o conector do rx pode ser uma boa sim também! No meu RX eu fiz uma extensão que sai do rádio e vai até o OpenLRS que fica instalado em cima do carro ligado direto na antena. Vou tentar essas soluções.

Ontem a noite fiz a antena Moxon e testei hoje cedo. Mantive a dipolo no RX e a Moxon ficou em cima do carro, verticalmente, apontando para frente (refletor estava atrás), que decepção! Tive um failsafe a 300m de distância... Um sinal muito instável. Fiz usando o software do site do Moxon Project (http://www.moxonantennaproject.com/) usando cabo de rede AGW #22. Parece que fiz algo errado mas não entendi o que.

Groepke, qual o tamanho em mm de cada polo das suas antenas dipolo?
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por groepke »

Pois é galera, infelizmente meu aero caiu na ultima sexta feira, o receptor perdeu o sinal e não ativou o fail safe, ja tinha comentado com o fabiano sobre isso e estava ciente do problema mas o que mais me espanta foi o fato de ter perdido sinal a menos de 100m, foi assim, liguei tudo normalmente e testei ainda no chão o fail safe desligando o modulo, entrou em rth normal, lancei o aero e bati chave rth pra testar o piloto e pra ter tempo de ir pro carro voar pelo fpv, o aero voltou e passou por cima de mim e ativei modo manual pra fazer uma curva mais acentuada, nesse instante perdi o link e o aero mergulhou, parece q ficou em modo manual porque ele caiu quase de costas no pasto.

O unico motivo pra isso ter acontecido pra mim seria um poste com um transformador que estava perto do modulo.

Aprendi com isso que apesar do openlrs funcionar bem (consegui 8km) ele é muito sensivel a interferencias e seu failsafe não funciona direito. detalhe interessante é que mesmo após cair num morro 20m mais alto que o receptor de video, ficar com o tx o barro e com a antena quebrada ainda tinha sinal de video limpo.

Ah e felizmente cai num pasto longe de qualquer casa.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Piradrone
membro
Mensagens: 277
Registrado em: Sáb Mar 15, 2014 6:38 pm
Localização: Piracicaba

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por Piradrone »

Poste com transformador não gera radiofrequencia, pois transformadores de linha de AC trabalham em 60Hz. Se perdeu sinal do rádio foi alguma falha qualquer, menos interferência por tranformador...
Avatar do usuário
ricardovasc
membro
Mensagens: 770
Registrado em: Ter Out 18, 2011 2:15 pm
Localização: Recife - PE

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por ricardovasc »

Eu revisaria as soldas que você fez nas antenas.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por groepke »

Piradrone escreveu:Poste com transformador não gera radiofrequencia, pois transformadores de linha de AC trabalham em 60Hz. Se perdeu sinal do rádio foi alguma falha qualquer, menos interferência por tranformador...


Pois é eu tambem sei disso, mas ja vi tantos casos de perda de link perto de linhas de transmissão que fico com receio, tambem tem o fato do poste e transformador serem uma bereira e ficaram entre o aero e o modulo, alem de umas arvores que estavam proximas do poste
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Avatar do usuário
groepke
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Dom Jun 21, 2009 9:09 pm
Localização: Timbó-SC

Re: Dúvida sobre novas antenas para LRS

Mensagem por groepke »

ricardovasc escreveu:Eu revisaria as soldas que você fez nas antenas.


Isso não adianta muito, mesmo que tenha um problema na antena do rx pode ter acontecido por causa da queda, a antena do tx apliquei cola pra não ter problemas, e tanto o tx como o rx queimam rapidamente se tiver um mau contato na antena.

A unica opção de defeito que posso imaginar sem que seja de radio seria problema no bec, mas esse foi bem testado e quando perdi o sinal os servos se moveram para as extremidades.
A qualidade no acabamento do modelo é inversamente proporcional a ansiedade de ir voar.
Responder