Alertas de bateria da Naza-M Lite

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!
William_RG
membro
Mensagens: 110
Registrado em: Dom Set 16, 2007 5:22 pm
Localização: Rio Grande, RS

Alertas de bateria da Naza-M Lite

Mensagem por William_RG »

Pessoal,

Tenho um F450, com motores NTM28-26 1000KV, ESC Afro 30A, Naza-M Lite e bateria Zippy Compact 4000mah 25C. Realizei alguns voos e percebi que com 7 minutos a luz vermelha começa a piscar e aproximadamente com 10 a naza reduz a aceleração. Ao recarregar a bateria observei que o carregador coloca em média 2500 a 2800mAh nela, ou seja, não estou utilizando toda a capacidade da bateria.

Gostaria de perguntar então quais são os valores de alerta de bateria baixa (tensão) que voces tem utilizado no software da Naza, bem como eventuais dicas para obter um maior tempo de voo (comprei uma bateria de 5000mah mas ainda nao chegou).
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Re: Alertas de bateria da Naza-M Lite

Mensagem por magnoudia »

Desativa a proteção da naza calcula quanto tempo a bateria dura e programa o alarme do rádio. Como calcular? Vai voando pousando e medindo a bateria facil e eficiente. Quando restarem uns 2% ta bom, tira uns 2 minutos de segurança e voe tranquilo. Telemetria é muito bom também. Esse sistema da naza eu ja vi uma galera reclamando, então simplesmente nem uso. Lembre-se que qualquer alteração de peso altera o tempo de voo.
Vamos nos unir na campanha NÃO AJUDE OS PREGUIÇOSOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
alexandre.live
membro
Mensagens: 184
Registrado em: Sáb Set 17, 2011 6:43 pm
Localização: Itabirito - MG - Brasil
Contato:

Re: Alertas de bateria da Naza-M Lite

Mensagem por alexandre.live »

magnoudia escreveu:Desativa a proteção da naza calcula quanto tempo a bateria dura e programa o alarme do rádio. Como calcular? Vai voando pousando e medindo a bateria facil e eficiente. Quando restarem uns 2% ta bom, tira uns 2 minutos de segurança e voe tranquilo. Telemetria é muito bom também. Esse sistema da naza eu ja vi uma galera reclamando, então simplesmente nem uso. Lembre-se que qualquer alteração de peso altera o tempo de voo.


Opa, cuidado com este procedimento. Medir tensão da bateria com o circuito sem carga (multimotor pousado) é a mesma coisa que pedir para matar a bateria. A queda de tensão é consideravelmente maior quando o multimotor está em voo.

Realmente o consumo de apenas 2800 mAh para uma bateria de 5000 mAh é pouco. O melhor, para não matar a sua LiPO é que sejam utilizados apenas 80% da nominal, ou seja, uma bateria de 5000 mAh, você pode chegar aos 4000mAh de consumo total. Faço desta forma e tenho uma beteria com 2 anos de uso e me dando muitas alegrias.

A melhor forma de se medir a tensão do circuito seria através de um sistema embarcado. Se você possui telemetria, ative-a, caso não, use um voltímetro de capacidade adequada, deixe-o conectado em paralelo à sua alimentação e faça um hover em baixa altura (vc vai conseguir no máximo uns 50 cm) até que sua bateria chegue na tensão de segurança das LiPO que é de 3,7v por célula, neste momento veja o cronômetro e descobrirá quanto tempo de voo poderá chegar. Lembre-se, este teste será em hover, que consome bem menos. Em um voo mixado ou de alta velocidade é bom pensar na metade do tempo (sendo conservador). Eu desativei o alarme da Naza, mas como tenho OSD e telemetria no rádio, monitoro os parâmetros de corrente e tensão o tempo todo. Se não tiver algo do tipo, deixe-o habilitado.
Gee Bee R3 / Piper Cub 1500mm / T-27 EDA / TBS Discovery / DJI F550 / FRSky Taranis x9D
Avatar do usuário
juxliano
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Qua Mar 28, 2007 8:49 am
Localização: Limeira-SP
Contato:

Re: Alertas de bateria da Naza-M Lite

Mensagem por juxliano »

Ou adicione um Buzzer monitorando a bateria.
--
Juliano
Responder