eletronica de aeromodelo simples

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
franciscotargino
membro
Mensagens: 244
Registrado em: Seg Out 13, 2014 9:09 pm
Localização: upanema/rn

Re: eletronica de aeromodelo simples

Mensagem por franciscotargino »

Eu que fico grato Laercio,construí um aero com medidas que me passou,e vendo os postes,fotos,lendo e relendo informaçoes consegui fazer meu aero nao segui planta e sim as medidas que me passou até que a matemática me serviu,consegui fazer meu primeiro voo mesmo por alguns segundo,sei que meu aero está pronto pra voar o que me falta é experiência em controlar os comandos,por isso resolvi ajudar a esse garoto,recebi de graça e de graça passarei adiante,aqui o pessoal fala logo em comprar kit mais pra que,iniciante vai quebrar a nao ser que tenha muita sorte,é melhor comprar quando souber voar bem,eu tenho esse pesamento,ensinar um passo a passo cole aqui,marque aqui cole desse jeito nao é impossivel,embora nao seja facil,mas termos resposta mais simples com intençao de ajudar e não criticar seria melhor Ex."vou fazer um aero com cabo de vassoura e isopor de papelaria"confesso que ainda tou rindo só, mas em vez de mandar fechar o topico nao seria mais fácil ensinar a pegar outra coisa que dê certo tipo fara de bambu,vara de pesca... etc.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: eletronica de aeromodelo simples

Mensagem por LaercioLMB »

Mas ele pode fazer um aeromodelo com cabo de vassoura e asas de isopor, pois se fizer nas proporções corretas e ficar com carga alar boa, vai voar sim.
Até em um tijolo se colocarmos asas ele poderá voar.

Eu assisti a um vídeo uma vez de um cara que pegou um bloco de concreto, daqueles pré moldados para usar na construção civil e colocou asas nele e voou.
Quantas toneladas pesa um avião comercial?
Tudo se for feito nas proporções, irá voar sim.
Tem tantos tópicos com construções bem detalhadas, não precisa um passo a passo nos mínimos detalhes e nem dá, pois ainda terão pessoas perguntando como fazer, pois o passo a passo era para o modelo x e eles querem fazer o modelo y e acabam ignorando por completo o passo a passo que certamente deu tanto trabalho para ser feito.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
mialaero
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Dom Set 29, 2013 8:56 am

Re: eletronica de aeromodelo simples

Mensagem por mialaero »

Laercio me passa teu email ou teu whatsapp
Avatar do usuário
John-Henrique
membro
Mensagens: 1330
Registrado em: Qui Mai 08, 2014 6:54 pm
Localização: Quirinópolis-GO
Contato:

Re: eletronica de aeromodelo simples

Mensagem por John-Henrique »

mialaero escreveu:Laercio me passa teu email ou teu whatsapp

Vamos raciocinar um pouquinho? Desde o dia que tu começou este tópico todo mundo está dizendo pra você o que fazer e ninguém disse que ia ficar a disposição para responder duvidas (afinal ninguém ganha pra isso), então, porque razão o @ LAERCIO ou qualquer outro usuário iria passar telefone ou email pra receber duvidas?

O fórum está aqui exatamente para isso, quem quiser perguntar pergunta, quem achar que deve responde (quando pode). Mas até agora não vi onde estão tuas duvidas...
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: eletronica de aeromodelo simples

Mensagem por LaercioLMB »

John-Henrique escreveu:
mialaero escreveu:Laercio me passa teu email ou teu whatsapp

Vamos raciocinar um pouquinho? Desde o dia que tu começou este tópico todo mundo está dizendo pra você o que fazer e ninguém disse que ia ficar a disposição para responder duvidas (afinal ninguém ganha pra isso), então, porque razão o @ LAERCIO ou qualquer outro usuário iria passar telefone ou email pra receber duvidas?

O fórum está aqui exatamente para isso, quem quiser perguntar pergunta, quem achar que deve responde (quando pode). Mas até agora não vi onde estão tuas duvidas...



Verdade, já temos o fórum para trocarmos ideias e não precisamos fazer isso escondido.
Tudo que eu passar por mp, os demais não terão como aprender.

Mialaero, tem dois tipos de perguntas, as que querem saber e as que só querem ouvir.
O que tem de diferente nas duas?
As que querem saber, vem de algo que já foi lido e restaram dúvidas e as que só querem ouvir, vem do nada, simplesmente pergunta para saber algo que não quer perder tempo lendo, mas se já está escrevendo uma pergunta, esperando por uma resposta e ter que ler a resposta, se poderia muito bem pesquisar e ler o que encontrarmos, para quando tivermos que fazer uma pergunta, essa seja somente sobre algo que não entendemos.
Um exemplo.

Eu li que a diferença de velocidade do ar passando pelas asas gera a sustentação das asas, mas não entendi como isso, alguém pode me explicar?
Veja que você leu algo e não entendeu e perguntou.

Agora outra pergunta.

Gente, sou iniciante e queria saber como as asas do avião fazem ele voar.alguém sabe me dizer?
Veja que nessa pergunta, quem a fez não se deu ao menor trabalho de pesquisar, quer tudo mastigado e o pior, receberá várias respostas diferentes e dentre elas, algumas que não terão o menor cabimento de quem as escreveu e quem perguntou continuará da mesma maneira de antes, ou seja, sem saber nada.
Não é que o pessoal não queira te ajudar, é que você não faz as perguntas certas e todas as respostas que te deram, você as ignorou e seguiu com o que queria fazer.
Se é assim, para que perguntar se as respostas não são seguidas?
Piper J3 não é treinador e não é para iniciante.
Cessna 182 não é treinador e não é para iniciante.
Ter o grafismo de um Piper J3 ou de um Cessna 182 não faz o aeromodelo ser um Piper J3 ou um Cessna 182 como muitos pensam e chamam qualquer coisa de Piper J3 que muitas vezes nada mais é que um Telemaster com o grafismo do Piper J3.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1119
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: eletronica de aeromodelo simples

Mensagem por Douglas Lenz »

Laércio

Já vimos e discutimos tanto este assunto aqui no fórum é uma coisa que se repete, repete, repete...

Gostaria de ter tempo e disposição para fazer uma pesquisa aprofundada no site só para termos estes dados o mais aproximados do exato possível em porcentagem, dos tipos de dúvidas de usuários que tentamos ajudar e esclarecer por aqui, todos do fórum já passaram por isso, pelo menos os que se dispõem a ajudar. Eu dividiria o pessoal em 3 ou 4 categorias.

1 Os que acham que já tem um pouco de esclarecimento e entram dizendo, - Gosto muito de aeromodelos e vou construir um biplano de 70cm de envergadura para iniciar no hobby, dicas serão bem vindas... Este tipo já larguei de mão... tu dá todo um esclarecimento de que não se começa desta forma e tal... o cara fica chateado contigo, toca o projeto maluco dele e nunca mais aparece para mostrar pelo menos uma foto dos cacos que sobraram.

2- Os que movidos pela impaciência típica dos jovens ou iniciantes, leem duas ou três linhas e já compram tudo motor, rádio, bateria, etc... que não é compatível como o que tem a intenção de montar... motor 2400kv, esc 60a, bateria 4s, hélice 5x5 e o kit do Scout com 1m de envergadura e depron. Daí tu diz, não vai ficar bom... O camarada diz, vou montar assim mesmo e ver no que dá.

3- Os inventores... Os que passaram por um local de voo, viram um aeromodelo voando, chegaram em casa, assistiram 2 videos no youtube, se entusiasmam e colocam sua "criatividade" em ação, nunca tive um aeromodelo, mas decidi construir um com materiais alternativos, tenho em casa um motor de roçadeira, duas folhas de zinco, cantoneira de ferro de 1/4 e muita habilidade com solda,conto com a ajuda dos amigos. Daí o cara diz, constrói uma gaiola e te prende dentro, o camarada fica brabo.

4- E o que na minha opinião temos de pior no fórum," o pilheiro", o cara que não está nem aí para nada, honra, comprometimento, segurança, ética, moral, etc... E diz para todos os outros 3 exemplos que citei: Vai lá toca o teu projeto e não dá bola pros "experientes" do site, que são uns chatos que só sabem criticar e desmotivar quem está querendo aprender...

Mas o mais engraçado é:

NUNCA vi nem li no fórum, repito, NUNCA vi nem li no fórum, um titulo de tópico dizendo assim...

PRECISO DA AJUDA DOS NOVATOS, DE QUEM TEM MENOS EXPERIÊNCIA SOBRE TAL ASSUNTO.

NUNCA VI ! Este tópico eu estou esperando.
Abração do meu tamanho!!
Respeitosamente
Douglas Lenz
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: eletronica de aeromodelo simples

Mensagem por LaercioLMB »

Verdade Douglas e ainda bem que você disse isso, pois se sou eu dizendo, vem um monte de trolls dizendo que eu sou chato, que eu sou ranzinza, que não elogio nada, só critico.
Isso me fez lembrar de um usuário aqui do fórum que não vi mais, mas me fez tirar o chapéu para ele mesmo que ele não admitindo certas coisas.
Foi sobre um tópico em que o usuário iniciou uma construção e eu o alertei de alguns problemas que ele teria. Note bem, não avacalhei e nem ofendi o usuário, mas ele não gostou, ficou bravo e vieram outros iniciando uma discussão e tudo o que eu havia falado foi excluído do tópico, ficando somente os achismos.
Resultado que um boooooom tempo depois, esse mesmo usuário retornou e disse que o voo não foi dos melhores e que não recomendava ninguém a fazer um igual o dele.
Isso bastou para eu criar um respeito por ele, pois ele viu que estava errado e se deu ao trabalho de postar o alerta.
Mas aí eu pergunto; Por que todas as dicas que eu dei para ele seguidas de todos os motivos para isso foram apagadas?
O pessoal ficou sabendo que o aeromodelo não ficou bom, mas não ficaram sabendo os motivos que levaram o aeromodelo a não ficar bom.
O elogio todos gostam e todos querem ouvir, eu não preciso ser mais um a dizer que está bonito, que estou acompanhando e pedir a planta de algo que eu nunca irei fazer, mas peço a planta só para ter número de mensagens no fórum.
Se eu vejo um possível problema, eu alerto e acredito que seja para isso um fórum, postarmos algo para que outros possam ver erros que nós não estamos conseguindo ver.

Mais uma vez ao Mialaero, no avatar dele diz para praticar esse hobby, mas esse hobby não é um brinquedo, é um hobby onde buscamos melhorar cada dia mais e aprender cada dia mais.
Se quer construir seu próprio modelo ao invés de comprar um kit, vá em frente, mas siga atentamente todas as dicas que te derem.
Eu comecei com kits, pois não tinha a menor noção de como construir um aeromodelo e foram os kits que me iniciaram na experiência de montar um aeromodelo para depois eu começar a construir um do zero.
Montar um kit não te fará menos aeromodelista do que outros, pois existem vários aeromodelistas que nunca montaram nada, só compraram aeromodelos prontos para voar e hoje se eles precisarem construir, não saberão, mas isso não os faz não serem aeromodelistas, pois aprenderam a pilotar, decolar, pousar e principalmente a cuidar do dinheiro investido, coisa que a maioria que constrói seus aeromodelos não cuida, pois usam a desculpa se cair faz outro.
Custou pouco?
Pode ter custado, mas ao construir o décimo aeromodelo depois de nove quedas anteriores, some tudo o que já gastou para ver se continua barato.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Responder