Roof Tramp PR

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Alvaro Sala escreveu:Para o Cloud Tramp vai uma chapa de 1/16" ou 1.5 mm


Beleza Álvaro, na terça as chapas já estarão comigo, elástico e hélices acho que só lá por quinta. Se tudo der certo terá Roof Tramp voando em Curitiba no próximo final de semana!

Abraço e obrigado.
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Ola, acabei de receber a balsa e hoje a noite pretendo cortar e montar a fuselagem. Na planta o Sr. Sala diz que as duas partes da fuselagem devem ser coladas com cola branca. É essa cola branca escolar, ou alguma outra cola específica? Outra coisa, já li e reli o tópico do Roof Tramp e olhei todas as fotos do modelo que encontrei na internet. Percebi que cada pessoa fez o suporte pra hélice (mancal) de forma diferente. Qual seria o modo mais eficiente, algo resistente, leve e ao mesmo tempo pratico para fazer os ajustes necessários?

Abraço.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Apresentação!

Mensagem por Edson Carvalho »

Olá colega
Sobre a colagem da fuselagem eu tanto uso a cola branca, ou amarela ou a cola da Aerobrás.
Sobre a fixação da hélice eu fiz com alumínio e ficou bom.
Mas se o elástico ficar folgado quando descarregado a hélice fica escamoteada.
A outra possibilidade é um nariz que tem pra vender em plástico injetado já para a medida da balsa.
Ai vai do que se tem na mão na hora.....rsrsss

Abraço e bons voos.

[imagem]
DSC02572.JPG
DSC02572.JPG (26.52 KiB) Exibido 7434 vezes

DSC02573.JPG
DSC02573.JPG (26.9 KiB) Exibido 7434 vezes

DSC02574.JPG
DSC02574.JPG (25.34 KiB) Exibido 7434 vezes

DSC02576.JPG
DSC02576.JPG (35.93 KiB) Exibido 7434 vezes
Anexos
DSC02575.JPG
DSC02575.JPG (28.4 KiB) Exibido 7434 vezes
Editado pela última vez por Edson Carvalho em Ter Jul 28, 2015 7:06 pm, em um total de 1 vez.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Apresentação!

Mensagem por Edson Carvalho »

Esta ultima foto saiu ruim, mas, ela é de cor amarela
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Obrigado pela ajuda Edson.
Essas colas são específicas pra madeira então?!Não é uma cola branca qualquer, como Tenaz, por exemplo. Gostei da sua solução para o nariz. Aqui em Curitiba tem várias lojas de aeromodelismo, mas acredita que nem o elástico eles têm?! Acho que o pessoal daqui não curte muito voo livre. Amanhã vou perguntar pelo nariz de plástico, se não encontrar será de alumínio mesmo.

Abraço.
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Roof Tramp cortado e lixado. Ontem comprei a cola indicada pelo Edson e já fiz a colagem da fuselagem. Agora to ansioso pela chegada do elástico e da hélice e ainda preciso providenciar o arame de aço harmônico 0,8mm. O mancal pro eixo da hélice vou improvisar com arame, mas semana que vem vou pedir o nariz de plastico injetado sugerido anteriormente.




Abraço.
Editado pela última vez por Durva em Sáb Ago 01, 2015 10:45 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Apresentação!

Mensagem por Edson Carvalho »

Boa Durva, estou acompanhando e esperando bons voos.

Abraços e bons voos.
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Valeu Edson.

Acabei de receber o elástico, hélice e eixo. Falta: colar os estabilizadores, sistema de mancal do eixo, brequilha traseira, trem de pouso. Sem o elástico e as peças de arame, ta pesando 9.8 gramas. Será que ta bom?
O arame de 0.8mm ta difícil, só achei de 1mm até agora, mas continuo na captura. rs...

Avatar do usuário
Edson Carvalho
membro
Mensagens: 872
Registrado em: Qui Fev 28, 2013 5:20 pm
Localização: Marília SP

Re: Apresentação!

Mensagem por Edson Carvalho »

O ultimo que fiz pesou no final 12gr sem elástico.
Claro que quanto mais leve melhor

23.JPG
23.JPG (36.03 KiB) Exibido 10886 vezes
Se ajudar aos outros lhe parece uma tarefa extremamente difícil, tente pelo menos não prejudicá-lo!!!
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Voou...

Ontem recebi o elástico e a hélice que tinha encomendado. Passei a tarde caprichando nas peças de depron, tentando deixar tudo o mais leve possível. Mal podia esperar até chegar em casa, estava igual criança com um brinquedo novo. Montei tudo, acertei o CG, dei umas 150 voltas e fui lá pra fora. Minha expectativa era velo fazendo um pequeno voo e pousar na grama. Imaginem a minha surpresa ao soltar o modelo e assistir ele subir, descrevendo uma curva suave para a esquerda passando por cima da grade, cruzando a metade da rua e voltando em direção a casa do vizinho chocando-se contra o muro. Fiquei muito empolgado, mandei 250 voltas e fui pra rua em busca de mais espaço. Sei que falta muito para que meu modelinho voe como os de vocês, mas velo dando uma volta e meia em torno de mim e pousando suavemente no asfalto só me deu mais motivação para continuar trabalhando, aprendendo e melhorando. Pra resumir, voei com ele até 1:00 da manhã. E só parei por que estourei o elástico! Não fiz nada com o elástico, apenas tirei da embalagem, cortei, amarrei e botei pra voar. Hoje vou fazer os procedimentos indicados, pois ontem a ansiedade para ver se funcionava não me deixou fazer mais nada, apenas curti a brincadeira.
Espero poder continuar contando com a ajuda de voces para aprimorar o modelo e aumentar cada vez mais o tempo de voo que ontem não passou dos 14 segundos. Tentei fazer um vídeo, mas a noite e sozinho não consegui. Vou tentar amanha de dia.

Muito obrigado até aqui!
Responder