Roof Tramp PR

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Apresentação!

Mensagem por Durva »

Alguém pode me ajudar?
Construíi o terceiro Roof Tramp (acho que viciei nesse negócio), e diferente dos outros dois, não estou conseguindo faze-lo voar corretamente. Na decolagem ele sobe muito, ficando quase na vertical. Já coloquei peso no nariz e puxei a asa mais pra trás, o que deu uma amenizada nessa tendencia. Mas o CG ficou muito deslocado em relação a planta. O que pode ser?

Obrigado.
-NiHoN-
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2152
Registrado em: Sex Out 02, 2009 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Roof Tramp 2015

Mensagem por -NiHoN- »

Durva,

Provavelmente é falta de down thrust na hélice e não de CG...aliás o CG a gente dificilmente muda e se muda é pouco e em função do planeio. Quanto ele aponta para cima com empuxo da hélice é down thrust.

Abraço e bons vôos!
Aeromodelismo Vôo Livre: o problema é quando sobe...e não desce...
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Aresentação

Mensagem por Durva »

Olá NiHon, obrigado pela ajuda.

Eu já mexi no down thrust e nada mudou. Será que pede ser por que usei um depron mais grosso que o recomendado? Utilizei um de 5 mm e lixei bastante com 320 e um taco de madeira, mas mesmo assim o peso final ficou maior. Os outros dois que construí estão na casa dos 12g e esse ficou com 12,8g

Abraço.
Avatar do usuário
FranciscoNeto
membro
Mensagens: 498
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 5:37 pm
Localização: Indaiatuba - SP

Re: Aresentação

Mensagem por FranciscoNeto »

Se não é falta de down trust como sugerido pelo Nihon, meus parcos conhecimentos me levam a pensar que:

- Algum descuido na montagem faz com que a asa apresente incidência positiva além da projetada ou o estabilizador esteja com incidência negativa;

- O perfil a partir da chapa de 5mm mesmo que reduzido pela lixa está gerando sustentação muito maior que a desejada.

- Você se empolgou e resolveu mandar vez na quantidade de voltas na borracha gerando uma força excessiva no início do voo.

A conferir...
Stick & Tissue Forever!
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Aresentação

Mensagem por Alvaro Sala »

Durva,
Se ao apontar a hélice pra baixo dando down thrust não resolveu, tendo a concordar com o Chico.
Certifique-se que o estabilizador está a 0º e a asa na incidência indicada. Como teste, pode calçar com uma chapa de 1mm o bordo de fuga.
No caso da possibilidade de excesso de torque, eu tendo a discordar do Chico, já que nesse caso o Down thrust resolveria bem.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Aresentação

Mensagem por Durva »

Obrigado pessoal, mas era down thrust mesmo. A peça que segura o eixo é de alumínio, o eixo de aço. O que aconteceu é que houve um desgaste no furinho onde passa o eixo fazendo com que a regulagem do down thrust perdesse o efeito. Só descobri isso por que um dos aviãozinhos que voava super bem passou a apresentar o mesmo problemas, detalhe, os dois tinham o mesmo sistema de suporte do eixo.

Agora todos estão voando bem.
Obrigado.
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Aresentação

Mensagem por Durva »

Quanto a lubrificação do elástico:

Li no tópico sobre o Cloud Tramp que o elástico deveria ser lubrificado com glicerina. Em outros o pessoal fala sobre o KY. Pode ser glicerina mesmo? Pois essa tenho em casa e aparentemente está fazendo bem o serviço.
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Aresentação

Mensagem por Durva »

Elástico F.A.I 3/32 na mão. Valeu Luis Renato (Chiclet)!!!

Hoje vou testar.
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Re: Aresentação

Mensagem por Durva »

Com essa elástico uso dois loops de 25 cm, não é?
Mas assim parece que com 200 voltas já fica bem pesado, será que aguenta 400? Outra coisa, ele dá muito mais torque né, tive que mexer no down thrust novamente.

Abraço.
Durva
membro
Mensagens: 34
Registrado em: Sex Jun 19, 2015 2:06 pm
Localização: São José dos Pinhais

Sorte de principiante!

Mensagem por Durva »

É meus caros, cheguei a conclusão de que o sucesso em meus primeiros voos com o RT foram pura sorte de principiante. Depois de fazer e refazer os modelos várias vezes, em virtude de lenhas ou no intuito de alguma melhora, entendi a dificuldade que é colocar esses "bichinhos" no ar. São tantos fatores que devem ser levados em consideração para um voo perfeito, que fica difícil acreditar que os dois primeiros modelos voaram tão bem. Pouco down thrust faz ele estolar, muito leva ele de cara no chão. Trocou o elástico, muda tudo. Tem que alterar o CG novamente, mexer no down thrust se for uma mecha mais pesada. A asa levemente desalinhada faz ele voar pro lado errado e assim vai! rs...
Mas é isso, pelo que entendi a vida de quem curte voo livre é assim mesmo. Uma eterna trimagem!

Abraço.
Responder