como dimensionar o tamanho do servo

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: como dimensionar o tamanho do servo

Mensagem por LaercioLMB »

Esse segundo link funciona, mas é muito limitado, pois só te pede a corda da superfície e o comprimento, mas a maioria dos modelos não são feitos com superfícies exatamente retangulares.
Veja o leme de um Extra 300 como exemplo e a maioria dos lemes existentes.
Veja os profundores dos modelos em sua maioria não são exatamente retangulares e irmos na aproximação é o início de fazer mal feito.
No meu ponto de vista quem pensou em fazer aquele site, teve boa intenção, mas não pensou direito nas coisas..
Como fazer aquele site dar uma informação mais correta então?
Temos que calcular a área correta do que temos e calcular com medidas de uma superfície retangular até encontrarmos a medida que seja exatamente igual a nossa e só então colocarmos esses dados na planilha.
Nem tudo que tem na internet é confiável, por mais que pareça ser.
Veja ailerons que tem cordas diferentes como muitos aeromodelos escala de combate, como proceder nesse caso já que a planilha do site só pede uma corda e um comprimento?
Poderíamos até usar como base a corda maior e a planilha nos daria um resultado acima do que precisamos, mas nesse caso dependendo da situação, teremos que usar um servo bem mais pesado do que seria necessário e arriscar um menor, é preferível nem usar então e fazer como muito fazem, contar com a sorte e se quebrar, verão o estrago.


Um detalhe muito importante, jamais se escolhe um servo pelo tamanho ou peso de um aeromodelo, pois não é isso que define o esforço de um servo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
gabrieltimm
membro
Mensagens: 267
Registrado em: Ter Jan 11, 2011 3:45 pm

Re: como dimensionar o tamanho do servo

Mensagem por gabrieltimm »

Opa tudo bom ? O grande Laércio postou no tópico da minha construção, uma fórmula que nosso amigo Abib compartilhou conosco,para se calcular qual servo utilizar,ou melhor,escolher.....

Abib escreveu:Para atingir um certo Torque, precisamos podemos usar a Força de Arrasto gerada pela superfície de comando.





A densidade do ar é ~1.2Kg/m³
O Coeficiente de arrasto varia de 2 para placas verticais e 0,005 para placas horizontais.

Um servo ligado a um Aileron, por exemplo, que tenha:

comprimento C de 40cm
largura L de 4cm
Angulo de 30º
Velocidade de 70Km/h
Coeficiente de Arrasto de 1


Teremos:

Área = 40 * 4 = 160cm² ou 0,016m²
Área projetada = 0,016m²*sen(30º) = 0.008m²
Velocidade de 70Km/h fica 19.44m/s

Assim:

Fd = (1.2*19.44²*1*0.008)/2 = 1.814Kgf

Esta força será aplicada no centro geometrico do aileron, que no exemplo ficará a 1cm da dobradiça, gerando um torque de 1,814Kg/cm.

Supondo que a distancia da dobradiça até o Link e do Link até o centro do servo sejam iguais, este será o torque exigido pelo servo.

Ou seja: Para que o servo do exemplo chegue próximo aos 750mAh de consumo, você vai precisar defletir a área de comando em 30º quando o modelo estiver a 70Km/h.

A velocidade é exponencial. Então se ela for o Dobro, por exemplo, o torque será de 7.25Kg/cm.


Foi de grande ajuda....

Abraço
O voo nao e para ser feito, e sim sentido.Radio:Turnigy 9X/Aeros:Sea 42,Escapade clone 1000mm,Diablo 3d 1000mm.Em construção : Yak54 1470mm
Responder